Profeta

sábado, 11 de setembro de 2010

O que você quer ser quando crescer?

Na idéia das pessoas, principalmente as mais velhas acreditam que o mais importante é você escolher uma profissão qualquer com uma unica exclusividade de ganhar dinheiro. E de preferência que essa profissão dê status, que dê orgulho a família.
Pergunta comum essa, provavelmente todo mundo já foi questionado principalmente na infância e adolescência.
Inicialmente é uma pergunta simples, mas analisando mais a fundo logo ser ver sua complexidade, afinal o que você quer ser quando crescer, o que você quer para o seu futuro, o que você irá fazer talvez até o dia da sua morte?
Quando alguém te coloca contra a parede querendo obter a resposta há vários problemas, de início uma pessoa tão jovem é capaz de escolher uma profissão sem antes conhecer todas? Mas o mais grave dessa pergunta é um pressuposto que ela contém: que há uma profissão certa para cada um de nós.

Mas a pergunta "o que você que ser quando crescer?" vai mais além do que uma mera profissão, ela espera acima de tudo uma resposta definitiva para o seu futuro. Como assim?
As pessoas em geral guiam suas vidas a partir de uma bula ou de manual de instruções, a profissão nada mais é do que trampolim para a estabilidade financeira, por isso sua felicidade no trabalho não é tão importante para eles. E para que essa estabilidade afinal? Resposta: carro, casa, casamento, filhos, etc. Nada de novo, nada de original. Sua casinha, com uma mulher bonita em sua cama, 2 filhos para mostrar aos avós e uma carrinho na garagem.
Esse é tudo conteúdo oculto na pergunta "o que você que ser quando crescer?", e as pessoas avaliam sua "pseudonormalidade" através de sua resposta. Afinal quanto mais sua resposta se aproximar de um contexto social ideal, mais normal você será.


Nenhum comentário:

Postar um comentário