Afirmar que, se Deus é único então a religião também é apenas uma (com as suas diversas expressões humanas e culturais) é algo que suscita várias objecções. A maioria destas sustenta que as leis e ensinamentos reveladas em cada religião são tão diferentes entre si que dificilmente se poderia conceber alguma espécie de reconciliação. Trata-se de um argumento compreensível se pensarmos na confusão que por vezes se cria em torno do significado da palavra "religião".
O engano mais comum sobre religião é que o cristianismo é apenas mais uma religião como o islamismo, judaísmo, hinduísmo, etc. Triste dizer que muitos que afirmam ser seguidores do cristianismo praticam o cristianismo como se fosse apenas uma religião. Para muitos, o cristianismo não é nada mais do que um simples conjunto de regras e rituais que uma pessoa tem que aderir para poder ir ao céu depois da morte. Isso não é cristianismo verdadeiro. Cristianismo verdadeiro é ter um relacionamento com Jesus Cristo. Cristianismo verdadeiro não é uma religião, mas sim ter um relacionamento correto com Deus ao receber Jesus Cristo como o Salvador-Messias, através de graça pela fé. Sim, o Cristianismo tem suas “regras” a serem seguidas (ex: não matarás, ame uns aos outros, etc.). No entanto, esses rituais e regras não são a essência do Cristianismo. Os rituais e regras do Cristianismo são o resultado da salvação do cristão. Quando recebemos salvação através de Jesus Cristo, somos batizados como uma proclamação da nossa fé. Participamos da santa seia como uma lembrança do sacrifício de Cristo. Seguimos uma lista de “faça” e “não faça” por amor a Deus e gratidão pelo que Ele fez por nós e também como resultado da influência do Espírito Santo habitando em nossas vidas.
O engano mais comum sobre espiritualidade é que há várias formas de espiritualidade, e todas são igualmente válidas. Meditar ao manter seu corpo em posições estranhas, conversar com a natureza, procurar ter uma conversa com o mundo espiritual, etc, pode até parecer “espiritual”, mas são na verdade espiritualidade falsa. Espiritualidade verdadeira é possuir o fruto do Espírito Santo de Deus como resultado de receber salvação através de Jesus Cristo. Espiritualidade verdadeira é o fruto que o Espírito Santo produz na vida de uma pessoa: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Espiritualidade é tornar-se como Deus, que é Espírito (João 4:24), e ter nosso caráter moldado de acordo com a Sua imagem (Romanos 12:1-2).
O que religião e espiritualidade têm em comum é que os dois podem ser falsos métodos de ter um relacionamento com Deus. Religião tende a substituir a observância fria de rituais por um relacionamento genuíno com Deus. Espiritualidade tende a substituir conexão com o mundo espiritual por um relacionamento genuíno com Deus. Os dois podem ser, e geralmente são, caminhos falsos a Deus. Ao mesmo tempo, religião pode ser de grande valor no sentido de que aponta ao fato de que há um Deus, e que vamos ter que, de alguma forma, prestar contas a Ele. O único valor verdadeiro da religião é a sua habilidade de afirmar que temos falhado e que precisamos de um Salvador. Espiritualide pode ser de grande valor ao demonstrar que o mundo físico não é só o que existe. Seres humanos são não só materiais, mas também possuem uma alma-espírito. Há um mundo espiritual ao nosso redor do qual devemos estar cientes. O valor verdadeiro de espiritualidade é que ela aponta ao fato de que há algo e alguém mais do que o mundo físico que não devemos ignorar.
As diferenças apontadas surgem tanto em aspectos doutrinários, como em aspectos sociais. Começando por estes últimos, podemos perceber que as leis religiosas que abordam aspectos práticos das sociedades se referem a temas como higiene, vestuário, medicina, alimentação e actividades laborais e económicas. As leis que abordam estes aspectos devem sempre ser consideradas em função das envolventes culturais em que surgiram as diferentes religiões. Actualmente muitas destas expressões culturais e religiosas estão num considerável estado de fluidez devido às pressões resultantes da integração planetária. Para um observador atento e equidistante, não faz sentido considerar as práticas ou rituais como o propósito essencial da religião; isso seria confundir os aspectos eternos com os aspectos efémeros de uma religião.
Quanto às diferenças doutrinárias são, na verdade, diferenças entre modelos teológicos. Tratam-se de interpretações dos textos sagrados que - na ausência de uma autoridade institucional inquestionável - reivindicam um controlo exclusivo sobre a interpretação da Vontade Divina. Os efeitos práticos da maioria destes modelos de interpretação resultam no desencorajar da actividade intelectual, no focar de atenção em rituais minuciosos e no estimular do preconceito religioso contra os que não seguem o mesmo caminho dos auto-proclamados lideres religiosos. Independentemente do valor dos ensinamentos originais que lhe estão subjacentes, conceitos como ressurreição física, paraíso para satisfação de prazeres carnais e fantásticas reencarnações panteístas constituem hoje barreiras que provocam tensões e conflitos num tempo em que a terra se tornou um só país e os seres humanos devem tornar-se os seus cidadãos.
Por que a gente nasceu? O que existe depois da morte? Qual é o sentido da vida? Quem sou eu? É, não é tarefa nada fácil responder a essas questões, e é por conta disso que há milênios os homens desenvolveram diferentes crenças para conseguir entender esses e outros mistérios da vida.
Diante dos fenômenos da natureza, os primeiros homens já desenvolviam cerimônias para se ligarem ao sobrenatural. Daí vieram as religiões, palavra que, aliás, vem do latim religare, que quer dizer “religar”, “juntar”. Ou seja, é aquilo que liga o homem a Deus e une aqueles que seguem as mesmas crenças. Seja você católico, budista, espírita ou o que for, o que vale saber é que a religião não é só aquilo em que você acredita, não: é uma parte muito importante da história e da cultura dos povos e ajuda a entender muito sobre eles. É por isso que não existe uma religião certa ou errada, melhor ou pior. O que existe são caminhos diferentes para tentar explicar o que há à nossa volta e que não conseguimos entender. Então, que tal conhecer um pouquinho das religiões mais comuns no Brasil? Assim fica mais fácil respeitar quem acredita em algo diferente de você.
Católicos São mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo! Para eles, Jesus é ofilho de Deus, criador do mundo e veio à Terra para salvar a humanidade. Para isso ele morreu, mas ressuscitou depois de três dias. Sua vida e seus ensinamentos estão reunidos na Bíblia. ACREDITAM: na salvação e na vida eterna no paraíso (ou inferno) depois da morte. Seguem os ensinamentos do papa, cuja autoridade máxima vem diretamente de Jesus, e também cultuam Maria (mãe de Jesus na Terra) e alguns santos, que servem como intercessores entre os humanos e Deus. A missa é a celebração principal dessa religião e seus fiéis costumam frequentar a igreja pelo menos uma vez por semana. Para falar com Deus os católicos rezam. |
A igreja Ortodoxa e a Igreja Católica tiveram uma origem comum , por manter algumas semelhanças . Mas como se dividiram ,também desenveram diferenças .Apesar das semelhanças, as diferenças doutrinárias são profundas, conforme abaixo resumidas.
a - Primazia e infalibilidade papal: A Igreja Ortodoxa não aceita, de forma alguma, tanto a primazia como a infalibilidade do bispo de Roma, o Papa, conforme definido pela Igreja Católica.
b - Espírito Santo: pela doutrina católica, o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho, definido no Concílio de Nicéia, enquanto que, para os ortodoxos, o Espírito Santo só procede do Pai.
c - Juízo particular: a Igreja Ortodoxa não aceita o Juízo particular imediatamente após a morte, como ensina a Igreja Católica, admitindo somente o Juízo Universal; conseqüentemente, a Igreja Ortodoxa não admite a existência do purgatório nem do limbo, bem como não aceita as indulgências.
d - Imaculada Conceição: Nossa Senhora, para os ortodoxos, foi concebida com o pecado original, enquanto que a Igreja católica sempre defendeu o contrário, definido por Pio IX como dogma, em 1854.
Algumas diferenças relativas à liturgia, ao culto, aos sacramentos e à disciplina eclesiástica:
a - Para os ortodoxos, a consagração do pão e do vinho é realizada no Prefácio da Missa, e não no Canon, com as palavras pronunciadas por Nosso Senhor na última Ceia, conforme a liturgia católica.
b - Na Igreja Ortodoxa não há as tradicionais devoções da Igreja Católica, como a comemoração de Corpus Christi, do Sagrado Coração de Jesus, a cerimônia da Via Crucis, o culto ao Imaculado Coração de Maria, Rosário, e outras.
c- Os ortodoxos só aceitam ícones nos templos.
d- Para os ortodoxos, o Sacramento do Matrimônio é ministrado pelo padre, enquanto que para a Igreja Católica, os ministros são os nubentes.
e - Os sacerdotes ortodoxos têm liberdade de optar entre o celibato e o matrimônio, enquanto os sacerdotes católicos são celibatários.
A Missa é um ponto semelhante: em ambas renova-se o sacrifício do Calvário. A Igreja ortodoxa segue a Missa composta por S. João Crisóstomo, portanto válida, embora ilícita, pela separação que há com o Papa.
A relação entre os líderes de ambas, pelo que foi visto em Assis, é cordial. Porém, você pode notar que as diferenças doutrinárias são profundas e que, para suplantá-las, é necessária uma verdadeira conversão.
Nosso Senhor Jesus Cristo, na parábola do Bom Pastor, referindo-se às ovelhas que se encontram fora do seu aprisco, disse: "... é preciso que eu as traga e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (S. João 10, 16).
Com tais palavras Nosso Senhor exprime um desejo ou uma oração para que todos se submetam aos ensinamentos que Ele nos deixou, sob a orientação de um só pastor, Pedro e seus sucessores, e não de vários, ou de quaisquer pastores. Para isso é necessário, antes de tudo, professar a mesma e única doutrina por Ele ensinada. Essa é a única tentativa de união.
Evangélicos Evangélicos Protestantismo Histórico Protestantismo Pentecostal Protestantismo Neopentecostal
Assembléia de Deus* * Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB. Congregação Cristã no Brasil Igreja do Evangelho Quadrangular Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo" Igreja Pentecostal Deus é Amor
MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS NEOPENTECOSTAIS Igreja Universal do Reino de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Apostólica Renascer em Cristo Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
EVANGÉLICOS PELO MUNDO Embora o Brasil seja – de longe – o maior país pentecostal do mundo, o fenômeno não é exclusividade nacional. Por ser o berço desta tradição religiosa, os Estados Unidos ainda concentram a segunda maior massa pentecostal do mundo: quase seis milhões, ou perto de 2% de sua população. Quando se trata de evangélicos de forma geral, os americanos nos superam em larga margem: são 44 milhões nos EUA, contra 27,6 milhões no Brasil. Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia. Na Ásia, os evangélicos representam mais da metade da população da Coréia do Sul, sendo um quarto deles de pentecostais, e também prosperam na Índia (11 milhões, pouco se comparado à maioria hinduísta do país) e na Indonésia (5,3 milhões). Entre os latino-americanos, destacam-se as massas evangélicas da Argentina, com 2,5 milhões de religiosos – quase todos pentecostais – e do México com 2,4 milhões. Toda esta presença internacional tem estimulado muitas das igrejas evangélicas brasileiras a abrir filiais no exterior. A Igreja Universal do Reino de Deus possui sede em todos os continentes do planeta - está em 70 países. A Internacional da Graça de Deus, do telepastor R.R. Soares vai pelo mesmo caminho: já chegou aos Estados Unidos, ao México e ao Japão. E dentre as mais antigas, a Assembléia de Deus possui endereços nas Américas, na Ásia e na Europa
Fontes: World Christian Database, arquivos de VEJA, Essa religião surgiu no século 16, quando o teólogo alemãoMartinho Lutero rompeu com a Igreja Católica e criou oprotestantismo. Entre outras coisas, ele rejeitou crenças como a autoridade do papa e o culto à Maria e aos santos. Em países como o Brasil, as igrejas que descendem daí recebem o nome de evangélicas. Algumas mais famosas são a Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Batista, Presbiteriana e Universal. ACREDITAM: na salvação por meio de Jesus Cristo e no paraíso ou no inferno como vidas após a morte. Os evangélicos se reúnem em cultos no mínimo uma vez por semana. Para falar com Deus eles oram. Por existirem muitas igrejas distintas (também conhecidas como denominações) eles seguem diferentes regras no que diz respeito a roupas e hábitos. Por exemplo, em algumas igrejas mulheres usam apenas saias e cabelos compridos. Enquanto outras são mais modernas e realizam grandes festas e até campeonatos esportivos. |
Budistas A principal diferença do budismo para as demais religiões é que ele não gira em torno da relação do homem com um deus. Essa religião foi fundada no século 6 a.C. na Índia por Siddharta Gautama, conhecido como o Buda, ou o iluminado. Buda não é considerado um deus, mas um homem comum que encontrou o caminho da iluminação. Isso quer dizer que ele chegou a um estado de paz e de plenitude, chamado nirvana, que o permitiu se libertar do ciclo eterno de nascimento, morte e renascimento a que todos os seres estão sujeitos. Para atingir esse mesmo estado, os budistas seguem os ensinamentos de Buda e meditam. ACREDITAM: em quatro verdades essenciais: que a existência é dor; que a dor vem do desejo; que o fim do desejo é o fim da dor; e que a dor só é superada por oito caminhos (da compreensão, do pensamento, da palavra, da ação, do modo de vida, do esforço, da atenção e da meditação). O budismo chegou ao Brasil em 1908, trazido por um grupo de missionários japoneses, e é praticado por 6% da população mundial. |
Judeus A palavra “judeu” vem de Judeia, nome de uma parte do antigo reino de Israel, no Oriente Médio. Foi lá, no século 17 a.C., queAbraão fez uma aliança entre seu povo e Deus, que teria prometido levá-los a Canaã, a Terra Prometida. Durante muito tempo, o povo judeu foi escravo no Egito, até ser libertado por Moisés. Hoje, há 13 milhões de judeus no mundo e 80% deles estão nos EUA e em Israel. ACREDITAM: nos preceitos da Torá, ou Pentateuco, o livro sagrado que contém a vontade de Deus, e acreditam que ummessias será enviado à Terra para salvar a humanidade, mas não creem, como os católicos e evangélicos, que Jesus Cristo seja esse filho divino prometido. Eles não comem determinados alimentos, como carne de porco. Os judeus se reúnem na sinagoga e celebram cultos comandados por um rabino. |
Espíritas Como os católicos e os protestantes, os espíritas também acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas seguem a Bíblia para explicar como funciona o mundo espiritual. Essa crença foi fundada pelo professor francês Allan Kardec. Seus pensamentos foram formulados em 1857 no Livro dos Espíritos. ACREDITAM: que os espíritos nascem e renascem na Terra por várias encarnações até atingirem a perfeição. E que vivos e mortos podem se comunicar por meio de médiuns e, nos centros espíritas, é comum que eles recebam passes de membros mais sensitivos que os harmonizam, removendo as vibrações negativas e substituindo-as por bons fluidos. |
Afro-brasileiros Os negros que vieram para o Brasil durante o período da escravidão na época da colonização trouxeram consigo muitas crenças africanas que acabaram fazendo parte da cultura brasileira, como o candomblé e a umbanda, que são diferentes, mas também possuem algumas similaridades. ACREDITAM: em orixás, que são deuses das nações africanas que criam e governam o mundo por ordem de Olorum, a divindade máxima. Cada orixá domina um elemento da natureza e umsentimento humano. É jogando os búzios que os pais ou mães de santo se comunicam com os orixás. E a Umbanda, criada no Rio de Janeiro no século 20, une crenças e rituais africanos com indígenas e europeus e acredita em entidades guias que são incorporadas por iniciados. |
Vamos fazer uma breve observação sobre alguns dos principais pontos sobre Jesus Cristo, os quais estão em absoluto contraste com o que dizem as demais religiões do mundo.
- Deus deseja desenvolver um relacionamento conosco. Você alguma vez já esteve em um relacionamento no qual sempre teve de tomar a iniciativa? Em geral, esse tipo de relação é muito cansativa e não costuma durar muito. Melhores amigos são aqueles que se curtem tanto a ponto de investirem igualmente parte do seu tempo para desenvolver este relacionamento. Ao contrário das religiões que tentam alcançar seu deus, com Cristo vemos Deus nos alcançando. Jesus Cristo disse porque veio: "para que tivéssemos vida e vida em abundância". Ele veio para dar àqueles que Nele crêem uma vida eterna e Seu lado.
- Jesus afirmou ser Deus. Nenhuma figura-chave de qualquer outra religião no mundo afirmou ser Deus.
- Jesus teve uma vida perfeita e mostrou sua divindade através dos milagres que executou, curando os cegos, acalmando tempestades violentas no mar, ressuscitando pessoas mortas, providenciando, num piscar de olhos, comida para milhares de pessoas. As outras religiões do mundo têm líderes que transmitiram mensagens interessantes, mas nenhum deles demonstrou ter o poder de realizar milagres como Jesus fez. Jesus disse: "Acreditem em mim quando digo que eu estou no Pai e Ele está em mim; ou pelo menos acreditem nas evidências dos milagres por si próprios".
- Em muitas religiões do mundo, as pessoas cometem autoflagelação ou realizam rituais de sacrifício a fim de serem perdoadas por seus pecados.Jesus nos oferece perdão porque, como Deus, Ele pagou por nossos pecados em nosso lugar. "Deus demonstra seu imenso amor por nós nisso: sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós". Na cruz, Jesus carregou todos os nossos pecados e pagou por eles.
- Jesus ressuscitou dos mortos três dias depois da crucificação.. Muitas religiões falam sobre reencarnação. Jesus, em várias ocasiões, contou aos outros que iria ser crucificado, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. Jesus quis provar sua divindade em público, para que não restasse nenhuma dúvida. As autoridades romanas estavam cientes disso, e então colocaram uma guarda romana de 11-14 homens na frente do túmulo de Jesus, e selaram o local com a insígnia romana, alertando as pessoas que não se aproximassem. Ainda assim, três dias depois, o corpo de Jesus desapareceu do túmulo, e Ele apareceu com vida para mais de 500 pessoas. Nenhuma outra religião afirma que sua figura central ressurgiu dos mortos fisicamente, nem sequer declararam que isso iria acontecer com eles.
- A mensagem da Bíblia é única. Não é uma coletânea de idéias poéticas desarticuladas. A Bíblia revela Deus e Seu plano para nossas vidas. Ela registra para nós que alguma coisa na história deu errado e que a relação que tínhamos com Deus foi rompida. Ela nos mostra como podemos restaurar esse relacionamento e que benefícios receberemos ao fazer isso. Para acessar um resumo do que a Bíblia fala sobre esse assunto veja: Conectando-se.
Essas são apenas poucas diferenças a respeito de Jesus Cristo. Para mais informações sobre as demais religiões do mundo, por favor leia o artigoRelacionando-se com o Divino.
Outras religiões pelo mundo:
1. RELIGIÕES:
A. Islamismo
B. Fé Mundial Bahaí
C. Budismo
D. Hinduísmo
E. Judaísmo
2. SEITAS SECRETAS:
A. Cientologia
B. Ordem Rosa Cruz
3. PSEUDOCRISTÃS:
A. Mormonismo
B. Testemunhas de Jeová
C. Adventista do Sétimo Dia
4. ESPÍRITAS:
A. Espiritismo
B. LBV
5. ORIENTAIS:
A. Hare Krishna
B. Meditação Transcendental
C. Igreja da Unificação
6. UNICISTAS:
1. Unicismo
2. Voz da Verdade
3. Igreja Local
7. MOVIMENTO NOVA ERA
A. Vários
CRISTIANISMO BÍBLICO
FUNDADOR:
Jesus Cristo. Fundado por volta dos anos 30-33 d.C na Judéia, região da Palestina (atual Israel).
ESCRITURAS:
A Bíblia escrita originalmente em hebraico e aramaico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento).
DEUS:
O Deus Único é Trino (Um Deus em três Pessoas, não três deuses): Pai, Filho e Espírito Santo. Freqüentemente o título Deus indica a primeira pessoa, Deus Pai. Deus é um Ser Espiritual sem corpo físico. Ele é pessoal e está envolvido com a humanidade. Criou o universo do nada. É eterno, nunca muda. É santo, amoroso e perfeito.
JESUS:
Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. Ele sempre existiu como Deus Filho e não foi criado. É plenamente Deus e plenamente Homem (duas Naturezas Unidas e não Amalgamadas). Como segunda pessoa da Trindade, é igual a Deus Pai e Deus Espírito Santo. Para se tornar humano, foi gerado pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Jesus é o Único caminho para ir ao Pai, a Salvação e a Vida eterna. Ele morreu numa cruz, de acordo com o plano de Deus, como um Sacrifício Completo e expiou os nossos pecados. Ressuscitou dentre os mortos três dias após sua morte, fisicamente imortal. Durante os 40 dias seguintes foi visto por mais de 500 testemunhas oculares. Suas feridas foram tocadas e ele comeu diante dos discípulos. Ascendeu fisicamente aos céus. Jesus regressará outra vez, visivelmente e fisicamente, no fim dos tempos para estabelecer o Reino de Deus e julgar o mundo.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força ou um campo de energia. Ele consola, repreende, convence, guia, ensina e se entristece. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo.
SALVAÇÃO:
A Salvação é obtida pela Graça de Deus e não pelas obras.A Salvação é recebida pela Fé. Basta crer no coração que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou fisicamente, dentre os mortos. Teremos, então, assegurados o perdão e a ressurreição do nosso corpo. Este é o Plano Amoroso de Deus para perdoar os pecadores.
MORTE:
Depois da morte, todas as pessoas esperam o Juízo Final. As pessoas salvas e as perdidas ressuscitarão. Os salvos viverão com Jesus nos céus. Os perdidos, porém, sofrerão o tormento (inferno), a separação eterna de Deus. A ressurreição corporal de Jesus garante aos crentes que eles também terão corpos imortais.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A adoração em grupo, usualmente praticada nas igrejas. Não há cerimônias secretas. O batismo e a Ceia do Senhor (comunhão). Trabalho missionário voluntário. Ajuda aos necessitados: pobres, viúvas, órfãos e oprimidos. Os cristãos crêem que Jesus é o Messias Judeu prometido a Israel no Antigo Testamento. Jesus disse que os seus seguidores seriam conhecidos pelo amor fraternal.
ISLAMISMO:
PROFETA:
Maomé (579-632 d.C). Surgiu por volta de 610 d.C, em Meca e Medina. A sede se encontra em Meca, na Arábia Saudita. As divisões principais: Sunitas e Xiitas.
ESCRITURAS:
Alcorão, escrito em árabe. El Hadith (as palavras e obras de Maomé). A Lei de Moisés, os Salmos e os Evangelhos são aceitos pelo Alcorão. Os muçulmanos, entretanto, os consideram adulterados.
DEUS:
Alá é Deus . Ele revelou o Alcorão a Maomé por intermédio do anjo Gabriel. Alá é um juiz severo e não é representado como amoroso.
JESUS:
Jesus é um dos 124 mil profetas enviados por Deus a diferentes culturas. Abraão, Moisés e Maomé são alguns.Jesus nasceu de uma virgem, mas não é o Filho de Deus sem pecado. Não é Deus. Não foi crucificado (ascendeu ao céu sem ser morto) É conhecido como Messias e Ayatollah (Ayat Allah, sinal de Alá). Jesus regressará no futuro para viver e morrer.
ESPÍRITO SANTO:
O Alcorão se refere a Jesus como o Espírito de Deus. Os eruditos muçulmanos vêem o anjo Gabriel como o Espírito Santo.
SALVAÇÃO:
Os homens são basicamente bons, mas falíveis e precisam de direção. O equilíbrio entre as boas obras e as más determinam o destino eterno: paraíso ou inferno.
MORTE:
Admite a ressurreição dos corpos. Haverá um dia final para julgar e recompensar. O paraíso eterno para aqueles que creram no Islamismo, o inferno para os infiéis que não aceitaram o Islamismo.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Os adeptos são chamados Muçulmanos. Vão às mesquitas (templos) para orar, ouvir sermões e conselhos. Esforço santo para expandir o Islamismo (Jihad). Cinco pilares do Islamismo: confessar que Alá é o único Deus verdadeiro e Maomé o seu profeta, orar cinco vezes ao dia voltado para Meca, dar esmolas, jejuar durante o mês de Ramadã e fazer uma peregrinação a Meca (ao menos uma vez na vida).
FÉ MUNDIAL BAHAÍ
PROFETA:
Mirzá Alí Muhammad (o Bab) e Mirzá Husayn Alí (Bahá'u'lláh). Fundada em 1844 no Irã. A sede se encontra em Haifa, Israel.
ESCRITURAS:
As escrituras de Bahá 'u'lláh e Abdu'-I-Bahá: Kitabi-i-Aqdas e Kitab-i-Lqan. A Bíblia, interpretada espiritualmente, para concordar com a teologia Bahá'i.
DEUS:
Deus é um ser divino incognoscível que se revela através de novas manifestações (líderes religiosos), incluindo, Moisés, Buda, Confúcio, Jesus, Maomé e Bahá'u'lláh.
JESUS:
Jesus é uma das muitas manifestações de Deus. Cada manifestação substitui a anterior, dando novas revelações acerca de Deus. Moisés, que foi substituído por Jesus, que foi substituído por Maomé e mais recentemente pelo melhor Bahá'u 'lláh (Glória de Deus). Jesus não é Deus e não ressuscitou dentre os mortos. Ele não é o único caminho para ir a Deus. Jesus regressou ao mundo na forma de Bahá'u'lláh.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é a energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação. O Espírito da Verdade refere-se a Bahá'u'lla'h
SALVAÇÃO:
Fé na manifestação de Deus (Bahá'u'lláh). A Salvação é obtida pelo conhecimento e prática dos princípios ensinados por Bahá'u'lláh.
MORTE:
Imortalidade pessoal baseada nas boas obras. Haverá recompensas para os fiéis. O céu e o inferno são condicionais.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A fé Bahá'í originou-se como seita islâmica e é severamente perseguida no Irã. Sua crença é que todas as religiões têm a mesma origem, princípios e aspirações. Enfatiza a unidade e a unificação do mundo. Suas reuniões são denominadas assembléias espirituais.
BUDISMO
FUNDADOR:
Buda (Sidharta Gautama). Fundado em 525 a.C, na Índia. Ramo do Hinduísmo.
ESCRITURAS:
O Tupitaka (Os três cestos).
DEUS:
O Budismo de um modo geral, é ateísta. Muitos budistas não crêem num Deus e nem num Ser Supremo. Outros acreditam que Buda seja um iluminado universal com um estado de consciência semelhante a de Deus.
JESUS:
Jesus Cristo é indiferente para o Budismo. Os budistas do Ocidente geralmente vêem Jesus como um homem iluminado.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.
SALVAÇÃO:
O objetivo da vida é o Nirvana, para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento. O caminho Óctuplo é um sistema para impedir que os budistas desejem qualquer coisa.
MORTE:
As pessoas não têm alma e espírito. Os desejos e sentimentos de uma pessoa podem ser reencarnados em outra pessoa. Não há céu nem inferno. Há o Nirvana (libertação final).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O caminho óctuplo recomenda: conhecimento correto, intenção, fala, conduta, esforços corretos, cuidado e meditação. Alguns grupos budistas falam acerca de um Buda eterno (força de vida). Alguns ramos budistas incluem: Zen, Nichiren Shoshu e Budismo Tibetano (ocultista).
HINDUÍSMO
FUNDADOR:
Não há um só fundador. Existem muitas seitas. Seus fundamentos abrangem um período que vai de 1800 a 1000 a.C, na Índia, tendo influência da religião Bramânica.
ESCRITURAS:
Muitas escrituras, incluindo o Bhagavad-Gita (antigo), o Upanishads (mais antigo) e os Vedas (os mais antigos, por volta de 1000 a.C.).
DEUS:
Tudo é Deus (Panteista). Todos somos parte de Deus (Brama). As pessoas adoram manifestações de Brahma (deuses e deusas). As pessoas são deuses, mas não sabem.
JESUS:
Jesus Cristo é um mestre, um guru, o avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho de Deus assim como são os outros. Sua morte não expia pecados e não ressuscitou dentre os mortos.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.
SALVAÇÃO:
Libertação do ciclo de reencarnação. Recebida através de ioga e meditação. Pode-se ter muitas vidas. A salvação final é uma união com Brama.
MORTE:
A reencarnação a um estado melhor (Carma bom) se a pessoa se portou bem. Se portou-se mal, pode voltar a nascer e pagar por seus pecados passados sofrendo ( Carma mau).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Alguns discípulos usam túnicas alaranjadas e têm a cabeça raspada. Muitos hindus adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos.Os gurus exigem obediência total. Os discípulos meditam numa palavra, frase ou fotografia. A ioga inclui meditação, cantar, postura, exercícios de respiração. Fundação da Nova Era e Meditação Transcendental.
JUDAISMO
FUNDADOR:
Abraão (Gn 12.1-3), cerca de 2000 a.C. no Oriente Médio. Existem três ramos principais do Judaísmo: ortodoxo, conservador e reformado, cada um com suas crenças.
ESCRITURAS:
O Tanach (Antigo Testamento), especialmente a Toráh (primeiros cinco livros do Antigo Testamento). O Talmude (explicação do Tanach). As Escrituras dos sábios, tais como, Maimónides, Rashi etc.
DEUS:
Deus é Espírito. Para os judeus ortodoxos, Deus é pessoal, Todo Poderoso, Eterno, Misericordioso. Para outros judeus, Deus é impessoal, incognoscível e definido de muitas maneiras. Não há Trindade.
JESUS:
Jesus é visto como um falso messias extremista ou como um bom rabi (mestre), que foi martirizado. Muitos judeus desconsideram Jesus. Os judeus (exceto os judeus messiânicos) não crêem que ele foi o Messias, o Filho de Deus que ressuscitou dentre os mortos. Os judeus ortodoxos crêem que o Messias vai restaurar o reino judaico e governará finalmente o mundo.
ESPÍRITO SANTO:
Alguns judeus crêem que o Espírito Santo é um outro nome para a atividade de Deus na terra. Outros dizem que é o amor de Deus.
SALVAÇÃO:
Alguns judeus crêem que a oração, o arrependimento e obediência a Lei são necessários para salvação. Outros crêem que a salvação seja o aperfeiçoamento da sociedade.
MORTE:
Haverá ressurreição física. Os obedientes viverão para sempre com Deus e os injustos sofrerão. Alguns judeus não crêem em vida consciente após a morte.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Reúnem-se nas sinagogas no sábado. Praticam a circuncisão. Vários dias santos e festivos, incluindo a Páscoa, Sukot, Janucá, Rosh Roshaná, Yom Kippur, Purim. Jerusalém é considerada a cidade santa.
CIENTOLOGIA
FUNDADOR:
Lafaregefte Ronald Hubbard (1911-1986). Fundada em 1954, na Califórnia, EUA. Atualmente a sede está localizada em Los Angeles, Califórnia.
ESCRITURAS:
Dianética, Scientology, The Fundamentals of Thought Cerimonies of the Founding Church of Scientology e outros livros escritos pelo fundador.
DEUS:
Deus não é um ser supremo. Não admite que Deus seja Pessoal.
JESUS:
Jesus é raramente mencionado. Jesus não foi o Criador, nem tampouco ressuscitou. Jesus não morreu por nossos pecados.
ESPÍRITO SANTO:
Espírito Santo não é mencionado.
SALVAÇÃO:
Não há pecado e nem necessidade de arrependimento. A salvação é ficar livre.
MORTE:
O Inferno é um mito.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Os membros observam o dia do nascimento do sr Hubbard.
ORDEM ROSA CRUZ
FUNDADOR:
Christian Rosenkreutz .
ESCRITURAS:
Afirmam não serem uma religião.
DEUS:
Deus para a Ordem Rosa Cruz é uma entidade separada e impessoal . Os rosacruzes acreditam que ele seja composto por sete espíritos que se apresentam com diferentes aspectos na Trindade cristã.
JESUS:
Jesus não é Deus. Era meramente um ser humano. Jesus ocupa a posição mais elevada entre os mestres espirituais do mundo, mas a principal diferença entre ele e a humanidade diz respeito ao nível, e não à substância.
ESPÍRITO SANTO:
Embora retenha a individualidade duramente conquistada através de suas jornadas incalculáveis repetidas encarnações, o aspecto do Espírito Santo da unidade trina depois da ocupação do veículo Jesus difundiu-se através do planeta.
SALVAÇÃO:
A evolução do espírito até a divindade. Reencarnação a cada 144 anos. Se vivermos 80 anos, passaremos 60 anos no espaço, até nova reencarnação.
MORTE:
Crê na reencarnação.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A divindade do homem (somos divinos como nosso Pai no céu). Crê na existência de gnomos e fadas.
MORMONISMO
FUNDADOR:
Joseph Smith Jr (1805-1844), fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) em 1830, em Nova York, nos Estados Unidos da América. A sede dos Santos dos Últimos Dias se encontra em Salt Lake City, Utah. EUA.
ESCRITURAS:
O Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios, A Pérola de Grande Valor e a Bíblia .
DEUS:
Deus Pai existiu como homem para chegar a ser Deus. Teve corpo físico, assim como também uma esposa (mãe celestial). Não há trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados. Os homens dignos podem um dia chegar a ser deuses também.
JESUS:
Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Ele foi criado como um filho espiritual pelo Pai e mãe no céu. É o irmão mais velho de todos os homens e seres espirituais. Seu corpo foi criado através da união sexual entre Elohim e Maria. Jesus foi casado. Sua morte na cruz não proveu a expiação completa por todos os pecados, mas propiciou a ressurreição para todos.
ESPÍRITO SANTO:
É um Deus separado do Pai e do Filho.
O Espírito Santo é uma substância líquida pela qual o pai exerce sua influência.
SALVAÇÃO:
Ressuscitados pela graça, mas salvos (exaltados à divindade) pelas obras, incluindo lealdade aos líderes, batismo por imersão, dizimar, ordenanças, matrimonio e cerimônias secretas no templo. Só há vida eterna para aquele que for da igreja Mórmon.
MORTE:
Finalmente quase todos irão a um dos três reinos celestiais separados, alguns obtendo a divindade. Os apóstatas e os assassinos irão para o reino das trevas.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O adepto do Mormonismo não pode beber álcool, tabaco, café ou chá. Batismo em nome dos mortos. Trabalho missionário gratuito. Visitas de casa em casa. Cerimônias secretas no templo somente para membros de boa reputação. Rede social muito extensa. As pessoas negras não tiveram acesso ao sacerdócio Mórmon e outros privilégios até 1978. Depois dessa data, não há mais restrição ao sacerdócio de pessoas negras.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
FUNDADOR:
Charles Taze Russel (1852-1916), depois vieram Joseph F. Rutherford, Nathan Knorr e Fred Franzs. Começaram em Pensilvânia, Estados Unidos em 1879. A sede se encontra no Brooklyn, Nova York, EUA.
ESCRITURAS:
A Bíblia (Tradução do Novo Mundo).Todas as publicações atuais da Torre de Vigia. As revistas: A Sentinela e Despertai!, publicadas quinzenalmente.
DEUS:
Deus é uma pessoa, cujo nome exclusivo é Jeová. Não crêem na Trindade. Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.
JESUS:
Jesus é um deus. Antes de vir ao mundo, ele era o arcanjo Miguel. Jeová criou o universo por meio de Jesus. Quando Jesus estava na Terra, ele foi um homem que viveu perfeitamente. Depois de haver morrido numa estaca (não numa cruz), foi ressuscitado como espírito e seu corpo foi destruído. O homem Jesus não existe mais. Jesus não virá outra vez. Ele já veio invisivelmente em 1914, em espírito. Em breve haverá a Batalha do Armagedon, quando todos os que não são Testemunhas de Jeová perecerão.
ESPÍRITO SANTO:
É a força ativa invisível de Jeová. Não é pessoal.
SALVAÇÃO:
Ser batizado como Testemunha de Jeová. A maioria dos seguidores tem que ganhar a vida eterna na Terra, trabalhando de casa em casa. A salvação no céu está limitada aos 144 mil ungidos.
MORTE:
Os 144 mil viverão no céu como seres espirituais. O remanescente dos justos, a grande multidão viverá na Terra e obedecerá a Deus perfeitamente por 1000 anos. Depois, deverão suportar a prova final, quando Satanás for solto do poço do abismo.
OUTRAS CRENÇAS:
Reúnem-se aos domingos nos Salões do Reino. Os membros ativos são instruídos a distribuir literatura de casa em casa. Uma vez por ano celebram a Refeição Noturna. Só os ungidos podem participar. Não comemoram feriados nem aniversários. Não saúdam a bandeira, não prestam serviço militar, não aceitam transfusões de sangue. Crêem que a guerra do Armagedon em breve ocorrerá.
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
FUNDADOR:
Guilherme Miller nasceu em 1787, em Pittsfield, Massachutss, EUA. Ellen G. White nasceu em 1827.
ESCRITURAS:
Considera os livros de Ellen White inspirados por Deus. O livro O Grande Conflito é considerado uma obra-prima. Outras publicações são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Veredas de Cristo, O Desejado de Todas as Nações.
DEUS:
Crê na Trindade. Mas há evidências que no começo o movimento não acredoitava na Trindade.
JESUS:
Jesus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Possui natureza pecaminosa, não concluiu a obra de Redenção na cruz. Está fazendo o juízo investigativo.
ESPÍRITO SANTO:
É uma pessoa divina.
SALVAÇÃO:
Pela obra de Cristo na cruz, a qual ainda será concluída. Há pecados perdoados, mas não extirpados. Satanás arcará com os pecados dos crentes e quando for aniquilado, os pecados serão cancelados. Guarda do Sábado é essencial à salvação.
MORTE:
Após a morte, o espírito, que não é uma personalidade, mas apenas um fôlego de vida desaparecerá juntamente com o corpo - o sono após a morte.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Aniquilamento dos ímpios. Jesus, em 1844, passou do primeiro compartimento do Santuário Celestial para o Santo dos Santos para concluir a obra de Redenção, onde está ocorrendo o juízo investigativo.
Espiritismo
FUNDADOR:
Allan Kardec – Paris - França – 1857.
É uma Doutrina, Ciência e Religião, assim, busca estudar os fenômenos da natureza e principalmente a obra de Deus e de Jesus como o maior espírito que encarnou na Terra.
ESCRITURAS:
O Livro dos Espíritos publicado em 1857, O que é Espiritismo publicado em1859, O Livro dos Médiuns publicado em 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo publicado em 1864, O Céu e o Inferno publicado em 1865, A gênese publicado em 1868, Obras Póstumas.
DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.
JESUS:
Jesus foi um homem, não Deus. Quando esteve na Terra, ele foi um profeta e um médium avançado (alguém que se comunica com o mundo dos espíritos). Agora, Jesus é um espírito com o qual se comunica com o mundo dos espíritos.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é uma falange de espíritos. Cita Jo 14.16,26; 15.26 para apoiar a doutrina de que o Espiritismo cumpriu a promessa de Jesus, que disse que enviaria o Consolador.
SALVAÇÃO:
O conhecimento e as boas obras possibilitam o acesso a um nível superior na vida futura. Arrependimento, expiação e reparação são as condições básicas para obtermos um espírito puro.
MORTE:
Depois da morte aqui na Terra, a vida continuará no mundo dos espíritos. O céu e o inferno são estados da mente. Alguns espíritas crêem na reencarnação.
OUTRAS PRÁTICAS:
Sessões para contatar os mortos. Curas psíquicas. Serviços congregacionais com cânticos, músicas, sermões, mensagens de espíritos mortos e profecias. Atraem as pessoas enlutada pois elas têm esperança de contatar o ente querido que morreu.
LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV
FUNDADOR:
Alziro Elias David Abraão Zarur
ESCRITURAS:
Declara que a Bíblia está cheia de erros devido ao estado evolutivo dos seus autores. Não crê na inspiração divina da Bíblia. Ensina que a Sagrada Escritura tem suas fábulas e lendas.
DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.
JESUS:
Negam a divindade do Filho de Deus. Negam que Jesus tenha morrido na cruz para salvar os pecadores. Negam que Jesus teve um corpo físico. Falam de corpo fluídico aparente. Negam o nascimento virginal de Jesus.
ESPÍRITO SANTO:
Dizem que é um conjunto dos espíritos: puros, superiores, bons, a falange sagrada. Negam a personalidade e a divindade do Espírito Santo.
SALVAÇÃO:
A fé em Jesus não propicia salvação. A reencarnação é admitida. Os pecados não podem ser perdoados pelos méritos de Cristo.
MORTE:
Não há ressurreição. Por ocasião da morte, ocorre o desprendimento da alma, que ainda fica algum tempo ao lado do corpo. Depois, viaja rumo ao mundo dos espíritos, onde receberá instruções para evoluir e aguardar o tempo de reencarnar.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seu fundador cultua seu irmão Satanás. A LBV não admite a existência do céu e do inferno, não crê na ressurreição dos corpos, no julgamento após a morte e na possibilidade de perdão.
SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA CONSCIÊNCIA DE HARE-KRISHNA
FUNDADOR:
A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (1896-1977). Fundada em 1965, em Nova Iorque, EUA. Baseada em ensinamentos hindus, por volta de 1500 a.C.
ESCRITURAS:
A revista De volta à Divindade. As traduções e comentários das escrituras hindus por Prabhupada, especialmente o Bhagavad-Gita.
DEUS:
Deus é o senhor Krishna. Krishna é um criador pessoal. As almas de todas as coisas viventes são partes dele. As suas escrituras dizem que Krishna, certa vez, dividiu-se em 16308 formas para aparecer com 16308 cuidadoras de vaca.
JESUS:
Jesus não é importante. Ele usualmente é mencionado como um mestre iluminado vegetariano que ensinou a meditação. Ele não é a encarnação de Deus. Alguns partidários de Krishna consideram Cristo como Krishna. Outros dizem que ele é um grande Avatar (mestre).
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não é mencionado.
SALVAÇÃO:
Cânticos contínuos em nome de Krishna, devoção total a Krishna, adoração de imagens e obediência às regras da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna. Através de sucessivas reencarnações, o adepto é libertado do Carma Mau.
MORTE:
Aqueles que estão sem luz continuarão se reencarnando ininterruptamente (renascer na terra), levando-se em consideração as más ações de uma pessoa em sua vida passada.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Cânticos de mantra Hare Krishna em público, ioga, oferendas de alimentos, solicitação de doações. Dieta vegetariana. Proibição de tóxicos e apostas. O sexo só é permitido para procriação. A Sociedade Internacional para Consciência de Krishna atrai novos adeptos através de festas e programas culturais hindus. Os sectários passam a ter novos nomes e, muitas vezes, cortam seus relacionamentos com seus familiares.
MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL
FUNDADOR:
Maharishi Mahesh Yogi. Fundada em 1959, na Califórnia, EUA. Baseada no Hinduísmo e Ioga. A sede se encontra em Washington, EUA.
ESCRITURAS:
Escrituras hindus, incluindo o Bhagavat-Gita. As Meditações de Maharishi Mahesh Yogi: A Ciência de Ser e A Arte de Viver e outras escrituras do fundador.
DEUS:
Cada fragmento da criação é Deus (Brahma). O Ser Supremo não é pessoal. Toda criação é divina; todos são um e tudo é deus.
JESUS:
Jesus Cristo é um mestre, um guru, um Avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho de Deus como os outros. Sua morte não expia pecados. Cristo não ressuscitou dentre os mortos.
ESPÍRITO SANTO:
Espírito Santo não é mencionado.
SALVAÇÃO:
Liberdade do ciclo de reencarnação, recebido através de ioga e meditação.
A salvação final é a absorção e a união com Brahma.
MORTE:
A reencarnação será um estado melhor (Carma Bom) se a pessoa agir bem. Caso contrário, ela poderá voltar a nascer e pagará por seus pecados passados (Carma Mau) sofrendo.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Alguns discípulos usam roupas alaranjadas e têm a cabeça raspada, deixando um birote no alto da cabeça. Muitos hindus adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos. Os gurus exigem obediência total. Os discípulos meditam em suas palavras, frases e fotografia. A ioga inclui a meditação transcendental, cântico, postura, exercícios de respiração, astrologia hindu e uso de cristais.
IGREJA DA UNIFICAÇÃO
FUNDADOR:
Sun Myung Moon (nasceu em 1920). Fundada na Coréia, em 1954. Atualmente a sede se encontra em Nova York, EUA.
ESCRITURAS:
O Principio Divino por Sun Myung Moon, considerado o Testamento Completo. O Principio Divino e a Bíblia.
DEUS:
Deus é positivo e negativo. Deus criou o universo a partir de si mesmo, o universo é o corpo de Deus. Deus não conhece o futuro, sofre e necessita do homem (Sun Myung Moon) para torna-lo feliz. Não há Trindade.
JESUS:
Jesus foi um homem perfeito, não Deus. Sua missão foi unir os judeus, encontrar uma esposa perfeita e constituir uma família perfeita. Sua missão fracassou. Jesus não ressuscitou fisicamente. A Segunda vinda de Cristo está cumprida em Sun Myung Moon, que é superior a Jesus e completará a missão de Jesus, que é realizar a redenção física do homem. Jesus só realizou a redenção espiritual.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é um espírito feminino que trabalha com Jesus no mundo dos espíritos, a fim de dirigir as pessoas a Sun Myung Moon.
SALVAÇÃO:
A obediência e aceitação dos verdadeiros Pais, (Moon e sua esposa) elimina o pecado e aperfeiçoa o adepto. Aqueles que são casados por Moon e sua esposa tomam um vinho que contém 21 ingredientes (incluindo o sangue dos verdadeiros Pais).
MORTE:
Depois da morte, a pessoa vai ao mundo dos espíritos. Não há ressurreição. Os membros sobem ao convencer a outros a seguir Sun Myung Moon. Todos serão salvos, inclusive Satanás.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Casamentos em massa baseados em diferentes antecedentes raciais, preparados e efetuados por Moon. Os membros crêem que Jesus se dobrará a Sun Myung Moon. Moon é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e o Cordeiro de Deus. Admite-se a prática da consulta aos mortos.
PENTECOSTAIS UNICISTAS
FUNDADOR:
Não há um fundador. Em 1913, durante uma reunião em acampamento pentecostal, em Arroyo Seco, perto de Los Angeles. McAlister pregava um sermão, afirmando que os apóstolos não batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Depois disso, John G. Scheppe disse ter recebido uma revelação da parte de Deus acerca do verdadeiro batismo em nome de Jesus Cristo.
ESCRITURAS:
A Bíblia.
DEUS:
A maioria que crê que Deus se manifestou como Pai no Antigo Testamento. Quando Jesus nasceu em Belém, manifestou-se como Filho. Após a ascensão de Jesus, Deus se manifestou como Espírito Santo (Modalismo). Crêem na Trindade Modal (três modos).
JESUS:
Jesus é o Pai. Ele não preexistiu como Filho. Tornou-se Filho ao nascer em Belém. Eles interpretam João 1.1 da seguinte maneira: Jesus foi somente uma idéia ou concepção na mente de Deus, antes do seu nascimento.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é o próprio Jesus.
SALVAÇÃO:
Pela fé em Jesus Cristo. Batismo só em nome de Jesus. Alguns grupos crêem que é necessário falar em línguas para ser salvo.
MORTE:
Aqueles que não aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal, não se batizam em nome de Jesus e os que crêem na doutrina da Trindade ( três pessoas distintas) irão para o inferno.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Este grupo geralmente vive um estilo de vida legalista. As mulheres usam vestidos longos. Os homens devem ter cabelo curto. A mulher não pode cortar o cabelo. Em alguns grupos as mulheres usam véus. As mulheres não podem usar maquiagem. Os grupos mais influentes são: Árvore da Vida, Tabernáculo da Fé, Igreja a Voz da Verdade.
IGREJA VOZ DA VERDADE
FUNDADOR:
Fundada em 1978, na cidade de Santo André, São Paulo, por Carlos A. Moysés.
ESCRITURAS:
A Bíblia Sagrada.
DEUS:
Negam a Trindade. Uma só pessoa na divindade que é Jesus. Jesus é o Pai (natureza divina), o Filho (natureza humana) e é o Espirito Santo. Três manifestações de uma só pessoa. Quando a Bíblia se refere a Deus, está falando sobre o Espírito Santo, que é o Pai, Criador e Senhor de todas as coisas. Manifestou-se, também, através de outras formas ou modos: como fogo, nuvem, vento, água, pomba, pão etc...
JESUS:
Jesus tanto é o Pai, como é o Filho. Manifestou-se como Filho pelo fato de assumido a forma humana e nascer como homem.
ESPÍRITO SANTO:
Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar assim, porque a sua missão neste mundo é resgatar o nosso espírito do nosso corpo mortal.
SALVAÇÃO:
O batismo é essencial para a salvação, pois oferece perdão e remissão de pecados.
MORTE:
Haverá ressurreição.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Jesus não existia antes da encarnação, Batismo só em nome de Jesus.
IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE
FUNDADOR:
Witness Lee
ESCRITURAS:
Afirma que não é necessário pesquisar, entender ou aprender as Escrituras Sagradas.Usam uma prática chamada orar ler a palavra. Seus membros consideram os livros de W. Lee inspirados por Deus.
DEUS:
Deus é o Deus Triuno Processado. Um deus processado seria um deus que passa por alterações ou mudanças: de Pai para Filho, de Filho para o Espírito Santo e deste para a Igreja.
JESUS:
Jesus é tanto Pai, como é o Filho. Manifestou-se como Filho pelo fato de ter assumido a forma humana e nascer como homem.
ESPÍRITO SANTO:
Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar. Cada um deles é um passo ou estágio sucessivo na revelação de Deus aos homens.
SALVAÇÃO:
É necessário ser membro da Igreja Local a fim de ser salvo.
MORTE:
Haverá ressurreição.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O pecado é o próprio Satanás. Satanás habita no corpo, no ego, em nós. Somos uma nova encarnação de Cristo: homem-Deus. Libera-se o espírito recitando Ó Senhor Jesus.
MOVIMENTO NOVA ERA
FUNDADOR:
Baseada no misticismo oriental, Hinduismo, Taoísmo, Cristianismo. Em parte, foi popularizada pela atriz Shirley MacLaine, entre 1980-1990. As crenças variam.
ESCRITURAS:
Vários livros divulgam o pensamento da Nova Era. Eis alguns: Conspiração Aquariana, da autoria de Merilyn Fergussen, escrituras de I Ching, escritos hindus, budistas e taoístas. Além de valorizar as crenças dos índios norte-americanos, a astrologia, o misticismo e a magia.
DEUS:
Tudo é um e tudo é deus. Deus é uma força impessoal, não uma pessoa. Os humanos têm poder interior sem restrições e precisam libera-los
JESUS:
Não é o Salvador. É um modelo espiritual e guru, um avatar. Ele foi um adepto da Nova Era, pois liberou o poder divino da mesma maneira que qualquer um pode fazer. Muitos adeptos crêem que ele foi à Índia, ao Tibé e à Grécia para aprender verdades místicas. Ele não ressuscitou fisicamente, mas ascendeu a um reino espiritual mais evoluído.
ESPÍRITO SANTO:
Algumas vezes é uma força psíquica. O homem é divino e pode experimentar fenômenos psíquicos tais como contatar a seres sobrenaturais.
SALVAÇÃO:
É necessário o equilíbrio entre o Carma mau e o Carma bom. Os poderes sobrenaturais podem ser liberados através da meditação, conhecimento de si mesmo, meditação transcendental e espíritos guias. Seus partidários usam termos, tais como: renascidos para o novo conhecimento de si mesmo.
MORTE:
As reencarnações humanas ocorrem até que a pessoa alcance a unidade com Deus. Não há vida eterna. Não há céu nem inferno.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seus adeptos podem praticar ioga, meditação e visualização. Cada ser humano deve se conscientizar da divindade que há em seu interior. Cristo são todas as pessoas e todas as pessoas são cristos potenciais. Terapia através de pirâmides e cristais. Crê na reencarnação.
A diferença entre ateus e gente sem religiãoNão ter religião é uma coisa. Ser ateu é outra. Veja a diferença em dois casos práticos.A galera do Sem Religião parece que está numa cruzada para se diferenciar dos ateus e dos fanáticos. Não ter religião, segundo eles, não significa não acreditar em deus. Ao contrário, significa estar em contato direto com sua divindade sem necessidade de intermediários como padres, pastores, xamãs e políticos.
Aqui eles explicam porque deus não é necessariamente cristão ou budista . Já aqui eles explicam a doutrina:
“O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.”
A minha percepção diz que maior parte dos brasileiros se encaixaria como Sem Religião. Acreditam em deus, mas não tem uma prática definida.
Já os ateus são diferentes. Muito diferentes. Para eles, deus não passa de um fantasma, ou seja, um ser que não existe a não ser na cabeça das pessoas. O sujeito mais ateu que eu conheço na blogosfera é o Douglas, do Duvido.
Ele parece estar em guerra com o mundo das religiões e a série dele sobre a impossibilidade de um ser onisciente e onipotente é algo a ser guardado por gerações. Vejam essa partezinha do texto sobre o loop lógico gerado pelo conceito de onisciência:
“Vamos um pouco mais fundo. Deus, para ser onisciente, teria de conhecer tudo, e, neste tudo, deveria conhecer a si mesmo. Não só deveria conhecer a si mesmo, como também deveria conhecer completamente a si mesmo. Cada parte, mais ínfima, de si próprio.
Ocorre que isto é impossível. É impossível conhecer completamente a si mesmo, pois cada pedaço de informação necessária à descrição se si próprio, incorporada ao próprio conhecimento, gera ela mesma a necessidade de ser descrita (dado que passa a ser parte integrante do próprio ente)”
Mais um crente louco na internet... Vai tomar remédio crente lazarento!
ResponderExcluir