Profeta

terça-feira, 6 de julho de 2010

Paralisia do Sono


O pesadelo, por Henry Fuseli (1781), uma das representações da paralisia do sono na cultura popular.
Paralisia do Sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.
Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.
Com freqüência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.
Sintomas
Os sintomas da paralisia do sono incluem:
Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.
Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o. Há também pessoas que relatam terem saido do corpo, ou até "flutuar".
Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.
Possíveis Causas
A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já sugeriu-se que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.
Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.
Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:[1]
• Dormir de barriga para cima
• Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono
• Stress elevado
• Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
• Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio. A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido.
• Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas
• Uso recente de drogas alucinógenas
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono
Leia a seguir um relato simples, mas típico de alguém que experimenta freqüentemente essa sensação estranha.

De repente eu noto que estou parcialmente acordado, posso ouvir ruídos,tento falar, mas não consigo mover absolutamente nenhuma parte do meu corpo. Infelizmente, eu sei que se conseguir entrar em sono profundo de novo, tudo fica bem, mas há um sentimento de pânico completo de que se eu fizer isso eu morro e é por puro esforço mental que eu me faço acordar - me sentindo exausto pelo esforço.

Embora a paralisia do sono seja conhecida há muitos anos, existe muito pouca pesquisa sobre ela. Por exemplo, há evidências de que pessoas que sofrem de paralisia do sono são bem ajustadas psicologicamente, e não há nenhuma evidência de patologia ou doença associadas a ela.
Um estudo japonês descobriu que 40% das pessoas alegavam tê-la experimentado e os investigadores desenvolveram uma maneira de induzir a paralisia no laboratório. Em alguns experimentos, descobriu-se que 35% das crianças e 47% dos adultos relatavam tê-la experimentado, e a proximidade com os números deles nos dá maior segurança. Entretanto, há muito poucos estudos e não sabemos ao certo quantas pessoas têm essa experiência, quem a tem, sob que circunstâncias ou o que pode ser feito para estimulá-la ou impedi-la. Até agora coletamos aproximadamente cem descrições dessa experiência e alguns achados notáveis estão começando a emergir. Há determinadas características que surgem repetidas vezes. Por exemplo, existem os estranhos ruídos de pessoas se lamentando, ou sons que parecem provir e máquinas ou murmúrios. Um descreveu "gritos altos e gargalhadas agudas" e outro disse "escutei um ruído retumbante em minha cabeça: como se fosse devido a alta pressão sangüínea". E existem as vibrações. As pessoas as descrevem de muitas maneiras diferentes, mas estão obviamente tentando descrever a mesma idéia quando falam de sacudir ou vibrar. Um indivíduo diz que "era como se meu corpo inteiro vibrasse em alta freqüência e eu sentia até os meus dentes vibrarem junto". Outro diz que "uma estranha vibração profunda tomou o meu ser e literalmente me virou do avesso". Uma outra mulher descreveu assim a pior de suas muitas experiências de paralisia do sono: Eu acordei e vi um vulto alto e preto no pé de minha cama puxando meus pés pelas cobertas. Eu o sentia me puxando da cama e consegui gritar por entre os dentes cerrados, soando mais como o relinchar de um cavalo aterrorizado do que como um ser humano. Desta vez meu marido ouviu, se inclinou e bateu no meu ombro dizendo "cala a boca". Aí eu acordei de fato.
Sabe-se que a sensação de presença pode ser criada estimulando os lobos temporais do cérebro. Eles estão acima das orelhas em ambos os lados do cérebro e lidam com a integração entre memória e experiência, com a imagem do corpo e muitas outras funções. Epilépticos freqüentemente têm o foco dos seus ataques nesta área do cérebro. Estimular o lobo temporal (por exemplo, com eletrodos ou com campos magnéticos) pode causar experiências de projeção astral, experiências místicas, sensações de flutuar e voar e também a sensação de que há alguém com você - mesmo que você não possa ver nada. O lobo temporal é especialmente ativo durante certas fases do sono e assim pode haver uma conexão aqui com a paralisia do sono. Algumas pessoas também têm lobos temporais muito mais instáveis do que outras. O que é chamado de "instabilidade do lobo temporal" pode ser medido, e as pessoas com altos graus nessa escala (com os lobos temporais instáveis ou altamente ativos) tendem a ser mais artísticas. Relatam mais freqüentemente experiências de déjà vu, místicas, mediúnicas e de projeção astral, e têm mais freqüentemente amigos imaginários na infância. Ainda não está claro qual a conexão com paralisia do sono ou se os fenômenos do lobo temporal podem ser responsáveis pela sensação de presença e pelas criaturas estranhas. Uma pergunta fascinante surge aqui. A pessoa está realmente acordada, com os olhos abertos, olhando de fato para o quarto e tendo uma alucinação a respeito da criatura? Ou é tudo sonho? O fato de que as pessoas parecem ver seus quartos normalmente e podem ouvir ruídos na rua ou no rádio sugerem que estão acordados, mas elas ainda pode estar com olhos fechados e tendo uma alucinação da cena inteira - o quarto incluído. Está aqui um caso para ilustrar o problema.
Uma mulher de Middlesex contou sua primeira experiência de 53 anos atrás quando tinha 17 anos e era uma enfermeira em período de experiência na primeira jornada do turno da noite.

Naquela noite em especial eu fui para o banheiro da equipe de funcionários às duas da manhã e me aconcheguei em uma cadeira confortável pelas duas horas a que tinha direito. Para mim sempre foi difícil relaxar o suficiente para dormir mas eu conseguia tirar umas sonequinhas. Entretanto, nesta ocasião eu dormi. Eu acordei com a luz sendo ligada e pela Irmã da noite chegando com a consultora sênior. Para meu horror eu era incapaz de mover-me ou falar enquanto elas cruzavam o quarto para discutir sobre um paciente. Naquela época as enfermeiras que estivessem sentadas sempre se levantavam quando um médico ou funcionário mais velho entrava no recinto. Por isso fiquei realmente tomada de pânico,mas elas aparentemente não me notaram e logo saíram do quarto. Quando eu dei por mim, estava acordando sacudida por um colega que disse que era hora de voltar ao serviço. Quando eu cheguei na sala de trabalho eu estava tremendo e me desculpei com a Irmã e expliquei sobre a paralisia. Houve um silêncio de espanto e de repente ela sorriu e disse que ninguém tinha ido ao quarto enquanto eu estava dormindo e que o que eu tinha experimentado era provavelmente a Paralisia das Enfermeiras da Noite.
Lutar contra a paralisia parece apenas piorá-la, e tentar respirar mais fundo faz você sentir-se como se estivesse sendo sufocado (é melhor deixar em paz seu controle respiratório automático nesse estado) e tentar gritar no máximo lhe causará uma garganta doendo. Se você conseguir relaxar, a paralisia se dissolverá por si só em alguns segundos ou minutos. Entretanto, para muitas pessoas esse conselho é totalmente irrealista. Elas estão com tanto medo que relaxar está completamente fora de cogitação. E de fato para algumas pessoas parece que simplesmente não funciona. Para elas, parece que a melhor maneira é tentar, com muito cuidado, mover apenas uma coisa. Algumas crianças dizem que aprenderam a dobrar o dedo mínimo, ou um dedo do pé. Outros tentaram mover o nariz ou piscar com força. Por isso, se você não conseguir relaxar, tente deixar todo o resto parado e se concentrar em um pequeno movimento.








5 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria, eu tinha isso, mas agora parou um pouco, mas às vezes volta, vou falar uma coisa: é aterrador, dá a impressão que a gente vai morrer.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, eu nunca tive isso, mas minha esposa já, hahahahaha .
    Ela acorda falando coisas estranhas hahaha, mas agora já sei o que é ...

    O post é grandão mas bem interessante .

    Aparece no meu blog, atualizei .

    ResponderExcluir
  3. É MUITO IRADO JA TIVE 7 EXPERIENCIAS...

    O MEDO O PANICO AS ALUCINAÇOES SAO COISAS INCRIVES MAIS É SO COLOCA NA CABEÇA QUE NAO É REAL I CURTI A PARALISIA...

    ResponderExcluir
  4. Eu tive isso, e ja consegui sair um pouco do corpo, mais o medo me dominou pois uma Terrivel voz gritava no meu ouvido, claro que tudo isso é apenas alucinações...

    ResponderExcluir
  5. eu tenho isso a cada noite, sinto algo me arrastar, colocando as mãos no meu peito, parece que não quer me deixar acordar... vozes dizendo no meu ouvido " vamos "
    já me acostumei com isso, vejo as coisas multiplicadas de cada cores diferentes
    consigo ver através de algumas coisas
    E consegui ver no escuro, uma visão perfeita
    a respiração diminui, assim como os batimentos cardiacos, só tendo o controle dos olhos... um tipo de Gen

    ResponderExcluir