Profeta

quinta-feira, 22 de julho de 2010

POLITICA X COPA 2014




O BNDES anunciou que vai liberar dinheiro para a reforma e construção da grande maioria dos estádios da Copa do Mundo.
Dinheiro público será empatado em gigantescos “Elefantes Brancos” espalhados por locais em que o futebol de verdade só é conhecido pela televisão.



Não há dúvidas de que o próximo passo será uma composição que beneficiará os estádios privados, tornado o escândalo ainda maior.
Os responsáveis por mais este assalto são os mesmos.
o Brasil, a corrupção parece não ter fim. Em todas as esferas dos poderes existe corrupção. Seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário. O povo brasileiro já não acredita que esta situação possa mudar. Existe uma cultura arraigada nas instituições que abrangem os três poderes. Até quando o Brasil vai suportar tanta corrupção? esta é a pergunta que o povo brasileiro vive fazendo. O Brasil é um país de gente pacata, de gente que acha ser a esperança a última que morre. Só que enquanto o povo pensa assim, os corruptos desviam milhões e milhões dos cofres públicos e nada acontece com eles. enquanto isso o povo sofre com a miséria, a violência, a falta de educação, doenças e tudo de ruim que uma nação possa sofrer,
Mas o maior dos culpados é um Ministro de Esportes sem pudor, caráter ou comprometimento com o País.
Pertencente a um partido de corruptos, que se utilizam da bandeira do comunismo para enganar aqueles poucos que ainda acreditam na idéia.
Todos eles, é claro, beneficiados pela política de fechar os olhos para a locupletação, em busca de apoios políticos, de um presidente prá lá de sem vergonha.
Que trocou o apoio popular, que o sustentou e guiou pela mão até o Palácio do Planalto, pelas execráveis alianças com bandidos conhecidos, como Sarney, Collor, Renan e Dirceu.
A farra está apenas começando.
O pior acontecerá em 2014.
Mesmo com a Rede Globo escondendo, haverá locais não comprometidos, em que tudo será mostrado.
Nosso dinheiro, mais uma vez, irá para o ralo.
Mesmo assim, continuamos votando nesta gente.
Uma vergonha.


Em menos de um ano de sacanagem em que os sanguessugas travestidas de executivos bem sucedidos e uma sacanagem com o povo brasileiro - os custos com os estádios que receberão os jogos da Copa já aumentaram R$728 milhões.
Segundo o presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, o Brasil terá graves problemas de cronograma.
O detalhe é que este é um aspecto ainda mais grave do que o aumento dos custos dos estádios. Quem explica é o diretor da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo:
“Uma das formas mais manjadas de corrupção em contratações é protelar a concorrência até que o prazo de entrega do serviço ou produto fique tão apertado que se torne impossível de fato realizar uma concorrência.
Como a coisa ou o serviço precisam ser feitos, decide-se então fazer a contratação por “emergência”, ou seja, sem concorrência.
Na contratação por emergência, o sujeito que decide meramente escolhe uma empresa fornecedora e firma o contrato com ela. Assim se fez com as malfadadas obras do Pan-americano do Rio.
Como é que a empresa fornecedora é escolhida?
Bem, como o sujeito que decide faz isso a partir de sua vontade, e como essa vontade pode ser comprada, basta molhar a mão do cara (usualmente, não é um só sujeito, mas uma quadrilha).”

E assim, da mesma forma que foi no Pan-2007 e, com certeza, será nas Olimpíadas de 2016, os safados de sempre preparam a cama de gato para suas estripulias à custa do dinheiro do povo.
Mas, infelizmente, não tenham dúvidas, mais surpresas desagradáveis virão pela frente tanto quanto os gastos aumentarão, estupidamente e descaradamente, de forma gradativa.
Basta lembrar que o repertório de abusos e desfaçatezes para com o povo brasileiro já começara há algum tempo.
Logo após a confirmação do Brasil como sede da Copa, o todo poderoso Ricardo Teixeira, um dos chefes da quadrilha de sanguessugas, dissera que nenhum centavo de verba pública seria posto para se viabilizar os estádios da Copa. Mentira já devidamente desmascarada.
Por fim, o governo brasileiro acaba de selar acordo que isenta totalmente a FIFA e seus parceiros, leia-se grandes multinacionais estrangeiras, de pagar impostos referentes a todos os serviços e produtos ligados ao Mundial de 2014. Mesmo governo que sangra a classe média, ou seja, seu próprio povo, com impostos escorchantes.




Clã Sarney


Por falar em desvio de dinheiro público e sanguessugas, não dá para deixar de lado mais um escândalo desta abominável família que infesta nosso país. É incrível como as expensas da enorme quantidade de abusos ao patrimônio público, os Sarney continuam ilesos.

Desta vez, em obra ligada ao PAC, dentre diversas provas consistentes de corrupção, constatou-se que a empresa ligada aos Sarney não é senão uma empresa de fachada, usada para as fancarias da família e de seus aspones, de capital social ínfimo e sede em uma modesta casa, habitada por um humilde casal, que somente recebe as correspondências do lucrativo negócio.


Revista Carta Capital:Quem vai por limites?

Os interesses da FIFA e do R. Teixeira não são necessariamente os mesmos do país.
Não causará espanto se pelos próximos quatro anos, o presidente da república, independentemente de quem vença as eleições, ficar à sombra dos holofotes de Ricardo Teixeira, chefe da CBF e do COL da Copa de 2014: será ele o imperador do Brasil a palpitar sobre qualquer obra pública relacionada á realização do Mundial.
Amigo próximo do francês Jerome Valcke, poderoso secretário geral da FIFA, com quem está em perfeita sincronia, terá plenos poderes para decidir o que deve ser feito e como. A menos que alguém se disponha a colocar um freio.
Desde o fim da Copa de 2010, na África do Sul, a imprensa noticia amplamente os atrasos do Brasil na organização do evento, e, sobretudo, as acusações da FIFA: de que ‘falta tudo’, disseminadas por Valcke e amplificadas pelo seu aliado ver-amarelo, com quem costuma passear de iate pela costa brasileira. O primeiro, ex-repórter do Canal+, misteriosamente promovido à cúpula d FIFA depois de dar um prejuízo de 90 milhões de dolares à entidade chefiada pelo suíço Joseph Blatter.
Como se fosse o secretário-geral das Nações unidas, Valcke ameaçou punir a França e a Nigéria por ‘ingerência indevida’ do Estado nas questões da bola. Também celebrou a exclusão do Morumbi como ‘uma notíca esplêndida” e apresentou a lista de compras para o Brasil, caso queira obter uma boa avaliação da sua Copa.
“Precisamos construir estádios, estradas o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há número suficiente de hotéis.”
Contrariado, Lula reagiu: “Terminou uma Copa do Mundo na África do Sul, agora já começam aqueles a dizer: “Cadê os aeroportos brasileros? Cadê os estádios? Cadê os corredores de trem? Cadê os metrôs?, como se fôssemos um bando de idiotas que não sabemos fazer as coisas e não soubéssemos definir as nossas prioridades”.
Apesar da rusga, que reverberou na mídia internacional, o governo tem feito de tudo para cumprir as exigêncais da FIFA. Concedeu ao staff da entidde, bem como ás empresas parceiras e aos patrocinadores, um pacote de renúncias fiscais. E tem se esforçado para aprovar leis para flexibilizar o processo de licitação para as obras do Mundial, além de reservar rios de dinheiro para elas.
A Copa de 2010 foi um negócio sem precedentes para a FIFA. A competição na África do Sul rendeu ao menos 3,2 bilhões de dólares à entidade que comercializa o futebol mundial, receita 50% maior que a obtida na Alemanha quatro anos antes, anunciou Valcke. Não por acaso, Blatter rasga-se emelogios ao país que abrigouos jogos. “A África do Sul merece nota 9. A perfeição não existe, sempre há coisa a melhorar. Nove em dez é aprovado com louvor”.A despeito do canto da sereia, os anfirtriões sul africanos tem poucas razões para comemorar. Estima-se que o evento deixou para a eocnomia do país 4,9 bilhões de dólares, equivalente a –% do PIB.
Só que o governo central e as províncias que receberam os jogos tiveram de desembolsar mais de 6 bilhões de dólares em investimentos. No fm das contas, o prejuízo foi de 1,1 bilhão, a ser pago pelos próximos 10 anos, segundo analistas.
A apenas para a construção de cinco estádios e a reforma de outros cinco, foram gastos 2,4 bilhões. Passado o circo da FIFA, diversas arenas, como Green Point, erguido na Cidade do Cabo com a promessa (não cumprida de abirgar o jogo inaugural) terão de ser readequadas para as partidas de rúgbi, o esporte mais popular da África do Sul e correm sério risco de ficar ociosas.
Além disso, pouco legado restou para as cidades sede, nas mais a miséria atinge 60% da população, e a disparidade entre ricos e pobres é semelhane à existente no Brasil, uma das mais altas do mundo. Um dos raros benefícios da Copa foi a oportunidade dada aos brancos de visitar o paupérrimo bairro de Soweto sem serem agredidos pela população negra que lá vive.
O exemplo sul africano deve servir de alerta para o Brasil. Para sediar o Mundial de 2014, estão reservados 24 bilhões de reais entre investimentos federais, estaduais e muncipais envolvidos no evento. A cifra, na verdade, pode ser muito maior. A pedido do Ministério do Esporte e da CBF, A Associação Brasileira de Infraestrutura fez um levantamento ano passado que estima em 100 bilhões de reais a conta do evento.
A julgar pelo mal exemplo do Pan Americano de 2007, sobram desconfianças. Orçado inicialmente em 400 milhões de reais, o pan terminou com um gasto público superior a 4 bilhões de reais e uma avalanche de denúncias de superfaturamento e corrupção. Além disso, os investimentos para a Copa tem de seguir a cartilha do COL, no qual Teixeira reina absoluto. O seleto grupo, que presta conta somente á Fifa, não possui nenhuma representação da sociedade civil ou do poder público, fato inédito nas edições do Mundial.
Se na África do Sul o COL possuia centenas de integrantes, no Brasil é um grupo de apenas seis pessoas. Na presidência, Teixeira, que completará 25 anos no comando da CBF em 2014 e foi indicado por 13 crimes nas CPIs do futebol Em 2001, foi condenado por sonegação fiscal pela 22ª Vara Federal do RJ. O episódio, conhecido como voo da muamba, parece tragicômico. Após a vitoria na Copa de 1994, Teixeira tentou entrar no território ancional sem passar as bagagens da delegação pela alfandega.
Os fiscais da Receita encontraram 13 toneladas de mercadorias importadas, incluindo máquinas de chope para cervejaria que o dirigente possui no Jockey Club do Rio. A imprensa suíça também noticiou que Teixeira teria recebido propinas da ISL, empresa que negociava os contratos d emarketing e direitos de tv em nome da FIFA até 2001, quando quebrou. O dinheiro, num total de 2,5 milhões de francos suíços, teria sido depositado na conta da Benfor Investments, que o próprio Teixeira admitiu ser sócio, jutamente com o genro João havelange, em entrevista ao jornalista Jean François Tanda.
O Comitê da Copa de 2014 é composto ainda por Joana havelange, filha de Teixeira, nomeada secretária-executiva. A diretoria jurídica ficou a cargo de Francisco Mussnich, advogado número 1 de Daniel Dantas e companheiro de Veronica, a irmã do banqueiro condenado a 10 anos por corrupçaõ ativa. Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF atua na mesma função no Comitê .
O arquiteto Carlos de laConte, que assessoria o Ministério do Esporte 2002 para projetos de centros esportivos, tornou-se o consultor de estádios. Na diretoria financeira, Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central e administrador do patrimônio pessoal de Teixeira. É tudo.
Na avaliação do deputado federal Silvio Torres, o governo federal demorou demais para tomar as rédes do processo. “Esse comite impos o que quis até agora.” Para evitar a repetição das maracutaias do pan, o parlamentar aposta no trabalho de uma rede de fiscalização montada por deputados, senadores e representantes dos tribunais de contas. “Só precisamos ter a garantia de acesso á informação”.
O assessor especial de futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, minimiza a importância da ausência do poder público no COL. Cada país tem características próprias e uma maneira de agir. No Brasil, o comite é uma entidade privada, um berço da FIFA. Mas o governo federal também tem um grupo interministerial, que dialoga muito bem com o COL e os comites regionais”.
De acordo com Rocha, as discordâncias com Vackke são pontuais. “Dizer que falta tudo
é descabido. Talvez ele não conheça a estrutura do Brasil, Temos uma boa rede hoteleira e um excelente quadro de tele comunicações, tanto que somos o segundo país que mais acessa internet no mundo. Os principais gargalos são os aerportos, o que já era um consenso e a readequação e construção de estádios para a Copa.
De acordo com um estudo divulgado recentemente pelo Ipea, das 12 cidades sedes, 3 aeroportos operando no limite da capacidade máxima, e, em alguns casos, estão ‘beirando o colapso operacional” Para equacionar o problema, o presidente Lula deve anunciar, na segunda-feira, um investimento de 5,2 bilhões de reais, garantido com recursos de orçamento da União.
Quanto ao PAC da Mobilidade, especialistas mostram-se preocupados com as obras de VLT em Manaus e Brasília e o monotrilho de SP, que demandam um tempo maior de construção e ainda não foram licitados. ” O grosso do investimento do PAC são os corredores de ônibus de alto desempenho, que podem ser finalizados entre 2 e 3 anos, diz Marcos Filho, presidente da Associação nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Em relação aos estádios, causa preocupação a Arena das Dunas, em Natal. Com investimento previsto de 400 milhões de reais a licitação da PPP não virá á mesa antes de agosto. Também está com problemas gravissimos a Arena da Baixada, de Curitiba, que, a exemplo de Natal, corre o risco de ser excluído por falta de garantias financeiras.


Copa de 2014 - BRASIL!!!!!

Tudo muito bem, tudo muito bom. o Ricardo Teixeira deu uma declaraçâo que iria ter que usar 12 estadios pra copa, sendo que pelo menos 6 teram que ser construido do do zero.
Ai descobri que na Copa da Alemanha, 45% do dinheiro necessario para essas construçâo veio do governo e das prefeituras. Na Euro de Portugal, 55%.
O detalhe, a construçâode um estadiospra 40000 pessoas ( o minimo pra uma copa ) custa 100 MILHOÊS de reais. Se quiser construir 6, serâo 600 MILHOES de reais gastos na contruçâo dos estadios desse montante, uns 300 mil deverao vir do governo.

Tirando que vai ter que gastar com mais trocentas outras coisas…
Tudo bem, assistir um jogo de Figo, Zidane, Ronaldinho, Henry e etc nao tem preço mas será que vale a pena?
Talvez o melhor seria se a copa fosse no Paraguay, que é aqui pertinho, da pra viajar e passar umas semaninhas lá, assistir o jogo, e deixar o prejuizo pra eles…
Perguntinha boba que nâo quer calar, quanto será que deve custar pra construir uma escola???




  1. Ótima notícia para governantes, senadores, deputados, vereadores, CBF, empreiteiras... Com tantos males sociais suplicando por investimentos, iremos desembolsar valores exorbitantes para tornar os envolvidos nessa Copa mais ricos.:irado:
    Tenho certeza que apesar de todos os problemas, a Copa será um sucesso... varreremos a pobreza e a violência para debaixo do tapete. :aiai:
    E ainda pagaremos a conta duas vezes... ingressos por um preço absurdo devido à escassez pois grande parte desses estarão nas mãos dos políticos e de seus convidados. :mal:

    A farra do Mundial de 2014 continua a todo vapor, porém, muitas de suas ações ocorrem na surdina.
    Enquanto se discute quais estádios deverão ser utilizados no Mundial, outros gastos vão sendo escondidos, sem que a grande imprensa leve ao público estas informações.
    Mas não por aqui, local em que a fiscalização será sempre intensa.
    O Ministério do Esporte, comandado pelo comunista (?) Orlando “Tapioca” Silva Junior dispensou uma licitação para a contratação da empresa CALANDRA SOLUÇÕES LTDA, que realizará, segundo o Diário Oficial, o “indispensável” serviço de “solução de Gestão de informação e participação colaborativa que será adotada para acompanhamento e controle do Plano Diretor da Copa 2014”.
    Cobrará a módica quantia de R$ 1,45 Milhão.
    Pagos pelo nosso bolso, é claro.
    Confira abaixo o teor de mais um assalto público.
    Ministério do Esporte
    SECRETARIA EXECUTIVA
    EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 4/2010

    Nº Processo: 58701000725201061 .
    Objeto:
    Contratação dos serviços de implantação da solução de Gestão de informação e participação colaborativa que será adotada para acompanhamento e controle do Plano Diretor da Copa 2014.
    Total de Itens Licitados: 00001 .
    Fundamento Legal: Artigo 25, inciso II, da Lei 8.666/93 .
    Justificativa: Conforme documentos apensados aos autos do Processo. Declaração de Inexigibilidade em 29/06/2010 .
    JOSÉ LINCOLN DAEMON . Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração . Ratificação em 30/06/2010 .
    WALDEMAR MANOEL SILVA DE SOUZA . Secretário Executivo . Valor: R$ 1.457.400,00 .
    Contratada CALANDRA SOLUÇÕES S.A. . Valor: R$ 1.457.400,00
    (SIDEC – 05/07/2010) 180002-00001-2010NE900051


    Designer dos EUA descreve logo da Copa 2014 como um pesadelo

    Do UOL Esportes

    Flavia Perin
    Em São Paulo


    Foram necessárias apenas duas horas e meia para que um designer norte-americano que mora em Nova Jersey e se auto-rotula como “um texano teimoso” e “futboler” criasse uma nova versão do logo da Copa de 2014. Felix Sockwell publicou em seu blog que pretende vir ao Brasil para a Copa do Mundo com seu vizinho Marco, mas que o nosso logo oficial é um pesadelo.
    Fã da seleção canarinho e companheiro de bola de brasileiros, Sockwell disse ao UOL Esporte que “o Brasil não respeita os bons designers gráficos”. “Quando os Estados Unidos sediaram a Copa de 1994, contrataram Woody Pirtle, da Pentagram, para criar o design. E adivinhem... Foi excelente. Ainda é o maior registro de vendas numa Copa do Mundo”, destacou.
    Em tom bem-humorado, o diretor de arte – que acumula experiência em grandes agências de publicidade como DDB, The Richards Group e Ogilvy – mapeou os pontos críticos da marca oficial da Copa de 2014, que tantas polêmicas tem motivado desde que foi lançada. Para ele, a ideia parece “OK”, já a execução é gravemente deficiente e as proporções do troféu não foram corretamente elaboradas.
    Sockwell afirma que esteticamente as mãos do desenho não parecem humanas, que mais lembram a forma de sapos. Além disso, ele argumenta que o fato de os dedos estarem grudados pode gerar problemas de impressão em tamanhos menores.
    Sobre o “2014” inserido no logo, questiona: “Os números aqui? Por quê? E por que em vermelho?” Ele ressalta que seria melhor empregar apenas duas ou três cores, e não adicionar uma quarta. “O Brasil é verde, azul e amarelo. Tirem o vermelho.”
    As graduações de cor (tons entre verde e amarelo no topo da taça) também são desnecessárias, na sua opinião: “Gradientes não produzem bem em uma cor, especialmente sobre pano, couro e superfícies ásperas. É melhor mantê-las [as tonalidades] simples.” Segundo o designer, quanto mais simples, mais se enfatiza o aspecto tridimensional.

    Nunca vi um símbolo tão adequado pra um evento como esse logotipo da copa 2014:
    Todos metendo a mão!
    ou???

    A coisa começa preocupante, já desde o símbolo: três neguinhos metendo a mão na taça. Isso da uma ideia do que vai acontecer com as verbas públicas envolvidas.
    Considerando que nossos principais campos para a prática do futebol estão em estádios total de abandono, eles foram apelidados de Morumbichado, Arena da Baixaria, Beira Lixo, Maracanão, Mané Garrancho, Miniareião, Arruidão.
    E o próprio Ricardo Tenxeiro de Trambique, Persistente da CBF Confederação Brasileira de Fracassos, admite que será difícil superarmos as dificuldades de infraestrutura:
    -Os aeroportos brasileiros são bons, pena que são lugares que não dá para ir de avião.
    Quanto ao futebol em si, só se fala em renovação, que deveria começar com o próprio Ricardo de galinha e presidência não fazem a ninguém, que está há 20 anos à frente da CBF e até hoje não entrou lá para trabalhar.

Um comentário: