Profeta

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uso das cadeirinhas dentro do carro para crianças de até sete anos e meio é obrigatório.

A maneira como seu filho é transportado no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. Acidentes de trânsito (pedestres, passageiros e ciclistas) são a causa líder de mortes por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos.
Desde o começo de setembro que o uso das cadeirinhas dentro do carro para crianças de até sete anos e meio é obrigatório. Caso a criança não esteja usando o equipamento obrigatório, a infração para o motorista será considerada gravíssima, e a multa é de 191 reais e 54 centavos.
Além disso, o motorista receberá 7 pontos na carteira nacional de habilitação. Podem achar que é exagero o uso obrigatório da cadeirinha, mas é extremamente necessário já que a maioria dos acidentes com crianças acontecem perto de casa, em ruas que a velocidade não passa de 60 quilômetros por hora.
Tudo isso ajuda e muito na segurança dessas crianças, pois como o corpo delas é bem mais frágil que dos adultos, as cadeirinhas são boas para segura-las nos pontos mais resistentes do organismo, fazendo com que ela tenha o mínimo de ferimentos num acidente de trânsito.
Especialistas alertam que mais do que uma lei, a medida é preventiva e, independente da multa, deveria ser cumprida sempre.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, nesse ano, 27 crianças com menos de nove anos morreram em Santa Catarina por causa de acidentes de carro.

O pediatra e coordenador de corpo clínico do Hospital Infantil, em Florianópolis, Austregésilo da Silva, acrescenta que por mês chegam ao local de duas a três crianças com fraturas devido a batidas no trânsito. Para o médico, as cadeiras são fundamentais para evitar riscos que as crianças correm.

— Elas são leves, estão sempre distraídas e a qualquer freada mais brusca são jogadas para o painel. Em caso de acidentes, além de serem arremessadas dentro do carro, também são jogadas para fora.

A educadora de trânsito do Detran, Rosângela Bittencourt, ressalta que a lei vem apenas reforçar um comportamento que já deveria ser adotado pelos pais:

— Eles sempre deveriam transportar as crianças com segurança e longe dos riscos. Mas infelizmente, é preciso transformar em lei, para que doa no bolso.

Além disso, ela lembra que a segurança de uma cadeirinha serve também para os pais, que muitas vezes ficam desatentos por causa das crianças soltas no banco de trás.


A melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança é projetado para adulto com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente.

Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até a esquina.

Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança do seu filho. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. É importante instalá-la de acordo com as instruções do manual, pois a maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.

A Resolução 277 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito regulamentou o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Em 2010, mas precisamente em 9 de junho, iniciam as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito.


Para saber mais sobre cadeiras de segurança, veja o Guia da Cadeirinha.

Certifique-se de que possui o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que o produto está preparado para resistir a um acidente.

AMERICANAS E EUROPÉIAS:
todas são certificadas, pois nesses países a certificação é obrigatória. Qualquer produto proveniente dos Estados Unidos ou da Europa leva obrigatoriamente o selo de certificação.

BRASILEIRAS:
certifique-se de que possui o selo do Inmetro. Caso contrário, não compre.



Saiba mais




Muitas colisões acontecem perto de casa. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade, por isso é importante usar a cadeira mesmo em pequenas distâncias.

Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança Brasileiro (selo do Inmetro), Europeu ou Americano. O Brasil possui a NBR 14400, norma obrigatória que estabelece os requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e assento de segurança). Todas esses dispositivos vendidos em território nacional a partir de 1º./10/2008 devem conter o selo do Inmetro.

Uma cadeira de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes que garantem sua eficácia no caso de colisão:
· Teste estático: a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidade dos materiais usados, etc.
· Teste dinâmico: “car crash” - a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um muro a 50 km/h.

O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança que estiver sentada no banco da frente, por isso se for transportar uma criança em camionete desative esse dispositivo.

Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.

Os ERROS mais comuns são:
· Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;;
· Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;
· Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança;;



Promoções

Aproveitando as promoções de cadeirinhas de uma loja de departamentos em São José, Grande Florianópolis, Vilmar e Jéssica olhavam uma com encosto para Maria Eduarda. Ela anda de carro com o assento em elevação, mas os pais não o consideram tão seguro quanto com a proteção atrás.

— Mesmo sem lei, sem nada, a gente já usava as cadeiras. É muito melhor e mais seguro — garante a mãe.

O gerente geral da loja, Anderson Vieira da Silveira, informa que a procura pelos assentos, em agosto, aumentou 120% em relação ao último mês.

— Estamos vendendo entre 70 e 80 itens por dia.
Dicas de Prevenção

Perguntas mais freqüentes - Carros


1. Por que as crianças devem usar cadeiras e cintos de segurança?


Mesmo uma batida relativamente leve pode ser um evento muito violento. Um passageiro que não estiver usando cinto de segurança pode ser jogado com uma força maior do que o peso do seu corpo. A força da batida pode também causar o deslocamento de órgãos internos, provocando ferimentos graves. Cintos e cadeiras de segurança corretamente usados podem ajudar a minimizar o movimento de um passageiro dentro do carro:






  • Prevenindo a expulsão da pessoa;







  • Distribuindo as forças do impacto entre as partes mais fortes do corpo e protegendo a cabeça e a coluna vertebral;






  • Considerando que os cintos de segurança dos carros não atendem as necessidades físicas e de desenvolvimento das crianças, de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e assento de segurança) adequados são necessários e imprescindíveis.


    2. Qual a forma mais segura de transportar crianças em um carro?


    Crianças com menos de 10 anos devem andar no banco de trás e em cadeira de segurança. Consulte aqui o Guia da Cadeirinha.


    3. O que eu devo saber sobre instalação de cadeira de segurança de criança?


    Existem muitos tipos de cadeiras de segurança, diversas configurações de cinto de segurança e de bancos de carro e, conseqüentemente, existem várias combinações possíveis para uma instalação correta. Seguem abaixo algumas dicas básicas:






  • Leia atentamente e siga sempre as recomendações do manual de instruções da cadeira;






  • A cadeira de segurança deve estar bem presa ao banco do carro, com o cinto de segurança - ela não pode se mover mais de 2 cm de um lado para o outro;






  • É muito importante ter certeza de que os sistemas de segurança da cadeira com o carro e da cadeira com a criança estejam corretamente instalados;






  • Em muitos casos, o cinto de segurança precisa do auxílio do clipe de segurança (locking clip) para prender corretamente a cadeira. Leia sobre isso no manual de sua cadeira;






  • O banco da frente deve ser a última opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem airbag de passageiro. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desative o airbag.


    4. Pode-se utilizar cadeiras de segurança já usadas?


    Para que uma cadeira de segunda mão possa ser reutilizada por outra criança, é necessário considerar o seguinte:






  • O histórico completo deve ser conhecido. A cadeira pode ter sido danificada em um acidente, debilitada por uso e armazenamento errados, entre outros;






  • Todas as partes originais, instruções e rótulos devem estar em boas condições. Substituir partes por outros modelos não é apropriado, assim como outras modificações podem comprometer a segurança da cadeira;






  • A cadeira de segurança pode ser muito velha. Muitos fabricantes concordam que uma cadeira com mais de 6 anos não deve ser usada, porque os padrões de performance mudam com freqüência, incorporando novas tecnologias para proteger melhor as crianças. Além disso, a reposição de partes e instruções podem não estar mais disponíveis para cadeiras velhas e os fabricantes podem não existir mais no mercado.


    5. Por que a cadeira de segurança tem de ser substituída após um acidente?


    A força da batida pode enfraquecer ou danificar a cadeira de segurança, os cintos de segurança e outros dispositivos de proteção, tornando-os menos eficientes. Este tipo de dano pode também acontecer em acidentes menores, mesmo quando não é visível a olho nu, e pode tornar o sistema de proteção menos eficaz. Por esta razão, os fabricantes afirmam que cadeiras e cintos de segurança envolvidos em acidentes devem ser substituídos. Se um sistema de segurança protegeu uma pessoa em um acidente, ele já fez seu trabalho.


    6. Onde eu posso obter mais informações sobre a cadeira de segurança?

    Entre em contato com o fabricante de sua cadeira de segurança para obter mais informações.


    Escolhendo a cadeira de segurança


    7. Qual cadeira de segurança é a mais segura para o meu filho?

    Considerando que as cadeiras adequadas devem atender a um padrão de segurança, seja os selos de certificação Americano e Europeu seja o selo do Inmetro, você deve fazer as seguintes perguntas:

    a) Ela serve para meu filho?

    Cheque as instruções do fabricante para garantir que seu filho está dentro do peso e altura da cadeira de segurança em questão e que esta também atende as necessidades de idade/desenvolvimento. Consulte o Guia da Cadeira.

    b) Ela serve para o(s) meu(s) veículo(s)?

    Nem todas as cadeiras de segurança podem ser instaladas corretamente em todas as posições nos veículos. Antes de comprar a cadeira, teste a instalação em seu carro para se certificar de que são compatíveis. No geral, uma cadeira de segurança bem instalada não deve se mover mais do que 2 cm de um lado para outro. Assegure-se de ler as instruções da cadeira e do veículo.


    8. Quando posso colocar meu filho de frente para o movimento?

    A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças devem ter um mínimo de 12 meses e um peso mínimo de 9 kg antes de ficar de frente para o movimento. Antes disso, seus ossos e ligamentos não estão desenvolvidos o suficiente para suportar as forças de uma colisão frontal.

    A posição de costas para o movimento reduz o risco de danos na medula espinhal numa colisão frontal, já que a concha da cadeira de segurança segura o pescoço e divide as forças da batida nas costas. A maioria das cadeiras de segurança para bebês tem um limite de 9 a 10 kg, mas as cadeiras mais atuais têm um limite de até 13 kg. Essas cadeiras fornecem uma melhor proteção para as crianças, mesmo depois de completarem um ano.


    9. Os pés do meu filho estão tocando “as costas” do banco de trás. Devo colocar a cadeira de frente para o movimento?

    Considerando que a altura da criança sentada é mais importante na proteção de um acidente do que a altura total e que as proporções do corpo de uma criança variam, é importante que a cabeça do bebê esteja totalmente protegida pela concha da cadeira. Lembre-se de que é mais seguro para a criança que ela permaneça o maior tempo possível de costas para o movimento, respeitando-se as orientações do fabricante do produto.


    10. Como eu vou saber que minha criança ficou muito grande para a cadeira de segurança de frente para o movimento?

    Você deve olhar para as seguintes características:






  • Verificar os limites de peso da cadeira;


  • Verificar as tiras de segurança da cadeira em relação aos ombros da criança. Para segurar as costas da criança na cadeira, as tiras devem estar nos ombros ou acima destes quando estiver de frente para o movimento;





  • Verificar a altura da concha da cadeira de segurança em relação à base do crânio da criança. Para proteger a cabeça e o pescoço, a base do crânio, localizada na metade das orelhas, não pode estar acima do topo da concha.









  • Algumas cadeiras de segurança também tem um limite máximo de altura que deve estar descrito nas instruções de uso. É fornecida uma altura geral, mas a altura da criança sentada é ainda mais importante. Consulte e siga as instruções do fabricante de acordo com cada modelo;


  • Se seu filho excedeu alguma dessas características de peso e altura, é necessário um novo sistema de retenção, que se chama assento de segurança (booster). Sua função é elevar a criança na altura adequada para que o próprio cinto de segurança de três pontos do carro passe pelos locais corretos do corpo da criança: sobre os quadris, no meio do peito e no centro do ombro.





  • No geral, nós recomendamos o uso de cadeiras o maior tempo possível antes de mudar para o assento de segurança. Assegure-se de seguir as instruções do fabricante na instalação e uso da cadeira de segurança que escolher.


    11. Por que vocês recomendam suportes de segurança para crianças até 8-10 anos?

    A maior parte das famílias está acostumada com a idéia de manter as crianças em cadeiras de segurança até os 4 anos, e não sabem que as crianças precisam de cadeira de segurança por muito mais tempo. Os cintos de segurança dos veículos são desenhados para proteger adultos ou crianças com mais de 1,45 m e eles devem servir corretamente para exercer essa função.

    Considerando isto e que os assentos de segurança não são amplamente usados, vemos um grande número de lesões sérias e fatais com crianças. Lesões em órgãos internos e medula óssea geralmente são o resultado de um mau ajuste de cinto.


    12.Todos os assentos de segurança (booster) que eu achei requerem cintos de 3 pontos, mas meu carro só tem cinto subabdominal no banco de trás. O que eu posso fazer?


    Você tem duas opções:









  • Instalar um cinto de três pontos em seu banco traseiro. Contate o fabricante de seu veículo para mais informações; ou





  • Usar um veículo alternativo que tenha cinto de 3 pontos no banco de trás. Qualquer veículo que seja modelo 1998 em diante deve ter.


    13. Quando eu sei que meu filho está pronto para mudar de um assento de segurança (booster) para o cinto de segurança?

    A criança deve andar em assentos de segurança até que o cinto de segurança sirva corretamente. Isto significa que:


  • A criança consegue apoiar as costas no encosto e dobrar o joelho na borda do banco sem deslizar para frente;





  • O cinto subabdominal deve ficar ajustado sobre os ossos dos quadris e não no abdômen;





  • O cinto de 3 pontos deve passar confortavelmente sobre os quadris e no centro do ombro e não no pescoço;





  • Se nenhum desses critérios for atingido, é provável que a criança ainda precise de um assento de segurança.


    Posição no veículo


    14. Eu tenho mais filhos do que espaço no banco de trás. O que devo fazer?

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, crianças com menos de 10 anos devem andar no banco de trás. Caso isso não seja possível, a melhor opção é que a criança mais alta do grupo sente no banco da frente, utilizando a cadeira ou o assento de segurança. Afaste o banco da frente o máximo possível do painel e, caso tenha airbag, desligue-o. Bebês de costas para o movimento nunca devem ser colocados no banco da frente com airbags ativados.


    15. Qual o lugar mais seguro do banco de trás para crianças de idades diferentes?

    Escolher a melhor posição para os seus filhos não é fácil. As condições específicas de qualquer acidente afetam a resposta. O mais importante é que as crianças estejam devidamente seguras, ou seja, as cadeiras de segurança devem estar corretamente instaladas nos cintos de segurança apropriados para o modelo, assim como as tiras de segurança devem estar bem ajustadas ao corpo da criança. A escolha prioritária deve ser pelo local do banco traseiro onde o equipamento ficar corretamente instalado. Por exemplo, o bebê, considerando que ele estará devidamente preso de costas para o movimento, se o cinto adequado for o do centro, esta é a forma recomendada. Essa posição é isolada de todos os ângulos de batida, por isso é geralmente considerada a mais segura.


    16. O meu filho está mais seguro atrás do motorista ou do passageiro?

    Os lados direito e esquerdo de trás são similares, fato baseado em características fatais de acidentes. Quando escolher entre eles, algumas considerações devem incluir a disponibilidade de uma porta, acesso a outros passageiros, se a criança precisa ser monitorada, distrações do motorista, etc. A decisão final deve ser feita pelos pais e pelas pessoas que cuidam da criança.


    17. Eu sei que meu filho não deve andar no banco da frente com o airbag frontal ativado. E quanto a airbags laterais?

    Airbags laterais podem oferecer um ambiente interno mais seguro e aumentar a proteção contra colisões laterais, superfícies internas duras e/ou vidro quebrado. Airbags laterais geralmente não são comuns e os modelos variam. Contate o fabricante do veículo para obter mais informações.


    Instalação e uso corretos


    18. Como eu posso ter certeza de que a cadeira de segurança de meu filho está bem instalada?
    Leia o Guia de Cadeira para ter certeza se você está usando corretamente. Depois, leia as instruções do fabricante da cadeira de segurança e do veículo com atenção. Isso vai ajudá-lo a instalar a cadeira corretamente.

    Garanta que a cadeira está bem ajustada. Geralmente, uma cadeira de segurança bem instalada não deve mover-se mais que 2 cm de um lado para o outro quando forçada.


    19. Como saber se eu preciso de um clipe de segurança (locking clip) para instalar a cadeira de segurança do meu filho?

    Clipes de segurança são muitas vezes necessários para instalar corretamente uma cadeira. As cadeiras americanas e algumas brasileiras já vêm com o clipe de segurança anexo. A maioria das cadeiras européias dispensam o uso deste dispositivo.

    Os manuais do carro e da cadeira de segurança devem explicar como prender a cadeira usando os sistemas existentes no seu carro. Você também pode contatar a CRIANÇA SEGURA para mais informações.


    Cuidados especiais


    20. Meu filho simplesmente não fica parado em sua cadeira de segurança. O que devo fazer?
    Existem algumas variáveis que podem influenciar se uma criança fica ou não na cadeira de segurança. Os pais ou responsáveis pela criança devem se certificar de que:





  • Todas as pessoas no carro, inclusive adultos, sempre usem cinto de segurança no carro. Isso mostra às crianças que andar de carro sem cinto é inadmissível;





  • Os cintos da cadeira de segurança da criança estão ajustados corretamente, para que ela esteja confortável e segura. Para uma criança em cadeira de frente para o movimento, as tiras da cadeira devem estar na altura dos ombros ou um pouco acima. As instruções do fabricante da cadeira, que devem ser lidas e seguidas, fornecem essas informações específicas para cada modelo de equipamento;









  • O clipe peitoral, caso exista, está posicionado na altura das axilas da criança






  • Além disso, é uma questão comportamental. Um método que é usado por muitos pais é afirmar que o carro não irá se mover a não ser que todos estejam com o cinto de segurança. Se uma criança sai da cadeira durante a viagem, você pode parar o carro em um LUGAR SEGURO e permanecer lá até que a criança concorde em sentar em sua cadeira de segurança.


  • Pode exigir um tempo extra da viagem no começo mas, uma vez que a criança perceba que permanecer em uma cadeira de segurança não é negociável, o problema acaba.


    21. Por que um bebê não está seguro no colo da mãe quando é transportado no carro?

    Os acidentes de carro são imprevisíveis e acontecem muito rapidamente, deixando pouco tempo para reação. O tempo médio de reação de um adulto é de ¾ de segundo, o que é muito lento para evitar o acidente. Mesmo que você pudesse reagir rapidamente, uma criança que pesa 10 kg, em um acidente a 50 km/h, teria um peso equivalente a 500 kg, ou seja, igual a um filhote de elefante.

    A mãe pode esmagá-la ou, provavelmente, não conseguirá segurá-la e a criança será jogada contra outros passageiros, contra o vidro dianteiro ou para fora do veículo.


    22. O que os pais devem fazer se não têm condições de comprar uma cadeira ou assento de segurança para o seu filho?

    Temos certeza de que a segurança das crianças é uma prioridade para a família. Dessa forma, neste momento é importante que a família avalie seu orçamento e priorize seus gastos. O preço de uma cadeira nacional certificada é de aproximadamente R$ 250,00, cerca de 2% do valor de um carro econômico (R$ 15.000,00). Leve em consideração que este dispositivo de segurança poderá ser utilizado por 3-4 anos ou mais dependendo do modelo.


    23. Como identificar se uma cadeira ou outro sistema de proteção está certificado dentro dos padrões de segurança?

    Os modelos americanos certificados têm etiquetas nas quais se lê: “Esta cadeira atende aos requisitos das normas federais de segurança viária”; os modelos europeus certificados têm etiquetas com algum destes códigos: E1, E2, E3, E4, que indicam em qual país ocorreu a certificação; e os modelos brasileiros devem identificar que seguem a norma NBR 14.400 e ter o selo do INMETRO.


    24. O que o Código de Trânsito Brasileiro diz sobre o transporte de crianças?

    O Código de Trânsito Brasileiro foi instituído em 1998 e teve, através da Resolução nº 277/08, as normas para transporte de crianças atualizadas em maio de 2008, considerando a necessidade de aperfeiçoar a regulamentação dos artigos 64 e 65 e de estabelecer as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a dez anos em veículos.


    Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

    Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN


    25. Posso usar a cadeira de segurança apenas em longas distâncias ou nas estradas?

    Não. Recomendamos o uso de cadeira para qualquer situação de transporte, seja para ir à padaria seja para ir à escola do bairro. Cerca de 50% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem a menos de 50 km de casa, outros 25% ocorrem a distâncias entre 50 e 200 km. Conseqüentemente, quase 60% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. Outros 20%, entre 30 minutos e 1 hora (fonte: CET, 1992).


    26. O que eu posso dizer para o meu filho de 10 anos que pede para andar sem cinto de segurança porque é muito “desconfortável”?

    A resposta é “não”. O cinto de segurança bem usado consegue administrar as forças de uma batida e, conseqüentemente, os ferimentos não são tão graves. O cinto de segurança irá:









  • Prevenir que seu corpo seja jogado de um lado para outro dentro e fora do carro;






  • Distribuir a força da batida para as partes fortes através do contato com os ossos do seu corpo;






  • Distribuir a força da batida em uma área ampla de seu corpo;






  • Permitir que seu corpo diminua a velocidade com a parada do carro, permitindo que a desaceleração aconteça com segurança;






  • Proteger sua cabeça, pescoço e medula espinhal.
    Os cintos de segurança funcionam melhor se usados da forma como foram desenhados e testados:


  • A criança deve estar sentada com as costas totalmente apoiadas no encosto e o apoio para a cabeça deve estar ajustado para suportar a parte de trás do pescoço e da cabeça. O topo da orelha não deve passar do encosto do banco;





  • O cinto sub-abdominal deve estar confortável em cima dos ossos da coxa ou do quadril, e não no abdômen;









  • O cinto deve ser posicionado de forma confortável no peito e na clavícula.

  • Cintos de segurança ajustados podem parecer desconfortáveis, mas a proteção que eles oferecem em um acidente vale a pena!



    27. O que eu preciso saber sobre transportar meu filho com segurança em uma pickup?

    Nos casos em que for absolutamente impossível que as crianças com menos de 10 anos andem no banco de trás, decisões difíceis devem ser tomadas. No geral, as crianças devem ser mantidas o mais longe possível de um airbag ativado

    Você deve consultar o fabricante do seu carro para desligar o airbag se uma criança com menos de 13 anos estiver sentada na frente. Muitos modelos de pickup vêm com um botão de liga/desliga pré-instalado. Bebês de costas para o movimento não podem nunca ser colocados em posições onde haja um airbag frontal ativado.

    Se a pickup tiver um banco de trás, deve ser um banco de frente para o movimento. Cadeiras de segurança, incluindo assentos, não podem ser usadas em bancos laterais. Se o banco de trás for posicionado de frente para o movimento, instale a cadeira de segurança nele.

    ATENÇÃO:
    Crianças nunca devem ir na caçamba de camionetes ou outros veículos.



    28. O ônibus da escola dos meus filhos não tem cintos de segurança. Isso não é perigoso?

    Transportar as crianças na ida e volta da escola é um assunto importante para o sistema escolar, para pais e responsáveis. A maioria das crianças mortas ou feridas em acidentes com ônibus escolares estava entrando/saindo do ônibus ou estava fora do ônibus. Os ônibus escolares são, estatisticamente, a melhor forma de transporte terrestre. A questão de haver cinto de segurança em ônibus escolares entretanto, é complexa.

    Crianças em grandes ônibus escolares são protegidas por um sistema chamado “compartimentalização”. A alta absorção de energia por parte dos encostos dos assentos combinada com os espaços estreitos entre os bancos cria um “compartimento” para os ocupantes no acidente. Esse tipo de transporte é projetado com o conceito do “ovo em sua embalagem”, mantendo as pessoas confinadas e distribuindo as forças do acidente em uma ampla área do corpo.

    Além disso, o tamanho dos veículos, horários típicos de trajeto e a visibilidade de um ônibus grande aumentam a proteção.

    Os ônibus escolares pequenos que pesam menos que 4,5 toneladas devem estar equipados com cintos subabdominais, já que os ônibus pequenos sofrem as forças de um acidente de uma forma similar àquelas que passageiros de carros sofrem.



    29. O que eu devo saber sobre crianças e airbags frontais?

    Considerando que o tipo de batida mais comum é a frontal, o banco de trás é geralmente o lugar mais seguro para as crianças andarem, independentemente de airbags. Um estudo mostrou que crianças têm até 37% menos chances de morrer quando sentadas no banco de trás em vez de no banco da frente. A maior parte dos airbags atuais e antigos foi desenhada para proteger adultos em colisões frontais, não crianças, o airbag frontal pode causar ferimentos graves ou fatais em uma criança, principalmente quando ela está em uma cadeira de costas para o movimento.

    As pessoas estão mais bem protegidas quando seguem as regras abaixo:









  • Crianças com menos de 10 anos devem estar com cinto de segurança no banco de trás;






  • Nunca coloque uma cadeira de costas para o movimento com um airbag frontal ativado;






  • Se uma criança precisa ser transportada no banco da frente, proteja a criança corretamente de acordo com a sua idade e tamanho e coloque o banco da frente o mais longe possível do painel;






  • Não permita que a criança se incline em cima do painel;






  • Contate o fabricante do veículo para saber como desligar o airbag.

    30. E se meu carro tiver airbags laterais?

    Airbags laterais aumentam a proteção de adultos no mais perigoso tipo de acidente: colisão lateral. Muitos especialistas acham que as crianças que forem impactadas por um airbag lateral no momento de um acidente podem ser seriamente feridas, dependendo do tipo do airbag

    Considerando que existem vários modelos de airbags laterais, a melhor fonte de informação é o fabricante do automóvel. Busque recomendações no manual do seu automóvel e contate o departamento de atendimento pós-venda para mais informações.


    31. Qual é a forma mais segura de transportar meu filho num avião?

    Apesar de não serem geralmente exigidas em aviões, as crianças devem usar cadeiras de segurança até que elas tenham no mínimo 18 kg (dependendo da cadeira de segurança do seu filho). O cinto de segurança corretamente usado protege crianças e adultos durante a decolagem e a aterrisagem, no caso de turbulências e no caso de acidentes não fatais. A grande maioria das cadeiras de segurança, tanto de costas para o movimento (bebê-conforto) como de frente para o movimento, pode ser usada nos aviões; mas assentos de segurança não podem ser usados. É bom levar a cadeira de segurança com você também porque vai tê-la durante toda a viagem.

    Antes de viajar, é recomendado que você verifique com o fabricante de sua cadeira se ela pode a ser instalada em aviões e contate a companhia aérea para obter informações sobre políticas de cadeira de segurança e descontos para cadeiras adicionais.


    32. É possível que duas crianças dividam o mesmo cinto de segurança?

    Duas pessoas não devem nunca dividir o mesmo cinto de segurança.
    O cinto foi projetado para uma pessoa apenas.

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