Profeta

domingo, 19 de setembro de 2010

Simplesmente Raul





Você pegou o trem das sete
para ficar de braços e abraços com o bem num romance astral,
E este foi o dia que terra parou,
O dia que todo mundo perguntou:
E agora quem será a mosca da sopa deste mundo tão cruel e injusto?
Quem fará planos de papel?
Quem diferenciará o ouro de tolo do ouro da vida?
Qual será o mais valioso?
Como descobriremos o caminho que nos leva a ilha da fantasia?
Como conseguiremos chegar à cidade de cabeça pra baixo?

Ah! Raul, quantas lições aprendidas,
Nem todas boas, mas também nem todas ruins,
Você nasceu há dez mil anos atrás
Foi o maluco beleza,
Foi o ego, foi o egoísta.
Na maioria das vezes incompreendido
Mas no auge da vida atendeu nosso S.O.S
E nos salvou de um destino sem graça.

Nos ensinou as coisas do coração,
e também nos ensinou a crescer,
Infringiu a lei, viajou no espaço,
Nesse mundo só soube cantar e dizer “sim”,
Foi o eterno carpinteiro do universo,
O cara que bateu e apanhou,
Levou inúmeros tapas na cara, tentando sempre fazer o melhor,
E quando não quis andar mais na contramão.

Mostrou a todos o segredo do Universo,
Mostrou a Deus e ao mundo que podemos ser felizes
Fazendo o que o diabo gosta,
E quando tudo deu errado, nos mostrou que vale a pena tentar outra vez,
Às vezes foi inocente e chegou a ter medo da chuva,
Foi a metamorfose ambulante,
Quebrou regras e preconceitos, sem tirar uma de herói.

Esteve no metrô linha 743, viu a hora do trem da vida passar,
E se você Raul, tivesse só mais um minuto nessa vida,
Não teria perdido a sessão das dez,
Você preferiu ser o seu mau,
O seu próprio vilão,
Mas deixou a nós instituído o dia da saudade,
Bom apesar de tudo, esse era você
Simplesmente Raul dos Santos Seixas,
O início, o fim, o meio...

“ O que me mata não é o vício, é o tédio...”

Curiosidades:
O Novo Aeon
Um aeon é uma era, ou 2.148 anos, tempo necessário para que o eixo da terra complete uma volta completa (360 graus) em seu movimento de pião. A cada vez que isso ocorre geram-se mudanças na humanidade. O Novo Aeon é a nova era que está por vir, a Era de Aquário, que deverá ter início. Liricamente o Novo Aeon representa mudança (assim como o Velho Aeon representa o que está para ser superado).

Gita
Gita é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a "bíblia" da religião hindu de Krishna. No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado (de Krishna). Krishna responde com frases como: "Entre as estrelas sou a lua... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão.... de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..." em que obviamente se basearam os versos de Gita.

Significado de algumas outras letras
As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor - Raul critica o status-quo e fala sobre a necessidade de fazer uma "aliança estratégica" com o sistema (o Monstro Sist) para poder enfrentá-lo. "Quando se quer entrar num buraco de rato de rato você tem que transar".

Paranóia - Fala sobre masturbação e o medo de estar cometendo um pecado. "Minha mãe me disse a tempo atrás aonde você for Deus vai atrás... Deus vê sempre tudo o que você faz... Vacilava sempre a ficar nu lá no chuveiro com vergonha... com vergonha de saber que tinha alguém ali comigo vendo fazer tudo o que se faz dentro de um banheiro".
Love Is Magick - Aleister Crowley entitulava a sua magia de Magick para não ser confundida com a magia comum (magic).

O Carimbador Maluco - Parte do musical infantil Pluct Plact Zumm, motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz "Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado".

A Lei - É uma das referências mais claras a Aleister Crowley na obra de Raul. O Livro da Lei é a principal obra de Crowley e a maior parte da letra são trechos deste livro.

Cowboy Fora Da Lei - Sobre iconoclastia, e o peso da responsabilidade de ser um ícone, bem como os riscos de vida do mesmo."Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito, e alguém possa querer me assassinar...(...)...

"Papai não quero provar nada, eu já servi a pátria amada, e todo mundo cobra minha luz...minha luz...ó coitado, foi tão cedo, Deus me livre eu tenho medo, morrer dependurado numa cruz..."

Cambalache - Uma crítica óbvia, direta e revoltada à todos os males que assolam o mundo criados pelo ser humano desde longa data, além da falta de esperança no futuro. "Que mundo foi e será uma porcaria eu já sei, em 506, e em 2000 também, que sempre houve ladrões maquiavélicos safados, contentes e frustrados, valores, confusão..."

Paranóia II - Sobre o desespero e agonia o qual uma mulher pode levar um homem. Sobre o trecho "o que eu procuros você escondeu na barriga, não quer me entregar" pode ser uma referência a drogas que a esposa de Raul teria escondido dele.

Ouro de Tolo - Crítica severa à sociedade hipócrita, capitalista, materialista e cheia de si, a qual Raul fazia questão de ridicularizar. Nota-se grande semelhança com o estilo folk de Bob Dylan.

Medo da chuva - além de ser uma das mais belas e poéticas músicas de Raul, trata da escravidão que pode ser uma vida a dois quando se tem uma esposa possessiva e ditadora. "é pena, que vc pense que sou seu escravo...dizendo que sou seu marido e não posso partir..."

Quando Acabar o Maluco Sou Eu - sobre como o mundo pode considerar normal as pessoas se matarem, fazerem tramóias políticas, traírem a si mesmas, guerrearem, culminarem no apocalipse, aceitarem a censura e considerar insanidade ser simplesmente excêntrico e afrontar o sistema.
Mandado por William.

Um comentário:

  1. Muito bom post, Raul era mesmo o cara! Gosto muito dele e gostei da sua homenagem!!


    atualizei o blog, passa lá!

    ResponderExcluir