Profeta

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Capoeira:

III Mundial de Capoeira Grupo Maculelê 2010

Londrina vai sediar Mundial de Capoeira

Londrina é sede do 3º Mundial de Capoeira, promovido pelo Grupo Maculelê. A cidade vai receber de 30 de junho a 4 de julho, cerca de 500 participantes, entre brasileiros, alemães, norte-americanos, espanhóis, colombianos e ingleses. Do Brasil, os representantes são em sua maioria dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, além do Paraná.

O evento que tem o apoio da Prefeitura de Londrina, foi apresentado pelo prefeito Barbosa Neto nesta quinta-feira (17), na presença de diversos capoeiristas do grupo Maculelê. A pedido do prefeito, eles, afastaram a mesa principal do gabinete, e jogaram capoeira para os presentes.

A programação inclui apresentações, workshops, cursos e atividades em diversas localidades de Londrina. A organização espera um público estimado em 10 mil pessoas para o evento. Esta terceira edição do evento é a segunda realizada em Londrina. O mundial anterior foi sediado pela cidade de Miami, nos Estados Unidos, simbolizando o crescimento do grupo londrinense fora do Brasil.

“É uma grande satisfação receber o mestre Fran no gabinete, ele que propaga o esporte no mundo todo volta a Londrina para o mundial”, disse o prefeito. O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (Fel), Paulo Roberto de Oliveira, afirmou que a FEL atua no desenvolvimento do esporte na cidade, e incentiva os campeonatos nas mais diversas categorias. "Mas um mundial é sempre bem vindo para Londrina", completou.

O fundador do grupo Maculelê, mestre Fran, agradeceu pela oportunidade em poder divulgar o mundial em Londrina. Fran destacou ainda que a capoeira está presente em vários países, e aproximadamente 89 representantes estrangeiros virão à Londrina participar do campeonato. “Londrina não é uma cidade conhecida como São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador, mas no campo da capoeira nossa cidade é forte e reconhecida”, enalteceu.

A coordenadora do Mundial, Sara Janene, destacou a importância do evento tanto para os visitantes quanto para os londrinenses. “O mestre Fran foi convidado há oito anos para trabalhar nos Estados Unidos. Desde então, ele sempre quis trazer os estrangeiros para conhecer Londrina, conhecer o Brasil. Por isso vamos incluir um roteiro pela cidade, eles vão conhecer o calçadão, o Thermas, a AABB”, afirmou.

“Para os brasileiros, também, este intercâmbio é muito importante. Aqui, quando se fala em capoeira, as pessoas têm preconceito. Vários mestres brasileiros vão trabalhar fora do país, onde são extremamente respeitados. É importante porque vai valorizar o esporte em Londrina, e fazer com que os praticantes tenham contato com pessoas de outros países, outras culturas”, destacou a coordenadora.

Programação do Mundial

O 3º Mundial de Capoeira, promovido pelo Grupo Maculelê, começa na quarta-feira (30), com a abertura do evento, às 14h, na Escola Oficina Pestalozzi. Na ocasião, as crianças do projeto social da Maculelê vão trocar de cordas. Mais tarde, às 19h, os participantes vão para o “Arraial Maculelê”, festa junina com quadrilha, quentão e comidas típicas. No dia 1º, quarta-feira, são destaques as oficinas de Puxada de Rede e Samba, os cursos com professores e mestres do grupo e o passeio no Thermas Águas Quentes Londrina.

Na sexta-feira (2), cursos de pirofagia, percussão, movimentações, aprimoramento da técnica, jogos e fundamentos do grupo Maculelê, além de um aulão e roda geral. Vale ressaltar ainda a campanha “Trânsito Seguro com a Maculelê”, na esquina da rua Bento Munhoz da Rocha Neto com a avenida Higienópolis.

O final de semana reserva os pontos altos do Mundial. No sábado, o calçadão da cidade será tomado pela Tradicional Roda de Rua e Berimbalada, a partir das 10h. Às 15h, têm início os Jogos Mundiais, categorias infantil, feminino e masculino, com premiação. Os jogos serão realizados na sede da AABB, que fica na avenida Comandante João Ribeiro de Barros, 461, no Aeroporto. Às 22h, a festa vai para a Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com lançamento de CD e desfile de roupas da grife Maculelê. A animação fica por conta da banda Boneco Madera. A Vila fica na avenida João Pessoa, 103, e a entrada vai custar R$ 10.

Para o domingo (4), está programada a troca de cordas dos alunos e formatura de profissionais de capoeira do grupo Maculelê. Os presentes vão poder apreciar shows culturais, além da apresentação de dança do ventre da Cia. Zharroe, e ainda participar do sorteio de um notebook. A partir das 18h30, o grande churrasco de encerramento, com entrada custando um litro de leite, que será doado ao Hospital do Câncer de Londrina. A programação do dia será realizada na AFML, que fica na rua dos Funcionários, 363.

Apoio: Planeta Voluntários
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!

III Mundial de Capoeira, de 30 de junho a 4 de julho de 2010/ Grupo Maculelê / Londrina/ Paraná/ Brasil -

site Oficial- http://www.capoeiramundial.com

Contato- 43- 9998-3263 / Londrina / Pr.

"Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma". Mestre Pastinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário