Profeta

domingo, 31 de outubro de 2010

Fazenda Nova Canaã.

O Projeto Canaã, sustentado, inicialmente, pela venda de seu primeiro disco, hoje é modelo para quaisquer outros projetos que vise aproveitar terras do semi-árido nordestino. O governo, a partir do seu empreendimento, fez alguma coisa semelhante pelo nordeste? O que faltou, na sua opinião, para que outros ‘Canaãs’ acontecessem?
Eu conversei com duas pessoas importantes sobre a reforma agrária brasileira e sobre a Fazenda Canaã: uma foi o Presidente da República e o outro foi João Pedro Stédile (líder do MST). O Stédile ficou maravilhado. Hoje no Brasil existem seis mil assentamentos da reforma agrária, a maioria deles são favelas rurais, onde não têm assistência médica, não têm formação técnica, não têm apoio à produção. O Projeto Nordeste deu um exemplo para o país de que é possível fazer. Ali as casas são de qualidade, tem restaurante que serve a todos, as crianças estudam numa escola que nem no Rio de Janeiro existe uma escola pública semelhante. Tem transporte escolar. As crianças têm café da manhã, almoço, lanche à tarde e ainda levam para casa o pãozinho (um saquinho de pão). Todas têm uniforme, que é lavado e passado na lavanderia da escola (porque na casa delas não tem água); tratamento dentário; oftalmologistas; piscinas (uma delas olímpica); campo de futebol; brinquedoteca; aula de teatro; aula de computador enfim, elas têm acesso ao que há de melhor na educação: da pré-escola ao ensino fundamental. O Stédile me disse que não há em nenhum assentamento da reforma agrária uma escola como a nossa. Lula prometeu ir conhecer. Está devendo essa…

Projeto Nordeste
A Associação Beneficente Cristã tem realizado, nos últimos anos campanhas de assistência às vítimas da seca no sertão nordestino. São programas chamados de S.O.S. Nordeste.
Estas campanhas consistem em uma ampla divulgação na mídia e de convites à população em geral para que doe alimentos não perecíveis e roupas, levando-os aos templos da Igreja Universal espalhados em todo o Brasil. Cabe, então, aos membros voluntários da igreja selecionar e embalar as doações em cestas básicas, distribuindo-as às populações mais carentes das regiões atingidas pela seca.
Esse programa, no entanto, é de caráter emergencial, com benefícios apenas temporários: minora os efeitos da seca, mas não apresenta soluções para as causas do problema.
Em vista disso, surgiu a idéia de um projeto que não só contemplasse os momentos de crise, mas que apresentasse soluções permanentes, a fim de minorar a aflição das populações carentes do Nordeste. Nascia, assim, o Projeto Nordeste.
Projeto Nordeste
Para atingir seus objetivos, o Projeto Nordeste estabeleceu sua base inicial no Município de Irecê, em pleno sertão da Bahia. Lá, adquiriu uma propriedade com uma área aproximada de 450 hectares, que recebeu o nome de Fazenda Nova Canaã, sendo a primeira de uma série de fazendas que farão parte do Projeto.
Essas fazendas, inspiradas nos moldes dos kibutzs israelenses, são basicamente agro-indústrias, administradas e desenvolvidas por profissionais voluntários, com a reaplicação total dos lucros.
É a união da fazenda com a indústria no meio do sertão.
Além disso, em cada uma delas se estabelecerá uma área social, oferecendo amplos benefícios à população carente, especialmente crianças, além de um departamento técnico, com biblioteca, laboratórios, salas de conferência e demais facilidades necessárias ao completo estudo de uma solução específica para a região, com projetos econômicos que insiram o maior número possível de parceiros.
Projeto Nordeste
O objetivo do Projeto é apresentar soluções regionais para as principais causas do subdesenvolvimento da região semi-árida do Nordeste:
O clima semi-árido se caracteriza por ter somente um único período de chuvas por ano. Estas, porém, não atendem às necessidades da lavoura, não só pela pouca quantidade como também pelo fato de raramente coincidirem com a época exata em que as diversas culturas precisam de água.
Mesmo assim, as chuvas vão-se infiltrando pelo solo e formam os chamados lençois freáticos no subsolo.
A falta de recursos hídricos, portanto, não é caracterizada pela inexistência de água, já que esta pode ser encontrada no subsolo, mas pela falta de condições do pequeno agricultor de extrair e distribuir eficientemente essa água para sua plantação.
A implantação de um sistema de irrigação é fundamental para que os produtores rurais tornem-se independentes das condições climáticas. Poucos, entretanto, são os que dispõem de recursos para implantá-lo e, ainda assim, aqueles que o fazem, utilizam métodos ultrapassados, como o sistema de pivô rotativo e o de aspersão, onde é grande o desperdício de água. A Fazenda Nova Canaã adotou o mesmo sistema de irrigação utilizado em Israel: o de gotejamento, onde cada planta recebe a quantidade exata de água de que necessita, gotejada no seu pé, com aproveitamento de 100% da água distribuída.
No sertão, por causa da ocorrência de um período único de chuvas no ano, os produtores colhem juntos, numa mesma época, um mesmo tipo de produto. Isto provoca a queda do preço de toda a produção, já que a oferta é grande e a procura, nem tanto.
Surge, aí, a necessidade de estocagem da produção para que os produtores não necessitem vender tudo de uma só vez, a preços baixos.
No entanto, a falta de infra-estrutura para armanezanamento, bem como de um escritório de comercialização local, fazem com que os produtores acabem por se tornar alvo dos atravessadores, que lhes impõem o preço a ser pago pela safra.
Atualmente, as crianças que ainda não atingiram a idade do ensino fundamental (sete anos) são as mais prejudicadas. Na região, as escolas públicas existentes para a educação infantil não suprem a necessidade da população. Essas crianças, normalmente, ficam em casa, ajudando seus pais nas tarefas diárias, ao invés de estarem na escola.
Tardiamente,ao atingirem a idade dos 7 anos, são encaminhadas às escolas públicas, iniciando a 1ª série do 1º grau, fase essa em que suas deficiências e carências são então detectadas e, quando possível, supridas. Muitas dessas crianças chegam à 3ª série ainda com dificuldades de ler e escrever.
Projeto Nordeste
O Projeto teve início com a implantação de diversas fazendas no semi-árido nordestino, levando investimento e tecnologia para combater os problemas da seca.
Com a compra da Fazenda Canaã e a aquisição dos primeiros equipamentos, começou a ser construída uma verdadeira cidade, que abriga uma escola agrícola e uma convencional, o Centro Educacional Betel, atendendo inicialmente a 200 crianças carentes, entre 3 e 6 anos, das 07:00 às 16:00h, com alimentação, transporte, uniforme e assistência médico-odontológica.
A Fazenda também terá creche, clínica médica, pousada, igreja, restaurante comunitário, área de lazer e esportes, além de uma vila residencial, com 30 casas.
Para os campos agrícolas, um cuidadoso estudo podológico foi realizado por técnicos de Israel e do Brasil, bem como uma avaliação dos recursos hídricos do subsolo. Assim, surgiu um programa plurianual de plantio e o estudo de viabilidade técnica e econômica para a instalação de uma agroindústria, a qual se encontra em plena fase de desenvolvimento.

Fonte:

Deem sua opinião e façam um comentário deste trabalho louvavel e importante.
Uma Idéia que o Marcelo trouxe de Israel que é a irrigação por gotejamento, como nos KIBUTZIM.

Fonte: Conteúdo Universal!!!!

No final da década de 90,nascia no Sertão Baiano, a 478 Km,da Capital Salvador,o Projeto Nordeste.

O Senador explica que isto é muito pouco,perto do tamanho do sofrimento,e problemas Sociais no Brasil.

E com toda a renda do CD,Mensag. da Solidariedade foi possivel, comprar 450 hectares de terra.
Ela conta hoje com 150 funcionários,e atende Alunos das Escolas Municipais,nas aulas de Ed. Fisica,com Piscina,Quadras Poliesportivas,e Campo de Futebol Gramado.
Alem disso, Familias pobres residem ali,e há ainda, um Consultório Odontológico,Pediatra e Ginecologista,q atende 60 Familias por Semana.
No Centro Educacional Betel,CEB,na Escola Fazenda,500 Crianças são atendidas,de idades de 3 a 11 anos, com,4 refeições diárias,Kit de Higiena,Material Didático,Uniformes Escolares,q são lavados e passados na Lavanderia da Fazenda.
E ainda levam para Casa delas pães feitos na Padaria da Fazenda.

A PROPRIEDADE CONTA COM UM MODERNO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO TRAZIDO DE ISRAEL,QUE RETIRA ÁGUA DO SUBSOLO,E GOTEJA NO PÉ DA PLANTA.
NOVOS PARCEIROS: A Fazenda Canaã,conta agora com Novas parcerias Privadas,tais como a FranHolding(Microlins Formação Profissional,Instituto Embelleze Profsat Tecnologia e Educação.
Instituto Ricardo Almeida,SageBrasil,ActioMedia(Empresa do Grupo Endemol).
Lidia Pereira Oficial das Alianças Coorporativas do Unicef no Brasil,afimou q junto com o Instituto Ressoar,e a Rede Record,estuda um programa de parceria p/ contribuir ainda mais com o Sucesso do Projeto Nordeste.

Hoje a Fazenda conta com projeto de Biodiesel,e reservou 20 hectares p/ plantio das matérias primas e já tem até um Campeonato Alternativo de Judo.
Diante das criticas,ofensas e ataques,a Sociedade Pestalozzi,a ABC Instituto e a Iurd está á-Ressaltar-se que há um trabalho honesto e sério e bem administrado, neste pais de corruptos.
E o Bispo e Senador Marcelo Crivella designou os recursos do CD,mais de 10 milhões de reais,para realiza-lo.


3 comentários:

  1. quero parabenizar a todos você pelo belissimo TRABALHO QUE VEM FAZENDO PELAS CRIANCAS E POR A FEIRA DE CONHECIMENTOS,POR ISSO QUE DEUS TEM DADO A FAMILIA BETEL UM GRANDE SUCESSO.PARABENS POR SEREM ASSIM...QUE VOCÊS SEJEM MUITO FELIZES E CRESCAM MUITO MAIS,,E POR ISSO QUE EU SOU APAIXONADA PARA TRABALHAR COM VOCES.QUE EU POSSA SER CHAMADA PARA TRABALHAR LOGO,LOGO BEIJOSSS DE SUA FÃ NUMERO 1.... DAIANE LEITE DOS SANTOS MORO EM LAPAO.MEU NUMERO E 99676037..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, espero que no Nordeste tenha mais desses projetos, e que chegue aqui no Ceará o mais rápido possível, Ok! Obrigado Sr. Crivela.

    ResponderExcluir