Profeta

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Copel apontada como a melhor empresa do setor na América Latina

Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia

A Copel foi escolhida novamente pelos editores e analistas da revista norte-americana de economia Global Finance como a Melhor Companhia do Setor Elétrico e de Prestação de Serviços de Energia na América Latina. O presidente da Copel, Paulo Pimentel, atribuiu o prêmio "à dedicação de toda a equipe de colaboradores da companhia, mas, de maneira especial, dos nossos profissionais das áreas de Finanças e de Relações com Investidores, responsáveis pelo relacionamento direto e diário com a comunidade econômica internacional".

A revista é bastante respeitada e conceituada nos meios econômico-financeiros internacionais, especialmente junto a bancos, agentes de crédito e investidores. Por isso, suas análises e premiações costumam gerar ampla repercussão nos círculos especializados. Anualmente, a Global Finance concede o prêmio The Best Global Companies com base em análise comparativa do desempenho de dezenas de corporações que têm atuação ou presença internacional, segmentando-as pela localização de sua sede e também pelo ramo de atividade.

Entre as empresas baseadas em países da América Latina, o levantamento feito pela revista contemplou 17 categorias ou setores. Além da Copel, outras cinco corporações brasileiras foram destacadas: Petrobras (na área de óleo e gás), Embraer (aeronáutica), Vale do Rio Doce (metais e mineração), Braskem (química) e Odebrecht (engenharia e construção). Dirigentes das empresas escolhidas estão sendo convidados para a cerimônia de premiação, marcada para o dia 16 de novembro em Nova York.

Mais respeitada

Há pouco tempo, a Copel recebeu outras duas importantes manifestações internacionais de reconhecimento. A primeira veio por uma pesquisa da PriceWaterhouse, em conjunto com o jornal inglês Financial Times, que ouviu dirigentes e altos executivos das maiores corporações de 20 países e situou a Copel como a terceira empresa mais respeitada do mundo no setor de serviços públicos, atrás apenas de duas companhias européias (uma francesa e outra alemã).

A segunda resultou do levantamento da revista norte-americana IR Magazine, especializada em avaliar o relacionamento de empresas de capital aberto com o mercado financeiro internacional. Depois de ouvir gerentes e analistas de investimento de diversos países, a revista apontou a equipe de Relações com Investidores da Copel como a melhor entre as companhias brasileiras de média capitalização. "É um testemunho enfático oferecido por quem recebe o atendimento de que as informações prestadas pela área de Relações com Investidores da Copel são precisas e confiáveis", disse Paulo Pimentel.

Maior do Paraná

Com base no seu balanço de 2003, a Copel foi apontada pelo segundo ano consecutivo como a maior empresa do Paraná e também a quarta do Sul do País, no levantamento Grandes & Líderes elaborado pela revista Amanhã, sediada em Porto Alegre, com apoio e consultoria da PriceWaterhouseCoopers.

A cerimônia de premiação ocorreu há poucos dias, em Curitiba, num evento que reuniu dirigentes e lideranças das maiores e mais importantes empresas do Estado no Cietep. A Copel esteve representada pelo seu gerente de Marketing, Marcus Vinícius Manfrin de Oliveira. Segundo o levantamento da revista, 153 das 500 grandes empresas estão localizadas no Paraná. O Rio Grande do Sul teve 229 nomes incluídos e Santa Catarina, 118.

No entanto, a soma do patrimônio líquido das 100 maiores empresas paranaenses supera em R$ 11 bilhões o total das 100 maiores gaúchas, demonstrando a força e a solidez das organizações locais, que ainda têm um endividamento menor: 52,9% do seu ativo total, contra 58,5% das empresas instaladas no Rio Grande do Sul.

Vizite o site da Copél:
http://www.copel.com/hpcopel/root/index.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário