Profeta

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

maior potência mundial é os EUA, e a economia que mais desenvolve é a China

No presente momento a maior potência mundial é os EUA, e a economia que mais desenvolve é a China, essas têm estabelecido uma relação harmoniosa, apesar de gerar certa desconfiança de um possível foco de tensão. Essa harmonia reflete a forte dependência recíproca dos países, os Estados Unidos necessitam de mão-de-obra barata e outros atrativos oferecidos na China, por outro lado a economia chinesa depende dos investimentos norte-americanos que propicia o avanço econômico do país oriental, e também por causa das importações americanas que absorve grande quantidade de produtos chineses. É exatamente neste contexto o início de uma possível divergência, pois essas transações comerciais têm ocasionado um superávit de aproximadamente 200 milhões de dólares, mas por outro lado a balança comercial norte-americana fica com um saldo negativo na balança comercial, agora resta saber até quando a economia suporta o déficit comercial. Esses fatos afirmam que os interesses econômicos sempre colocam em foco a supremacia geopolítica mundial no quais os países adotam medidas protecionistas, temendo perder sua hegemonia.
CHINA X EUA

Cresce tensão comercial

Em resposta à elevação da tarifa de importação decidida sobre seus pneus, a China anunciou ontem o início de investigação sobre compras de frangos e automóveis norte-americanos. Os dois episódios apontam tensão crescente nas relações comerciais entre a primeira e a terceira maiores economias do planeta.

Ao dar o novo passo no conflito comercial entre as duas potências, o governo da China não poupou críticas. Além das queixas sobre a barreira a seus produtos, que qualificaram de “medida de grave protecionismo”, autoridades do país fizeram acusações sobre as práticas norte-americanas.

O Ministério de Comercio chinês citou reclamações de produtores locais de que os automóveis e produtos de frango dos EUA chegam ao país graças a subsídios, o que seria considerado uma concorrência desleal. Outros episódios do contencioso entre os dois países já envolveram produtos como filmes e discos – geralmente, a China é acusada de não fazer o suficiente para conter a pirataria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário