Profeta

sábado, 17 de abril de 2010

A história mais confusa e contraditória de todos os tempos.



INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta algumas razões pelas quais os Humanistas asseguram que a Bíblia não é a palavra de Deus. Os Humanistas estão convencidos de que a Bíblia foi escrita basicamente por seres humanos que viviam numa época de ignorância, superstição e crueldade. Os Humanistas também acreditam que por ter sido escrito por pessoas que viveram numa era bárbara e de pouco esclarecimento, o livro produzido contem muitas afirmativas errôneas e ensinamentos prejudiciais.

Muita crítica tem sido dirigida aos Humanistas pela posição que sustentam em relação à Bíblia. Alguns críticos da filosofia Humanista vão até ao ponto de afirmarem que os Humanistas são o próprio Mal ou agentes do Demônio. A esperança é a de que este artigo proporcione esclarecimentos quanto às reais opiniões dos Humanistas a respeito da Bíblia.

Paulo disse, "Porque Deus não é de confusão" (I Corintios 14:33), no entanto nenhum outro livro produziu tanta confusão até hoje do que a bíblia! Existem centenas de igrejas e seitas, todas usando as "Escrituras inspiradas" para defender suas doutrinas conflitantes.

Por que teólogos treinados diferem entre si? Por que os tradutores discordam acerca de expressões gregas e hebraicas? Por que tanta confusão? Não deveria um documento que foi "Divinamente Inspirado" por um Deus onipotente e onisciente ser o mais claro possível?

CONTRADIÇÕES

O fato da Bíblia apresentar contradições é uma das razões pelas quais os Humanistas consideram o livro como sendo de autoridade não confiável. Obviamente, se duas afirmativas na Bíblia se contradizem, pelo menos uma das afirmativas deve ser falsa. Pelo fato de que em numerosas passagens ocorrem versículos bíblicos contraditórios, deduz-se que a Bíblia contem muitas afirmativas falsas.

As contradições aparecem já no início, quando relatos sobre a criação do mundo são apresentados. Por exemplo, Gênesis, capítulo 1, diz que o primeiro homem e a primeira mulher foram feitos ao mesmo tempo, depois dos animais ("Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou" G 1,27). No entanto, Gênesis, capítulo 2, diz que a ordem da criação foi a seguinte: homem, depois os animais e depois a mulher ("Então Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente"G2,7 - "Deus modelou do solo todas as feras selvagens e todas as aves do céu e as levou ao homem para ver como ele as chamaria" G2,19 - "Depois da costela que tirara do homem, Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem" G2,22).

Em Gênesis 1, as árvores frutíferas foram criadas antes do homem, mas no capítulo 2 há a indicação de que as árvores frutíferas foram criadas depois do homem. Em G 1:20 se diz que as aves foram criadas das águas mas em G:19 se diz que as aves foram criadas do solo. Também em G 1:2-3 afirma-se que Deus criou a luz e a separou da escuridão no primeiro dia, mas G1:14-19 diz que o sol, a lua e as estrelas só foram feitos no quarto dia.

Contradições também abundam nos relatos bíblicos de um dilúvio universal. G 6:19-22 diz que Deus ordenou a Noé para trazer para a arca dois seres de cada espécie. No entanto, em G 7:2-3 há que "de todos os animais puros e das aves dos céus, tomarás sete pares, o macho e sua fêmea; dos animais que não são puros, tomarás um casal, o macho e sua fêmea". G 7:17 diz que a inundação durou quarenta dias, mas G 8:3 diz que durou cento e cinqüenta dias. G8:4 afirma que, conforme as águas desceram, a arca de Noé repousou sobre as montanhas de Ararat no sétimo dia mas no próximo versículo se afirma que o topo das montanhas não podia ser visto até o décimo mês. G 8:13 afirma que a terra estava seca no primeiro dia do primeiro mês, mas em G 8:14 se diz que a terra não estava seca até o 27º dia do segundo mês.

O Antigo Testamento também apresenta significativas contradições na história do censo realizado pelo Rei David e a subsequente punição dos Israelitas por Deus. De acordo com a história, Deus estava tão enraivecido pelo censo que ele enviou uma praga que matou setenta mil homens. Samuel II 24:1 diz que Deus é que mandou David realizar o censo (Vai, disse Deus, e fazei o recenseamento de Israel e de Judá), mas nas Crônicas I 21:1 afirma-se que David foi influenciado por Satã para realizar o censo (Satã levantou-se contra Israel e induziu Davi a fazer o recenseamento de Israel).

Além disso, há uma contradição no que diz respeito à questão sobre o castigo de Deus às crianças pelos crimes cometidos por seus pais. Em Ezequiel 18:20, o Senhor diz: "Sim, a pessoa que peca é a que morre! O filho não sofre o castigo da iniquidade do pai, como o pai não sofre o castigo da iniquidade do filho". No entanto, em Êxodos 20-5, Deus diz: "Sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam". O Antigo Testamento é contraditório sobre o comando de Deus para que os Israelitas sacrificassem animais em seu louvor. Em Jeremias 7:22, Deus diz que não mandou os Israelitas fazerem qualquer sacrifício de animais. No entanto, em Êxodos 29:38-42 e em muitas outras passagens no Pentateuco, Deus é claro quanto ao pedido para que os Israelitas sacrifiquem animais.

Passando para o Novo Testamento, há contradições quanto à genealogia de Jesus da forma como é apresentada no primeiro capítulo de Mateus e a genealogia do terceiro capítulo de Lucas. Ambas genealogias apresentam o pai de Jesus como sendo José (o que é curioso, posto que Maria teria sido fecundada pelo Espírito Santo), mas Mateus afirma que o nome do pai de José era Jacó, enquanto que Lucas diz que seu nome era Heli. Também Mateus diz que houve vinte e seis gerações entre Jesus e o Rei David mas Lucas diz que o número foi de quarenta e uma gerações. Além disso, Mateus alega que Jesus era descendente de Salomão, filho de David, mas Lucas afirma que era de Natan, outro filho de David.

Na história do nascimento de Jesus, Mateus 2:13-15 diz que José e Maria partiram para o Egito imediatamente após a vinda dos magos do oriente com seus presentes. No entanto, Lucas 2:22-40 indica que, após o nascimento de Jesus, José e Maria permaneceram em Belém durante o tempo da purificação de Maria (que era de quarenta dias, de acordo com as leis da época) e que depois levaram Jesus para Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor e depois retornaram para sua casa em Nazaré. Lucas não menciona a jornada para o Egito ou a visita dos sábios do oriente.

Quanto à morte de Judas, Mateus 27:5 diz que Judas pegou o dinheiro que tinha obtido pela traição, atirou-o no templo, e depois foi se enforcar. No entanto, Atos 1:18 relata que Judas usou o dinheiro para comprar um terreno e que caindo de cabeça para baixo, arrebentou pelo meio, derramando-se todas as suas entranhas. Nas descrição de Jesus sendo levado para a execução, João 19:17 diz que Jesus carregou sua própria cruz. No entanto, Marcos 15:21-23 diz que um homem chamado Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, carregou a cruz de Jesus até o local da crucificação.

Quanta à própria crucificação, Mateus 27:44 nos diz que Jesus foi insultado pelos ladrões que estavam sendo crucificados junto dele. No entanto, Lucas 23:39-43 diz que somente um dos ladrões insultou Jesus e que o outro ladrão defendeu Jesus a quem Jesus teria dito: "Hoje ainda estarás comigo no Paraíso". Quanto às últimas palavras de Jesus na cruz, Mateus 27:46 e Marcos 15:34 afirmam que Jesus gritou: "Deus, meu Deus, por que me abandonastes?". Lucas 23:46 diz que as últimas palavras de Jesus foram: "Pai, em suas mãos eu entrego meu espírito". Segundo João 19:30 as últimas palavras de Jesus, foram: "está terminado".

Há contradições inclusive nos relatos da ressurreição - o evento que é a base da religião cristã. Marcos 16:2 diz que no dia da ressurreição certas mulheres chegaram ao túmulo ao nascer do sol, mas João 20:1 diz que quando chegaram já era noite. Lucas 24:2 nos diz que o túmulo estava aberto quando as mulheres chegaram, mas Mateus 28:1-2 diz que ele estava fechado. Marcos 16:5 diz que as mulheres viram um jovem rapaz no túmulo, Lucas 24:4 diz que viram dois homens, Mateus 28:2 alega que elas viram um anjo, e João 20:11-12 afirma que elas viram dois anjos.

CRUELDADES

Os humanistas também rejeitam a Bíblia porque ela descreve e aprova os mais ultrajantes atos de extrema crueldade e injustiça jamais imaginados. Um dos princípios do nosso sistema legal - e a base legal de todas as sociedades civilizadas - é a noção de que o sofrimento do inocente é a própria essência da injustiça. No entanto, na Bíblia, vemos que Deus repetidamente viola este fundamento de princípio moral causando sofrimento a numerosas pessoas e animais inocentes.

Passagens de crueldade e injustiça praticados pelo Deus da Bíblia são vistos mesmo nos princípios básicos dos ensinamentos cristãos. Alguns atos bem conhecidos do Deus bíblico são de fato imorais por causarem o sofrimento de inocentes, tais como: ter amaldiçoado toda a humanidade e a criação devido ao ato de duas pessoas, Adão e Eva (Gênesis 3:16-23 e Romanos 5:18); Ter afogado mulheres grávidas, crianças inocentes e animais na ocasião do Dilúvio (Pereceu toda carne que se move sobre a terra - Gênesis 7:20-23); Ter atormentado os Egípcios e seus animais com pragas e doenças por ter o Faraó se recusado a deixar os Israelitas deixar o Egito (Êxodos 9:8-11,25); Ter matado crianças egípcias na época da Páscoa (No meio da noite Deus feriu todos os primogênitos na terra do Egito... e houve grande clamor no Egito por não haver casa onde não houvesse um morto); Depois do Êxodos ter ordenado aos Israelitas aniquilar sem piedade os homens, mulheres e crianças de sete nações e roubar suas terras, demolir seus altares, despedaçar seus postes sagrados e queimar seus ídolos (Deuteronomio 7:1-2); ter matado o filho do Rei David por causa do adultério de David com Betsabéia (Samuel II 12:13-18); ter solicitado a tortura e o assassinato de seu próprio filho (Romanos 3:24-25) e ter prometido enviar para o sofrimento eterno todas as pessoas que não aceitassem o Cristianismo (Revelações 21:8).

Além das injustiças e crueldades contidas em muitos dos principais ensinamentos do Cristianismo, a Bíblia apresenta numerosos outras passagens de violência que estão em completa oposição aos padrões de toda a sociedade civilizada. Dentre os mais chocantes e violentos episódios estão aqueles nos quais Deus é descrito como tendo ordenado ou sancionado a decapitação de várias pessoas, incluindo-se crianças e idosos. Alguns exemplos: Em Samuel I 15:3, o profeta Samuel dá ao Rei Saul está ordem vinda do Senhor: "Vai pois agora e investe contra Amalec condena-o ao anátema com tudo o que lhe pertence, não tenhas piedade dele, mata homens, mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos." Ezequiel 9:4-7 apresenta a seguinte mensagem vinda de Deus: "Percorre a cidade, a saber Jerusalém e assinala com uma cruz a testa dos homens que estão gemendo e chorando por causa de todas as abominações que se fazem em nome dela". Ouvi que dizia aos outros: "Percorrei a cidade atrás dele e feri. Não mostreis olhar de compaixão nem poupeis ninguém. Velhos, moços, virgens, crianças e mulheres, matai-os, entregai-os ao exterminador. Mas não toqueis nenhum daqueles que trouxer o sinal da cruz".

Oséias 14 apresenta a seguinte punição: "Samaria deverá expiar, porque se revoltou contra o seu Deus. Cairão pela espada, seus filhos serão esmagados, às suas mulheres grávidas serão abertos os ventres." Deuteronomio 32:23-25 relata que depois que os Israelitas provocaram o ciúme de Deus ao adorarem outros deuses, o Senhor disse: "...vou lançar males sobre eles, e contra eles esgotar as minhas flechas! Vão ficar enfraquecidos pela fome, corroídos por febres e pestes violentas; porei o dente das feras contra eles, com veneno de serpentes do deserto... perecerão todos: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho encanecido."

Em Números capítulo 31, o Senhor indica sua aprovação para a ordem dada por Moisés, nos versículos 17 e 18, no que diz respeito a maneira pela qual os soldados israelitas deveriam tratar mulheres e crianças capturadas na guerra: "Matai portanto todas as crianças do sexo masculino. Matai também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e elas serão vossas."

Isaías 13:9,15-18 contem esta mensagem do Senhor: "Eis o dia do Senhor que vem implacável e com ele o furor ardente da ira... Todo aquele que for encontrado será trespassado... As tuas crianças serão despedaçadas sob os seus olhos, as suas casas serão saqueadas e as suas mulheres violentadas... Os arcos prostrarão os meninos; eles não terão pena das criancinhas, os seus olhos não pouparão os filhinhos". Está claro que tais versículos apresentam o Deus bíblico como tendo os mesmos escrúpulos morais de um assassino de massas sociopata...

O Deus da Bíblia também apresenta outras tendências sádicas com diversos outros métodos para atormentar o inocente. Ele abre a terra para soterrar famílias inteiras (Números 16:27-32); lança o fogo para a destruição das pessoas (Leviticos 10:1-2; Números 11:1-2); manda animais selvagens tais como ursos (Reis II 2:23-24), leões (Reis II 17:24-25), e serpentes (Números 21:6) sobre as pessoas; autoriza a escravidão (Leviticus 25:44-46); ordena a perseguição religiosa (Deuteronomio 13:12-16); causa o canibalismo ( Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas - Jeremias 19:9); e exige o sacrifício de animais como meio de expiação dos pecados de seus proprietários (Exodus 29-36).

Além de causar o sofrimento de inocentes, outro tipo de crueldade que a o Deus bíblico pratica é o de infligir castigos totalmente desproporcionais aos atos pelos quais tais castigos são aplicados. Em nosso sistema de direito atual, extrema desproporção dentre castigo e ato cometido é considerada uma violação dos direitos humanos. Alguns atos triviais são punidos com a pena de morte:

No velho Testamento, o Senhor prescreve a execução como punição para o "crime" de se trabalhar nos sábados (Exodus 31:15); por praguejar contra os pais (Levíticos 20:9); por adorar outros deuses (Deuterenômio 17:2-5); por ser um bruxo, médium ou mago (Exodus 22:18, Levíticos 20:27); por envolver-se em atos homossexuais (Levíticos 13:6-10) e não ser virgem no dia do casamento (Deuteronomio 22: 20-21). Certamente, pedir a pena de morte para tais atos é rejeitar a noção de que a severidade de um castigo deve manter alguma proporção com a ofensa praticada.

No Novo Testamento, o Deus bíblico em nada melhorou no que diz respeito à aplicação de penas severas, aumentando inclusive a sua rigidez. É difícil imaginar alguma coisa mais cruel e desproporcional do que condenar os homens ao inferno e à tortura eterna pela simples descrença de que o filho de Deus tenha nascido de uma virgem na Palestina há cerca de dois mil anos atrás, que tenha transformado água em vinho, expulsado demônios das pessoas, andado sobre as águas, que tenha sido morto pela instigação do próprio povo escolhido de Deus e que depois ressuscitasse dos mortos.

A recusa em acreditar nessa história faz com que o Deus bíblico prometa castigar os infiéis com os castigos mais horríveis que possam ser imaginados.

Um dos grandes problemas com a violência e a injustiça da Bíblia é que freqüentemente o seu exemplo tem estimulado e tem sido usado para justificar atos de crueldade de seus seguidores. Muitos tem imaginado que se Deus que é justo e bom, tenha cometido e permitido os mais brutais atos de violência, os bons cristãos nada tem a temer caso ajam da mesma forma. Este processo de raciocínio é que fez com que Thomas Paine dissesse que "A crença em um deus cruel faz um homem cruel". Um exemplo desse tipo de raciocínio é apresentado pelo historiador Joseph McCabe em seu trabalho intitulado "A História da Tortura". McCabe diz que durante a Idade Média houve mais crueldade e tortura na Europa Cristã do que em qualquer outra civilização na história. Ele demonstra que a doutrina cristã de castigo eterno foi uma das principais causas da extraordinária ocorrência de tortura na Europa medieval. McCabe descreve que a justificativa lógica para a tortura era a de que "se era natural acreditar que Deus punia os homens com o tormento eterno, certamente estaria certo se os homens punissem outros homens com doses menores desse tormento por uma causa justa."

Alguns exemplos históricos de violência e atos de injustiça incitados ou apoiados pela Bíblia seriam a Inquisição, as Cruzadas, a queima de "bruxas", as guerras religiosas na Europa, as perseguições aos Judeus, a perseguição aos homossexuais, a conversão forçada de pessoas na Europa e nas Américas, a escravidão de negros, índios e orientais, o castigo em crianças, o tratamento brutal aos mentalmente perturbados, o extermínio de cientistas e pesquisadores, o uso da tortura nos interrogatórios criminais, o chicoteamento, a mutilação e a execução violenta de pessoas condenadas por algum crime. Tais atos foram parte integrante de um mundo cristão por centenas de anos. De acordo com Thomas Paine, "a Bíblia é uma história de perversidade que tem servido para corromper e brutalizar a humanidade; e, no que me diz respeito, eu sinceramente a detesto assim como detesto tudo que seja cruel".

ENSINAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM AS LEIS DA NATUREZA:

Outras razões que levam os Humanistas a rejeitar a Bíblia é a de que ela contem numerosas afirmativas que são incompatíveis com as leis da natureza. Os Humanistas acreditam que a propagação dessas afirmativas causaram muito mal a toda humanidade. Como resultado da observação e experiência humana, um princípio fundamental da ciência é o de que as leis da natureza não se modificam nem podem ser violadas e que sempre assim se mantêm durante todo tempo. De acordo com o paleontologista Stephen J. Gould, esta uniformidade ou constância das leis naturais, é a "suposição metodológica" que faz com que a ciência seja viável. O que Gould quer dizer de fato é que sem essa suposição não haveria benefício em se estudar o mundo, fazer experimentos ou se aprender com a experiência. Tais atividades não teriam sentido em um mundo que não agisse de acordo com os leis naturais. Em tal mundo, o conhecimento de situações passadas não proporcionaria indicativo seguro sobre o que poderia acontecer em situações semelhantes no futuro. Haveria sempre a possibilidade de ocorrência de forças arbitrárias sobrenaturais interferindo nos eventos para alterar o fluxo natural previsto pela experiência anterior.

Em nosso mundo, a evidencia é clara de que os fatos ocorrem de acordo com leis naturais que são imutáveis. Como resultado, o conhecimento das leis operacionais de funcionamento da natureza aumenta nossa capacidade de predizer eventos futuros e nos adaptarmos ao curso de tais eventos. Os ensinamentos bíblicos são, entretanto, diametralmente opostos aos princípios científicos fundamentais da uniformidade operacional das leis da natureza. Consequentemente, a crença na Bíblia é incompatível com a visão científica e tem servido como um fator de desencorajamento ao desenvolvimento de uma abordagem científica na solução de problemas.

Na Bíblia, há histórias fabulosas de cobras falantes (Gênesis 3:4-5); uma árvore com frutos que quando comidos proporcionam o conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17;3:5-7); outra árvore cujos frutos dão a imortalidade (Gênesis 3:22); uma voz vinda de um arbusto em chamas (Êxodos 3:4); um jumento falante (Números 22:28); rodas que se transformam em serpentes (Êxodos 7:10-12); água se transformando em sangue (Êxodos 7:19-22); água nascendo da pedra (Números 20:11); um defunto que renasce quando seu corpo toca os ossos de um profeta (Reis II 13:21); pessoas ressuscitando dos mortos (Reis I 17:21-22; Reis II 4:32-35; Atos 9:37-40).

Há também relatos do Sol parando (Jó 10:13); a divisão do mar (Êxodos 14:21-22); ferro flutuando (Reis II 6:5-6); a sombra retrocedendo dez degraus (Reis II 20:9-11); uma bruxa trazendo a alma de Samuel de volta do mundo dos mortos (Samuel I 28:3-15); dedos sem um corpo escrevendo num muro (Daniel 5:5); um homem que viveu por três dias e três noites no estômago de um peixe (Jonas 1:17); pessoas andando sobre as águas (Mateus 14:26-29); uma virgem fecundada por Deus (Mateus 1:20); a cegueira curada por cuspe (Marcos 8:23-25); uma piscina que curava os que nela mergulhassem (João 5:2-4) e anjos e demônios interferindo nos assuntos terrestres (Atos 5:17-20; Lucas 11:24-26).

É claro que tais histórias não estão de acordo com as leis da natureza. Estas fábulas bíblicas servem para manter a idéia primitiva de que freqüentemente forças sobrenaturais podem intervir em nosso mundo. Presumivelmente, os autores de tais histórias ou mentiram ou foram desonestos quando relataram essas histórias. Quando examinados à luz da experiência e da razão, tais suspensões das leis da natureza carecem de credibilidade. Nossa experiência demonstra que o mundo se comporta de acordo com princípios de regularidade que nunca são alterados. Uma terrível conseqüência na crença de que forças sobrenaturais interferem nos afazeres terrestres tem sido a de pessoas que freqüentemente desviam suas energias na tentativa de buscar no sobrenatural a solução de problemas de nosso mundo. Ao invés de estudar o mundo natural para descobrir fatos que possam ser usados para o desenvolvimento de soluções científicas, tais pessoas se engajam em atividades religiosas no esforço de obter ajuda de forças sobrenaturais ou para impedir a influência de forças supostamente malignas em suas vidas.

Um exemplo de tal desvio de energias pode ser visto na história das tentativas de prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças na Europa. O historiador Andrew White diz que, durante muitos séculos na Idade Média, a imundície das cidades européias sempre causou grandes pestilências que levaram multidões para os túmulos. Baseado nos ensinamentos da Bíblia, os teólogos cristãos durante séculos acreditavam que tais pestes eram causadas não por falta de higiene, mas pela ira de Deus ou pelas maldades de Satã.

Devido a crença nas causas espirituais das doenças, os teólogos ensinavam as pessoas que as pragas poderiam ser evitadas ou aliviadas por atos religiosos, tais com arrependimento dos pecados, doação de presentes para as igrejas e monastérios, participação em procissões religiosas e comparecimento aos encontros nas igrejas (o que certamente somente servia para espalhar ainda mais as doenças). A possibilidade de causas físicas para a existência e cura das doenças sempre foi ignorada pelos religiosos.

Andrew White diz que, a despeito de todas as rezas, rituais e outras atividades religiosas, a freqüência e o rigor das pragas não diminuiu até que a higiene científica começasse a se tornar presente. Falando das melhorias higiênicas que ocorreram na metade do século XIX, White diz que "as autoridades sanitárias conseguiram em meio século fazer mais pela redução da doença do que tinha sido feito em 1500 anos por todas as feitiçarias que os religiosos tentaram realizar."

ENSINAMENTOS INCONSISTENTES COM A ESTRUTURA FÍSICA DO MUNDO:

Uma razão adicional pela qual os Humanistas rejeitam a Bíblia é a de que ela contem muitos ensinamentos que são contrários ao que a ciência descobriu como sendo a estrutura física do mundo.

Um exemplo clássico sobre os ensinamentos incorretos da Bíblia pode ser visto na oposição dos religiosos cristãos aos argumentos de Galileu sobre os argumentos da doutrina de Copérnico quanto ao duplo movimento terrestre. No século XVI, Copérnico apresentou a idéia de que a Terra girava em torno de si e do Sol, e no século seguinte o telescópio de Galileu proporcionou evidencias seguras de que Copérnico estava certo. Em oposição à doutrina de Copérnico e na tentativa de demonstrar que a Terra permanecia estável enquanto o Sol se move em seu redor, a Igreja católica se referiu ao décimo capítulo do livro de Jó. Lá somos informados que Jó conseguira que o Sol, e não a Terra, permanecesse parado para que o dia fosse mais longo e assim pudesse cumprir sua missão na batalha contra os Amoritas.

Outras passagens demonstram que os escritores da Bíblia pensavam que a Terra era fixa: Salmos 93:1 (O Mundo não pode ser movido), Crônicas 16:30 e Salmos 104:5 (O Senhor fixou as fundações da Terra de forma que jamais pudesse ser movida).

Por causa dos pontos de vista de Galileu sobre a doutrina de Copérnico, a Inquisição o torturou, forçando-o a desmentir suas afirmativas e condenou-o à prisão. Além disso, baseado nos ensinamentos da Bíblia, por quase duzentos anos, o Índex dos Livros Proibidos da Igreja Católica condenaram todos os escritos que afirmassem a idéia do duplo movimento terrestre. Além disso, por gerações, as principais correntes da Igreja Protestante - Luteranos, Calvinistas e Anglicanos - denunciaram a doutrina de Copérnico como sendo contrária às escrituras.

A Bíblia também contem erros grosseiros quando sustenta a idéia da Terra ser plana. No sexto século, um monge cristão chamado Cosmas escreveu um livro intitulado Topographia Christiana no qual ele descrevia a estrutura do mundo físico. Cosmas baseou suas conclusões nos ensinamentos da Bíblia e sustentava que a Terra era plana, cercada por quatro mares.

Uma das razões para a crença de Cosmas numa terra plana era a afirmativa bíblica do livro das Revelações 1:7 de que, quando Cristo retornasse, "todos os olhos o iriam ver". Cosmas concluiu que se a Terra fosse redonda ao invés de plana, as pessoas que estivessem do outro lado não poderiam presenciar a Segunda vinda de Cristo...

Outros apoios bíblicos para a idéia da terra plana podem ser encontrados em Isaías 11:12 (ao falar dos quatro cantos da Terra) e em Jeremias 16:19 e Atos 13:47 (final da Terra).

Como conseqüência de tais ensinamentos bíblicos, a maioria dos antigos padres acreditavam que a terra era plana. O pensamento de Cosmas também foi considerado por muito tempo como parte da doutrina da Igreja Ortodoxa. Consequentemente, quando Cristóvão Colombo propôs, no século XV, a idéia de partir do leste da Espanha para chegar as Índias pelo lado oeste, a noção da Terra Plana foi um dos principais motivos de oposição ao empreendimento.

A Bíblia também apresenta a idéia do céu como uma abóbada solida. Em Gênesis 17 o Senhor coloca o Sol e a Lua "no firmamento" para que houvesse luz sobre a Terra. A palavra em Hebreu traduzida como "firmamento" é "raqia", que significa "metal batido". Por essa razão, a Igreja levou muito tempo aceitando a idéia do "firmamento". Tal idéia também foi aceita por Cosmas e consequentemente tornou-se parte da doutrina ortodoxa da Igreja por diversos séculos.

Dentro dessa doutrina estava a idéia ingênua de que havia janelas no firmamento que eram abertas por anjos sempre que Deus desejasse fazer chover na Terra. Cosmas acreditava que quando tais janelas eram abertas, uma porção das águas contidas acima do "firmamento", conforme mencionadas em Gênesis 1:17, caiam sobre a Terra. A base de Cosmas para esse ponto de vista era a afirmativa de Gênesis 7:11-12, de que no tempo do dilúvio, "as janelas dos céus foram abertas" caindo assim a chuva sobre a Terra.

A Bíblia também afirma que a Terra repousa sobre pilares. Os "pilares" da Terra são mencionados em diversos versículos do Velho Testamento (Samuel I 2:8, Salmos 75:3, Jó 9:6). Tais passagens, na verdade, são um reflexo da crença dos antigos Hebreus de que a Terra se sustentava sobre pilares.

Além disso, a Bíblia contradiz a ciência médica ao declarar que as doenças e outros males físicos resultam de agentes sobrenaturais, tais como atividades demoníacas, ao invés de causas físicas. Ao descrever as curas de Jesus, o Novo Testamento afirma que os seguintes fatos teriam sido produzidos por demônios: cegos (Mateus 12:22), mudos (Mateus 9:32-33), aleijado (Lucas 13:11,16), epilepsia (Mateus 17:14-18) e insanidade (Marcos 5:1-13).

Como conseqüência, os líderes da Igreja geralmente desencorajavam o ponto de vista de que a doença pudesse ser causada por processos naturais e apoiavam a idéia de agentes demoníacos como principais causas dos males. Por exemplo, Santo Agostinho, cujas idéias fortemente influenciaram o pensamento ocidental por mais de um milênio, disse no século IV: "Todas as doenças dos cristãos devem ser atribuídas a estes demônios..." Mesmo com o surgimento da Reforma Protestante no século XVI, não houve muita mudança na atitude da Igreja quanto à origem das doenças. Martinho Lutero sempre atribuía sua própria doença à "praga do diabo" e ensinava que: "Satã produz todos os males que afligem a humanidade, pois ele é o príncipe da morte".

A Bíblia também contem versículos que mencionam dragões (Jeremias 51:34), Unicórnios (Isaías 34:7) e outros animais fabulosos (Isaías 11:8). Com base nestes versos, muitos naturalistas da Idade Média acreditavam que essas criaturas míticas de fato existiram.

Além disso, por séculos, e ainda hoje em muitos lugares, os versículos bíblicos levaram o mundo cristão a acreditar que os cometas são enviados de Deus para prevenir a humanidade de sua ira divina e castigo iminente; que o surgimento de estrelas e meteoros são presságios benéficos de eventos tais como o nascimento de heróis e grandes homens; que os eclipses significam a divina tristeza devido a fatos terrestres; que os temporais e todos os fenômenos meteorológicos desagradáveis são causados pela ira de Deus ou pela fúria de Satã; e que, mesmo que a Terra seja redonda, as pessoas ainda assim não vivem "do outro lado."

A Bíblia também não está cientificamente correta quanto diz que o morcego é um pássaro (Levíticos 11:13,19), que o coelho e a lebre ruminam (Levíticos 11:5-6), e que a semente de mostarda "é a menor de todas as sementes"(Mateus 13:32). Também é inconsistente com a ciência e de fato absurdo assegurar que Deus tenha confundido as línguas dos seres humanos por ele temer que os homens unidos pudessem construir uma torre alta o suficiente para atingir o Céu (Gênesis 11:1-9).

O efeito de se buscar na Bíblia idéias a respeito da estrutura do mundo físico foi bem resumida pelo historiador Andrew White. Ele diz que "desenvolveu-se em todos os campos pontos de vista teológicos sobre a ciência que nunca levaram para uma verdade sequer e que, sem exceção, forçaram a humanidade a se distanciar da verdade causando por séculos o afundamento do mundo cristão num abismo de erros e infortúnios."

Face às numerosas afirmativas incorretas concernentes à estrutura do mundo físico contidas na Bíblia, parece não haver razão para se acreditar que os escritores bíblicos estivessem mais corretos quando escreviam sobre coisas invisíveis. Cometendo tantos erros sobre o universo observável, a Bíblia não pode ser considerada como um guia totalmente confiável quando trata de assuntos espirituais e questões de fundo ético.

PROFECIAS NÃO REALIZADAS

Também, em confirmação à posição dos Humanistas sobre a Bíblia, há o fato de que ela contem profecias que comprovadamente falsas. A não ocorrência de eventos biblicamente profetizados, constitui prova clara de que a Bíblia não é infalível.

A Bíblia mesmo é que apresenta um teste para determinar se uma profecia foi inspirada por Deus. Deuteronomio 18:22 diz: "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou tal profeta, não tenhas temor dele." Ao aplicar esse mesmo teste na Bíblia, nós percebemos que ela contem afirmativas que não foram inspiradas por Deus.

Em Gênesis 2:17, o Senhor teria advertido Adão e Eva sobre o fruto que havia na árvore do conhecimento: "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Porém em Gênesis, no capítulo 3, somos informados de que Adão e Eva comeram do fruto proibido e não morreram no dia em que assim agiram.

Gênesis 35:10 informa que Deus disse a Jacó: "O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel". No entanto, 11 capítulos depois, em Gênesis 46:2 lemos "E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui."

Em II Crônicas 1:12 há que Deus disse a Salomão: "Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti leve, e depois de ti tal não haverá." Como o grande agnóstico Robert Ingersoll disse no século XIX, houve diversos reis na época de Salomão que poderiam jogar fora todo o reinado de Salomão (Palestina) sem perder muito com isso. Podemos acrescentar que a riqueza de Salomão é pequena comparada aos padrões atuais e sempre foi superada por muitos reis que reinaram depois dele.

Alguns exemplos de outras profecias não realizadas no Velho Testamento incluem: Os Judeus irão ocupar a terra do rio Nilo até o rio Eufrates (Gen. 15:18); eles nunca perderão suas terras e nunca mais serão perturbados (Samuel II 7:10); A casa e o reinado de David durarão para sempre; nenhuma pessoa incircuncisada nem imunda entrará em Jerusalém (Isaías 52:1); Damasco seria reduzida a um montão de ruínas (Isaías 17:1); as águas do Egito iriam secar (Isaías 19:5-7).

Aplicando ao Novo Testamento o mesmo teste bíblico para identificação de falsos profetas, somos forçados a concluir que o próprio Jesus fez declarações não inspiradas por Deus. Por exemplo, as profecias de Jesus a respeito da época em que o mundo iria terminar são claramente incorretas. Em Mateus 16:28, Jesus diz a seus discípulos: "... que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino". Obviamente, as pessoas que estavam lá já morreram todas e nenhuma delas viu Jesus retornar para fundar o seu reinado.

Além disso, em Marcos 13:24-30, Jesus teria listado uma série de signos que deveriam acompanhar o fim do mundo, incluindo o escurecimento do sol, a lua não "dando" mais luz, as estrelas caindo, o filho do homem nas nuvens com grande poder e glória e a presença de anjos. No versículo 30, Jesus diz: "Não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam." Aquela geração passou há muito tempo e os acontecimentos previstos não ocorreram.

A análise do Novo Testamento também revela que Jesus estava incorreto na sua previsão no que dizia respeito a quantidade de tempo em que ele ficaria na tumba. Em Mateus 12:40, Jesus diz: "Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." Porém, Marcos 15:42-45 diz que Jesus morreu na tarde do dia antes do Sábado (ou seja na Sexta-feira) e Marcos 16:9 e Mateus 28:1 nos dizem que Jesus saiu da tumba no Sábado à noite ou no Domingo pela manhã. De Sexta a Domingo pela manhã não há como se contar três dias e três noites.

Para dar mais um exemplo do Novo Testamento, Jesus diz em João 14:13-14 que: "E tudo o que pedires em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." Em milhões de situações tais solicitações foram feitas e não foram atendidas. Como um único exemplo, basta lembrar o assassinato do Senador Robert F. Kennedy. Durante horas, logo após ter sido ferido, milhões de pessoas rezaram em nome de Jesus pela recuperação do Senador Kennedy. Se já houve um teste para a força da oração cristã, esse foi um de fato. Todos sabemos o resultado. Contrariamente ao que estava mencionado na Bíblia, o pedido não foi atendido. Assim ocorrem com outras profecias mencionadas na Bíblia. A existência de incorretas profecias colocam em dúvida a veracidade dos ensinamentos bíblicos. Se um versículo na Bíblia está errado, é bem possível que outros versículos estejam errados também.

AFIRMATIVAS INCORRETAS SOBRE A HISTÓRIA

Mais uma razão para a rejeição da Bíblia pelos humanistas é a de que ela contem afirmativas incorretas a respeito da história. As pesquisas de historiadores e outros estudiosos indicam que muitas afirmativas na Bíblia são historicamente incorretas.

A respeito do Velho Testamento os historiadores determinaram que a história de um dilúvio universal não passa de um mito. Por exemplo, Andrew White aponta que o Egito tinha uma próspera civilização muito antes do dilúvio bíblico de Noé e que nenhum dilúvio chegou a interrompe-la.

O livro de Êxodos nos fala de uma fuga dos escravos israelitas do Egito mas os historiadores e os arqueólogos jamais conseguiram confirmar nada sobre esse fato. Nenhum registro egípcio se refere ao Moisés bíblico ou às pragas devastadoras que Deus supostamente teria infligido ao país ou à fuga dos escravos hebreus ou ao afogamento do exército egípcio. Além disso, White relata que os registros contidos nos monumentos egípcios demonstram que o faraó que reinava na época da suposta fuga dos judeus jamais se afogou no Mar Vermelho.

O livro de Esther fala de como uma jovem judia chamada Esther foi escolhida pelo Rei persa Xerxes I para ser a rainha depois do rei ter se divorciado da rainha Vashti. Embora os historiadores saibam uma grande quantidade de fatos sobre Xerxes I, não há registro de que ele tivesse uma rainha judia chamada Esther ou de que tenha sido casado com Vashti.

Além disso, o livro de Esther afirma que o império persa foi dividido em cento e vinte e sete províncias mas os historiadores nos dizem que nunca houve tal divisão do império. Também, ao contrário do que é dito no livro, Xerxes I não ordenou aos judeus em seu território que atacassem seus súditos persas.

O livro de Daniel contem o relato de certos eventos que supostamente ocorreram durante a permanência dos judeus na Babilônia. No quinto capítulo do livro, somos informados de que o rei Nabucodonosor foi sucedido no trono pelo seu filho Belsasar. No entanto, os historiadores nos dizem que Belsazar não era filho de Nabucodonosor e nunca foi rei. O livro também nos fala de um "Dario, o Medo", capturou a Babilônia no sexto século. A história nos diz que foi Ciro da Pérsia que tomou a Babilônia.

Passando para o Novo Testamento, o segundo capítulo do livro de Lucas diz que, pouco antes do nascimento de Jesus, o imperador Augusto ordenara um censo a ser realizado em todo o mundo romano. Lucas nos diz que todas as pessoas tinham que viajar para a terra dos seus ancestrais com o objetivo de fazer esse censo. Ele indica que tal censo teria sido a razão que levou José e Maria a viajar de Nazaré até Belém, onde Jesus teria nascido.

No livro intitulado, "Ficções Apostólicas", Randal Helms diz que tal censo jamais foi realizado na história do Império Romano. Ele também diz que é ridículo se pensar que os romanos tão práticos fossem solicitar a milhões de pessoas a viajar distancias enormes até as cidades de seus já falecidos progenitores, meramente para assinar um formulário de registro.

O terceiro capítulo de Lucas contem uma genealogia que traça os ancestrais de Jesus em 76 gerações até chegar a Adão, que, de acordo com Gênesis, capítulo 1, foi criado juntamente com o restante do universo durante o transcorrer de uma semana. A Bíblia, dessa forma, sustenta a idéia de que a história da raça humana, bem como a de todo o universo, se estende por um período relativamente curto de tempo, não mais do que alguns milhares de anos. De fato, considerando-se os ensinamentos bíblicos, tais como os de Lucas, capítulo 3, durante muitos séculos a posição Cristã ortodoxa era a de que toda a Criação ocorrera dentre 4 a 6 mil anos antes do nascimento de Cristo. A ciência apresenta hoje números bastante diferentes...

O segundo capítulo do livro de Mateus diz que logo após o nascimento de Jesus, o rei Herodes teria ordenado o massacre de todos as crianças do sexo masculino até dois anos de idade em Belém e suas vizinhanças. No livro de Lucas, o qual contem a única outra história do nascimento de Jesus, não há qualquer menção de tal ordem tão cruel. Tal acontecimento não é também mencionado em nenhum dos registros da época. Tem-se a impressão de que a história de Mateus foi inventada.

Mateus 27:45 diz que enquanto Jesus estava na cruz, caiu sobre a terra uma escuridão que durou do meio-dia até as três horas da tarde. Andrew White diz que observadores romanos tais como Sêneca e Plínio embora tivessem descrito ocorrências muito menos significativas em regiões mais remotas, não fazem qualquer menção a esse fato em particular.

Outro fato marcante, é que Josephus, o melhor historiador judeu do primeiro século, jamais disse nada sobre a vida e a morte de Jesus; nada sobre o infanticídio cometido por Herodes; nenhuma palavra sobre a estrela que apareceu nos céus quando do nascimento de Jesus; nada sobre a escuridão que se abateu sobre a terra; nada sobre a centena de túmulos que se abriram e da multidão de judeus que se levantaram dos mortos e visitaram a cidade sagrada. Na verdade, nenhum historiador da época jamais mencionou tais prodígios.

CONCLUSÃO

Em resumo, os humanistas rejeitam a Bíblia porque ela contem contradições, crueldades, afirmativas completamente inconsistentes com as leis da natureza, afirmativas incorretas sobre a estrutura do mundo físico, profecias incorretas e diversos erros históricos. Outros problemas também poderiam ser citados, tais como não sabermos quem escreveu a maior parte de seus livros, o fato de que tenha sido escrita muitos anos depois da ocorrência dos fatos, suas muitas passagens obscenas, sua promessa de salvação para os ignorantes e os crédulos e a condenação à tortura eterna para os cépticos e os investigadores que proporcionaram infinitos benefícios à raça humana.

Todos esses problemas e muitos outros constituem clara evidencia de que a Bíblia não é a palavra de Deus. Ao invés de ser infalível, a Bíblia tem muito mais afirmativas incorretas e ensinamentos imorais do que na maioria de outros livros. Como resultado de se tratar um livro assim tão cheio de erros como sendo infalível, a civilização ocidental foi levada ao erro e à miséria através da história. Além disso, podemos concluir que, no mundo atual, a influência dos ensinamentos bíblicos no campo político pode resultar - e, na opinião de certas pessoas, certamente resulta - na continuidade de um grande número de procedimentos socialmente prejudiciais e uma oposição às propostas progressivas de melhoria social.

Além disso, percebemos através da mídia que os versículos bíblicos ainda levam alguns cristãos a cometer atos bizarros e prejudiciais tais como espancar as crianças, não aceitar tratamento médico, tomar veneno, cortar as mãos ou os pés, arrancar os olhos, violentamente tentar arrancar do corpo demônios, afastamento dos afazeres comuns ao nosso mundo, renúncia aos prazeres da vida e a expectativa de um final iminente do mundo.

Por a Bíblia conter tantas afirmativa incorretas e ensinamentos pouco éticos e por ter causado e continuar causando numerosos erros e tantos prejuízos, nós rejeitamos a proposta daqueles que nos exortam a buscar na Bíblia as respostas para nossos problemas pessoais, sociais e políticos.

O que tem permitido à humanidade corrigir muitas das falsas idéias que a Bíblia nos dá sobre o mundo tem sido a aplicação de uma abordagem científica à solução de problemas. Tal abordagem envolve a confiança na observação, experiência, lógica e empatia do ser humano, muito mais do que uma cega aceitação de dogmas religiosos seculares.

Quando os resultados obtidos com os métodos científicos são vistos em confronto com as idéias incorretas contidas na Bíblia e com os prejuízos causados por tais idéias, fica bem claro que somos muito mais bem guiados pela razão e compaixão humana do que pelos ensinamentos da Bíblia.

Joseph C. Sommer






"Porque, se a trombeta der sonido incerto," Paulo escreveu em I Coríntios 14:8, "quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar." Exatamente! Paulo deveria ter praticado o que havia pregado. Por quase dois milênios, a bíblia tem produzido o mais "incerto sonido".

O problema não é com as limitações humanas, como alguns dizem. O problema é com a bíblia em si. Pessoas livres de qualquer viés religioso percebem que a biblia contém centenas de divergencias. Deveria nos surpreender quando tal literatura e mistura moral, levada seriamente, lavasse a tanta discórdia. Aqui está um breve exemplo de contradições biblicas.






Devemos Matar?

* Êxodo 20:13 "Não Matarás"
* Levítico 24:17 "Quem matar alguém, será morto"

vs.

* Êxodo 32:27 "mas teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu SENHOR."
* I Samuel 6:19 "... feriu deles setenta homens; então o povo chorou, porquanto o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles"
* I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada."
* Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés"
* Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."

Para uma discussão sobre a defesa de os Mandamentos proibirem somente assassinatos, veja "Murder, He Wrote" ("Assassinato, Ele Escreveu"), capítulo 27 (Losing Faith In Faith: From Preacher To Atheist).

Devemos Mentir?

* Êxodo 20:16 "Não dirás falso testemunho contra teu próximo"
* Provérbios 12:22 "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR."

vs.

* I Reis 22:23 "Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o que é mau contra ti."
* II Tessalonicenses 2:11 "É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira."

Also, compare Joshua 2:4-6 with James 2:25.

Devemos Roubar?

* Êxodo 20:15 "Não furtarás"
* Levítico 19:13 "Não oprimirás o teu próximo nem o roubarás."

vs.

* Êxodo 3:22 "e despojareis os egípcios."
* Êxodo 12:35-36 "Fizeram, pois os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés... E despojaram os egípcios."
* Lucas 19:29-34 "[Jesus] enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrar, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que o soltais? respondereis assim: Porque o Senhor precisa dele. E indo os que foram mandados, acharam segundo lhes dissera Jesus. Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? Responderam: Porque o SENHOR precisa dele."

Sempre aprendi desde criança que pegar algo sem pedir é roubo.

Devemos Guardar o Sábado?

* Êxodo 20:8 "Lembra do dia de sábado, para o santificar."
* Êxodo 31:14 "Portanto guardareis o sábado porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo."
* Êxodo 31:15 "Qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto."
* Números 15:32,36 "Estando pois os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado... o trouxeram a Moisés e a Arão...o SENHOR disse a Moisés: Tal homem será morto...e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés."

vs.

* Isaias 1:13 "O incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene."
* João 5:16 "E os judeus perseguiam a Jesus porque fazia estas cousas no sábado."1
* Colossenses 2:16 "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados."

Devemos Fazer Imagens Sagradas?

* Êxodo 20:4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."
* Levítico 26:1 "Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela."
* Deuteronômio 27:15 "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição."

vs.

* Êxodo 25:1,2,18 "Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta...Farás dois querubins de ouro; de ouro batido farás, nas duas extremidades do propiciatório."
* I Reis 7:15,16,23,25 "[O Rei Salomão] Formou duas colunas de bronze; A altura de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência. Também fez dois capitéis de fundição de bronze...Fez também o mar de fundição, redondo, de dez côvados duma borda até à outra borda, e de cinco de alto; e um fio de trinta côvados era a medida de sua circunferência. [e assim por diante]."2

Somos Salvos Por Obras?

* Efésios 2:8,9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
* Romanos 3:20,28 "Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei...Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei."
* Gálatas 2:16 "Sabendo contudo que, o homem não é justificado por obras da lei, e sim, mediante a fé em Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fossemos justificados pela fé e, Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado."

vs.

* Tiago 2:24 "Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente."
* Mateus 19 16-21 "E eis que alguém, aproximando-se lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus...guarda os mandamentos...Replicou-lhe o jovem:Tudo isso tenho observado; que me faltas ainda? Disse lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me.

A defesa usual aqui é que "nós somos salvos pela fé e pelas obras". Mas Paulo disse "não vem das obras"

Boas Obras Devem Ser Vistas?

* Mateus 5:16 "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estás no céus.
* I Pedro 2:12 "Mantendo exemplar o vosso procedimento para com os gentios, para que...observando-vos em vossas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação."

vs.

* Mateus 6:1-4 "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai Celeste...para que tua esmola fique em secreto: e teu Pai que vê em secreto te recompensará."
* Mateus 23:3,5 "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles [Fariseus] vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras...Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens."

Devemos Ter Escravos?

* Levíticos 25:45-46 "Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós,... e vos serão de possessão...perpetuamente os fareis servir."
* Gênesis 9:25 "E [Noé] disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos."
* Êxodo 21:2,7 "Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá fôrro de graça...Se um vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos."
* Joel 3:8 "Venderei vossos filhos e vossas filhas aos filhos de Judá, e estes aos sabeus, a uma nação remota, porque o SENHOR o disse."
* Lucas 12:47,48 [Jesus falando] "Aquele servo porém que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade; será punido com muitos açoites. Aquele, porém que não soube a vontade do seu senhor e fez cousas dignas de reprovação, levará poucos açoites."
* Colossenses 3:22 "Servos obedecei em tudo a vossos senhores."

vs.

* Isaias 58:6 "Desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo."
* Mateus 23:8-10 "Vós, porém não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre...porque um só é vosso Guia, o Cristo."

Versos da bíblia a favor da escravidão foram citados por muitas igrejas no Sul (dos EUA) durante a Guerra Civil, e foram usados por alguns teólogos na Igreja Reformada Holandesa para justificar o apartheid na África do Sul. Há muito mais versos pró-escravidão do que os citados aqui.

Deus Muda de Opinião?

* Malaquias 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo."
* Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?"
* Ezequiel 24:14 "Eu, o SENHOR, o disse: Será assim, e assim e eu o farei; não tornarei atrás, não pouparei nem me arrependerei."
* Tiago 1:17 "...descendo do Pai das Luzes, em que não pode existir variação, ou sombra de mudança."

vs.

* Êxodo 32:14 "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo."
* Gênesis 6:6,7 "Então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra...Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...porque me arrependo de os haver feito."
* Jonas 3:10 "E Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez."

Veja também II Reis 20:1-7, Números 16:20-35, Números 16:44-50.

Em Gênesis 18:23-33, tenta barganhar com o SENHOR sobre o numero mínimo de justos requeridos em Sodoma para que a mesma não fosse destruída, o numero de 50 baixou para 10. (Um Deus onisciente deveria ter sabido que estava jogando com as esperanças de misericórdia de Abraão - ele destruiu a cidade assim mesmo.)3

Somos Punidos Pelo Pecado de Nossos Pais?

* Êxodo 20:5 "Porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." (repetido em Deuteronômio 5:9)
* Êxodo 34:6-7 "...SENHOR Deus compassivo, clemente...ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos, e nos filhos dos filhos até a terceira e quarta geração."
* I Coríntios 15:22 "Porque assim como em Adão todos morrem..."

vs.

* Ezequiel 18:20 "...O filho não levará a iniqüidade do pai..."
* Deuteronômio 24:16 "Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais: cada qual será morto pelo seu pecado."

Deus é Bom ou é Mal?

* Salmos 145:9 "Deus é bom para todos..."
* Deuteronômio 32:4 "...Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é Justo e reto."

vs.

* Isaias 45:7 "Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o SENHOR, faço todas estas cousas." See "Out of Context" for more on Isaiah 45:7.
* Lamentações 3:38 "Acaso não procede do altíssimo assim o mal como o bem?"
* Jeremias 18:11 "...Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros..."
* Ezequiel 20:25,26 "Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver; e permiti que eles se contaminassem com seus dons sacrificiais, como quando queimavam a fogo tudo o que abre a madre, para horrorizá-los a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR."

Deus Prova as Pessoas?

* Tiago 1:13 "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta."

vs.

* Gênesis 22:1 "Depois dessas cousas pôs Deus Abraão à prova..."

Deus é Pacifico?

* Romanos 15:33 "E o Deus da paz seja com todos vós."
* Isaías 2:4 "Estes converterão as suas espadas em relhas de arados, e suas lanças em podadeiras: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais guerra."

vs.

* Êxodo 15:3 "O SENHOR é homem de guerra."
* Joel 3:9-10 "...Apregoai guerra santa; suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjarei espadas de vossas relhas de arado, e lanças de vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte."4

Jesus Era Pacifico?

* João 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou."
* Atos 10:36 "Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus cristo."
* Lucas 2:14 "...E paz na terra entres os homens..."

vs.

* Mateus 10:34-36 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa."
* Lucas 22:36 "Então lhes disse...o que não tem espada, venda sua capa e compre uma."

Jesus Era Confiável?

* João 8:14 "Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro..."

vs.

* João 5:31 "Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro."

Para a versão em inglês da bíblia, as palavras "Record" e "witness" dos versos acima provém da mesma palavra grega (martyria), que significa "testemunha".

Devemos Insultar as Pessoas?

* Mateus 5:22 "...E quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." [Jesus falando]

vs.

* Mateus 23:17 "Insensatos e cegos..." [Jesus falando]
* Salmos 14:1 "Diz o insensato no seu coração: não há Deus."

Alguém Já Viu Deus?

* João 1:18 "Ninguém jamais viu a Deus." repetido em I João 4:12
* Êxodo 33:20 "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."
* João 6:46 "Não que alguém tenha visto ao pai, salvo aquele que vem de Deus [Jesus]; este o tem visto."
* I John 4:12 "Ninguém jamais viu a Deus."

vs.

* Gênesis 32:30 "Vi a Deus face a face."
* Êxodo 33:11 "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo."
* Isaías 6:1 "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo."
* Jó 42:5 "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."

Quantos Deuses Existem?

* Deuteronômio 6:4 "O SENHOR vosso Deus é o único."

vs.

* Gênesis 1:26 "Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança."
* Gênesis 3:22 "Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal."5
* I João 5:7 "E há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e esses três são um."6

Não ajuda muito dizer que a terceira pessoa utilizada se refere ao "nós" proveniente da autoridade. Tal uso implica a inclusão de todas as autoridades sob a liderança do rei. Invocar a Trindade não resolve nada, pois tal idéia é mais contraditória que o problema que tenta resolver.

Todos Somos Pecadores?

* Romanos 3:23 "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
* Romanos 3:10 "Como está escrito: Não há justo, nem sequer um."
* Salmos 14:3 "...Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer."

vs.

* Jó 1:1 "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem integro e reto, temente a Deus."
* Gênesis 7:1 "Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração."
* Lucas 1:6 "Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do SENHOR."

Qual a Idade de Acazias?

* II Reis 8:26 "Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar."

vs.

* II Crônicas 22:2 "Tinha quarenta e dois anos quando começou a reinar [Acazias]."

Devemos Fazer Juramento?

* Números 30:2 "Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou juramento... não violará a sua palavra; segundo tudo que prometeu fará."
* Gênesis 21:22-24,31 "Agora, pois, jura-me aqui por Deus que não me mentiras...Respondeu Abraão: Juro...Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porque ali juraram eles ambos."
* Hebreus 6:13-17 "Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo...Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim toda contenda. Por isso quando Deus quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento."

Veja também Gênesis 22:15-19, Gênesis 31:53, e Juizes 11:30-39.

vs.

* Mateus 5:34-37 "Eu porém vos digo: De modo algum jureis: Nem pelo céu, por ser o trono de Deus...nem pela terra...nem jures pela tua cabeça...Seja porém a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno."
* Tiago 5:12 "...não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em juízo."

Quando Jesus Foi Crucificado?

* Marcos 15:25 "Era a hora terceira quando o crucificaram."

vs.

* João 19:14-15 "E era a parasceve[sexta feira] pascal, cerca da sexta hora; e disse aos judeus: Eis aqui vosso rei. Eles porém clamaram...crucificai-o."

Uma defesa ad hoc para esta contradição é que havia dois métodos de contar o tempo. Nunca se mostrou que este seria o caso aqui.7

Devemos Obedecer a Lei?

* I Pedro 2:13 "Sujeitai-vos a toda autoridade humana . . . quer ao rei, como soberano, quer aos governadores."
* Mateus 22:21 "Dai, pois, a César o que é de César."

Veja também Romanos 13:1,7 e Tito 3:1.

vs.

* Atos 5:29 "Importa antes obedecer a Deus que aos homens."

Quantos Animais Haviam na Arca?

* Gênesis 6:19 "De tudo o que vive, de toda carne, dois e cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca."
* Gênesis 7:8-9 "Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara."
* Gênesis 7:15 "De toda a carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca."

vs.

* Gênesis 7:2 "De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea."8

O Homem e a Mulher Foram Criados Iguais?

* Gênesis 1:27 "Criou Deus pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

vs.

* Gênesis 2:18,23 "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só: farlhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea...E disse o homem: Esta, afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada."

As Árvores Foram Criadas Antes dos Humanos?

* Gênesis 1:12-31 "A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie, e árvores que davam fruto cuja semente estava nele, conforme a sua espécie...Houve tarde e manhã, o terceiro dia...Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...Houve tarde e manhã, o sexto dia."

Vs

* Gênesis 2:5-9 "Não havia nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma planta do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Então formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra...E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradável à vista e boa para alimento."9

Mical Teve Filhos?

* II Samuel 6:23 "E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte."

vs.

* II Samuel 21:8 "Mas o rei tomou os dois filhos de Rizpa . . . e os cinco filhos de Mical filha de Saul."10

Quantos Cavalos Tinha Salomão?

* I Reis 4:26 "Tinha Salomão quarenta mil cavalos em estrebarias para os seus carros."

vs.

* II Crônicas 9:25 "Tinha Salomão quatro mil cavalos em estrebarias para os seus carros."

Os Homens de Saulo Ouviram Uma Voz?

* Atos 9:7 "Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo contudo, ninguém."

vs.

* Atos 22:9 "Os que estavam comigo viram a luz, sem contudo perceber o sentido da voz de quem falava comigo."11

(Para mais detalhes sobre esta contradição, com uma análise de lingüística das palavras gregas, veja "Did Paul's Men Hear A Voice?"? por Dan Barker, publicado no The Skeptical Review 1994#1, o texto é em inglês.)

Deus é Onipotente?

* Jeremias 32:27 "Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso haveria cousa demasiadamente maravilhosa para mim?"
* Mateus 19:26 "Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível."

vs.

* Juizes 1:19 "Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro."

Deus Vive na Luz?

* I Timóteo 6:15-16 "...O Rei dos reis e o Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem nenhum jamais viu."
* Tiago 1:17 "Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descende do pai das luzes..."
* João 12:35 "Disse-lhes então Jesus: . . . pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai."
* Jó 18:18 "Da luz o lançarão nas trevas [os ímpios], e o afugentarão do mundo."
* Daniel 2:22 "Ele [Deus] revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." Veja também Salmos 143:3, II Corintios 6:14, e Hebreus 12:18-22.

vs.

* I Reis 8:12 "Então disse Salomão: O SENHOR declarou que habita em trevas espessas." (Repetido em II Crônicas 6:1)
* II Samuel 22:12 "Por pavilhão pôs, ao redor de si, trevas, ajuntamento de águas, nuvens dos céus."
* Salmos 18:11 "Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão."
* Salmos 97:1-2 "Reina o SENHOR, Regozije-se a terra...nuvens e escuridão o rodeiam."

Deus Aceita Sacrifício Humano?

* Deuteronômio 12:31 "Não farás assim ao SENHOR teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses: pois até a seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses."

vs.

* Gênesis 22:2 "Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."
* Êxodo 22:29 "Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas; o primogênito de teus filhos me darás."
* Juizes 11:30-39 "Fez Jefté um voto ao SENHOR, e disse: Se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, quem primeiro na porta de minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto. Assim Jefté foi de encontro aos filhos de Amon...e o SENHOR os entregou nas mãos de Jefté...vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças...ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim ela jamais foi possuída por varão."
* II Samuel 21:8-14 "Porém tomou o rei [Davi] os dois filhos de Rispa...também os cinco filhos de Merabe12...e os entregou nas mãos dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte perante o SENHOR; caíram os sete juntamente. Foram mortos nos dias da ceifa...depois disto Deus se tornou favorável para com a terra."
* Hebreus 10:10-12 "...temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas... Jesus, porém, tendo oferecido para sempre, um único sacrifico pelos pecados, assentou-se à destra de Deus."13
* I Corinthians 5:7 " . . . Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado."

Quem Foi o Pai de José?

* Mateus 1:16 "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus."

vs.

* Lucas 3:23 "Ora tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli."14

***

Este capítulo foi inicialmente impresso como um "não-trato", uma versão dos livres pensadores de um trato (não proselitista). Desde que ele foi publicado pela primeira vez, eu tenho recebido diversas respostas de Cristãos que pensam que essas contradições são triviais ou facilmente explicáveis. Embora nenhuma "explicação" tenha sido convincente. A maioria deles fazem suas "lições de casa", inventando defesas imediatas sobre o que a bíblia "poderia querer dizer", ou divisando explicações criativas que na verdade pioram o problema. Por exemplo, um Cristão, concordando com Eusébio, explicou que "Não deverás levantar falso testemunho" não proíbe mentiras, e que Deus na verdade quer digamos falsidades se isso favorecer o reino dos céus.

Muitas das tentativas de defesa são argumentos do silêncio. Alguns defensores afirmam que uma vez que o escritor de João não diz que não houve mais mulheres que visitaram a tumba com Maria, então é errado acusá-lo de contradizer os outros evangelistas que dizem que havia um grupo de mulheres. Mas este é um não-argumento. Com esse tipo de raciocínio, eu poderia dizer que as pessoas que acompanharam Maria à tumba incluíram Madre Tereza, Elvis Presley e Paul Bunyan. Já que o escritor de João não exclui especificamente essas pessoas, então não como provar que isso não seja verdade - se tal lógica frágil for válida.

Todas as contradições acima foram cuidadosamente estudadas, e quando necessário a línguas originais foram consultadas. Embora seja sempre sábio considerar as línguas originais, por quê isso seria necessário com a "palavra de Deus"? Uma divindade onipotente, onisciente, deveria fazer sua mensagem, de suma importância, inequivocamente clara para qualquer um, em qualquer lugar, em todas as épocas. Ninguém deveria ter de aprender uma língua morta para obter a mensagem de Deus, especialmente uma língua antiga sobre a qual há muita discordância entre peritos. Se as traduções para o Inglês são falhas ou imprecisas, então Deus falhou em passar sua mensagem para os que falam tal idioma. Um fundamentalista de verdade deveria considerar a versão inglesa da bíblia tão perfeita quanto a original, pois se admitirmos que o erro humano seja possível em uma tradução, então teria sido igualmente possível na escrita original. (Alguns fundamentalistas afirmam que a "King James Version" é perfeita. Um pastor supostamente disse, "Se a 'King James Version' foi boa o suficiente para o Apóstolo Paulo, então é boa o suficiente para mim.") Se algum contradição existe em Inglês, então a bíblia é contraditória.

A lista acima de trinta e três contradições é uma porção muito pequena das milhares de discrepâncias bíblicas que foram catalogadas por literatos. Veja "Leave No Stone Unturned" ("Não Deixe Nenhuma Pedra Sem Virar") para dezessete contradições adicionais, específicas sobre a ressurreição de Jesus. Uma publicação mensal, "Biblical Errancy" ("Desvio Bíblico"), é inteiramente dedicada a esse assunto (publicada por Dennis McKinsey, 3158 Sherwood Park Drive, Springfield OH, 45505).8 Mesmo se algum defensor da bíblia fosse eliminar todos as contradições acima (e ninguém chegou perto), nós estaríamos ainda apenas arranhando a superfície. A bíblia é um livro falho. Extraído de Losing Faith In Faith: From Preacher To Atheist, Capítulo 23 © Copyright 1992 de Dan Barker. Todos os Direitos Reservados.

Notas dos Tradutores

1 - Neste trecho percebemos claramente como o Novo Testamento insita o ódio aos judeus. Nele percebemos que quando os judeus são bons com Cristo, estes são chamados de "povo de Deus", quando são maus são chamados de "judeus" apenas. Esquecem-se porém que Jesus era um judeu, considerado um traidor por seu povo, pois profanava o que eles tinham como sagrado. Muitos cadáveres do holocausto foram culpa de trechos como este. Voltar

2 - Neste trecho particularmente, percebe-se um erro de cálculo geométrico. Para o objeto aqui descrito ter tais medidas seria necessário que o valor de PI, que é a razão do diâmetro de um circulo para sua conferência, fosse de 3,0 e não de 3,14 como teimam em dizer as leis da matemática e da geometria. (Análise completa, pode ser vista em http://www.geocities.com/gilson_medufpr/literal.html). Voltar

3 - Pois conhecemos muito bem a história, mesmo que a mesma não tenha sido citada nem registrada em qualquer documento além da Bíblia, o que leva a crer que tal evento nunca ocorreu (Vide http://www.geocities.com/gilson_medufpr/literal.html).

4 - Vemos neste trecho claro conteúdo político, o que é muito comum no velho testamento.

5 - Uma observação que também vale a pena registrar é acerca do primeiro versículo da bíblia onde se lê: "No princípio, Deus criou os céus e a terra." A palavra hebráica que se refere a Deus usada na bíblia original é "elohim" que na verdade é o plural de Deus, a tradução correta seria "No princípio, os Deuses criaram os céus e a terra."

6 - Na Bíblia usada no Brasil, em I João 5:7 lê-se "E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade". A versão apresentada no texto é a tradução da "King James Bible", usada nos EUA.

7 - Fato que também vale comentar é que Jesus foi pregado nos pulsos, pois as mãos simplesmente rasgariam com o peso de Cristo, e a Cruz que todos conhecemos na verdade mais provavelmente era apenas um tronco, sem aquele pedaço de madeira pregado de forma horizontal, isto se diz pois era assim que tradicionalmente os criminosos eram crucificados.

8 - Perguntinhas bem simples: 1ª - Quando as águas baixaram todos animais foram soltos. Até ai tudo bem, mas e se um tigre por exemplo devorasse uma zebra? Esta seria extinta visto que não teria como reproduzir-se? Ou os animais carnivoros ficaram de jejum? 2ª - Havia dinossauros na arca? 3ª - Se todos os animais do planeta estavam na arca, por quê só existem cangurus na Austrália, zebras e leões na África, pingüins na Antártida, etc? Visto que se a "história" de Noé fosse verdadeira os animais deveriam ser os mesmos em todos os continentes.

9 - Confira em Gênesis 2:16 "Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas." Neste trecho percebemos dois erros: 1° a luz foi criada depois das plantas, que como sabemos morreriam ou congeladas ou mortas por falta de fotossíntese. 2° a lua é vista aqui como um "mini sol" que produz a luz por si. Na verdade a luz da lua vem do sol mesmo. Também percebemos que só astros que são vistos a olho nu são descritos na bíblia, outros planetas e corpos celestes são completamente ignorados pelo livro sagrado. Naquele tempo não havia luneta.

10 - Na Bíblia usada no Brasil, em II Samuel 21:8 lê-se "como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul". A versão apresentada é a tradução da "King James Bible", usada nos EUA.

11 - Na "King James Bible", usada nos EUA, em Atos 22:9 lê-se "but they heard not the voice of him that spake to me" ("mas eles não ouviram a voz daquele que falou comigo"). A versão apresentada é a usada no Brasil.

12 - Na "King James Bible", usada nos EUA, em II Samuel 21:8 lê-se "and the five sons of Michal the daughter of Saul" ("e os cinco filhos de Mical filha de Saul"). A versão apresentada é a usada no Brasil.

13 - Tais versículos deveriam ser censurados, pois além de serem profundamente abomináveis a pessoas mais humanas, são um apelo a rituais satânicos. A bíblia assim o ensina.

14 - Eu não poderia deixar de comentar uma contradição berrante que ocorre em João 20: 1-4. Ao comparar com os outros evangelistas como por exemplo em Mateus 28: 1-5. Eu fique ruborizado de vergonha, e prefiro que você tire suas conclusões por si lendo os mesmos. Lembro a você que a Biblia não foi escrita de uma vez só, mas em partes com diferenças de vários séculos. No caso do Novo Testamento destacamos que o primeiro evangelho a ser escrito foi o de Marcos por volta do ano 70 d.C., aproximadamente quarenta anos após a morte de Cristo. Já o evangelho de João foi terminado por volta do ano 100 d.C. E não se esqueça que esses evangelhos se baseiam em suma maioria nas histórias orais sobre Jesus por pessoas que jamais o conheceram.