Profeta

terça-feira, 24 de abril de 2012

No Brasil, corrupção não é crime, só é crime para os invejosos da situação ou da oposição

A corrupção é tanta que estou ficando maluco com isso. Tudo é tão claro que fico pensando que o errado sou eu, que pago minhas contas e, depois, entro direto no cartão de crédito. No mundo dos vocacionados para corrupção dá tudo certo. No Brasil, corrupção não é crime, só é crime para os invejosos da situação ou da oposição. Tão querendo CPI, porque não fazem parte da boquinha. Até quando entram em cana, o corrupto famoso é respeitado na cadeia.O que não falta é advogado. O processo anda, o magistrado é rápido. O ladrão de galinha tem que esperar a boa vontade do magistrado e, depois, ainda ganha lição de moral; quando não morre na cadeia.

O Dr. Cachoeira faz parte deste mundo de intocáveis como muitos outros que não foram pegos. Ou voce acha que corrupto de verdade vai preso? Ele vai dar um tempo para dar uma despistada, mas o dinheiro continua rolando na sua conta. Na cadeia, o corrupto é chamado de doutor até pelo delegado. Algemas, nem pensar. Porque vão dizer que é espetaculização e que exageraram demais. Se por algemas no corrupto de verdade, perde o cargo na hora - e a ordem vem de cima.

O corrupto de verdade conhece o macete: sabe dividir a grana com todo mundo que faz parte do poder - desde o juiz, o delegado, os políticos , jornalistas e até com os espiões do governo. Tem de tudo na bolsa de negócios do corrupto de verdade - desde compra de sentença até negocio com lixo.

Será que Freud explica isso? Parece que essa gente nunca pegou em arma, só em dinheiro. São diferentes dos criminosos do morro, que começam assaltando a mão armada para depois virarem traficantes. Os Cachoeiras da vida são um tipo de bandido diferenciado, que usam black-tie, são de classe média, que não entram em bola dividida para não machucar o pé. Não dão problema para a polícia. Estão sempre desarmados, são de paz, estão sempre numa boa, fazem tudo com margem de segurança e até engordam o magro salário dos servidores da segurança pública que perdem o emprego.

Pra tudo têm um contato. Nunca vão trocar tiro com a policia. Em hipotese alguma haverá conflito com a turma da segurança pública do Governador. É tudo feito na consideração. É aquela consideração de gente boa, de gente rica, de gente educada. Gente que não xinga como aquela gente de morro. É outro nível de bandido, pois nem prova os investigadores conseguem para tipificar os crimes do acusado de corrupção.

Parece que tudo some e depois é dito em juizo que as provas foram colhidas sem ordem judicial. Se filmaram a grana, sem ordem judicial, o dinheiro era do jogo do banco imobiliário. Os investigadores estão confundindo brincadeira com bobagem de crime. Pode até virar calunia e o delegado ser posto na rua.

É o ramo dos mais inteligentes do poder, que roubam para o poder e pelo poder. Roubam, mas fazem. E você que não faz nada, acaba passando como preguiçoso e invejoso. São mais malandros do que os próprios malandros, porque tem a chave do cofre onde fica o dinheiro. Saem pela porta da frente da cadeia, porque sempre são injustiçados. E, eu que não fui vocacionado para ser malandro e nem "mais malandro", acabei catando xepa na feira da rua General Glicélio, em Laranjeira.

Pelo avanço da tecnologia, eu vejo que agora tem malandro pra tudo que é gosto. A policia é comprada. O magistrado é comprado. O promotor vira senador por conta da maladragem que o promove e assim vai...

Depois, eu não posso ser mendigo que a guarda municipal vem me incomodar. Em compensação, esses caras do tipo Cachoeira arrebentam na gorjeta pro garçom. Emprego para eles não faltam. Eles escolhem onde colocar os filhos, sobrinhos e amantes. Por isso, que os concursos públicos bons são tão dificeis, principalmente, os feitos para cargos que tem poder de decisão. Eu pergunto: será que o grau de dificuldade é para que uma minoria passe e sobre vagas para estes tipos de bandidos black-tie? Isso é só uma pergunta. O corrupto de nível superior tem até reseva de vagas em concursos públicos,pois fica valendo o jeitinho brasileiro até para o discurso da meritocracia. O papel aceita tudo. No andar da carruagem, a máfia da cola eletronica deve favores ao Cachoeira ? Se não deve, por que foram soltos? Se fossem "pobres de marre deci" já estariam presos e com os cargos cassados. Se colaram, a PF investigou, e no fim o Poder Judiciário trancou a ação, é porque está tudo em casa. Essa turma do Cachoeira sabe de tudo, conhece todos os crimes, tem todos os contatos e paga bem. Tô ficando é maluco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário