Profeta

terça-feira, 23 de março de 2010

World Trade Center

foi um complexo de sete prédios edificado em Lower Manhattan, Nova Iorque que foi destruído em 2001 nos ataques de 11 de Setembro. Atualmente se encontra em reconstrução no mesmo terreno, com seis novos arranha-céus e um memorial.

O Complexo original foi projetado por Minoru Yamasaki na década de 1960 usando o design estrutural de seções tubulares para as torres gêmeas de 110 andares. E para ganhar a aprovação do projeto, o Port Authority of New York and New Jersey concordou em assumir o controle da Hudson & Manhattan Railroad tornando-se a Port Authority Trans-Hudson (PATH). A pedra fundamental do edfício foi lançada no dia 5 de Agosto de 1966. A Torre Norte foi concluída em Dezembro de 1970 e a Torre Sul foi finalizada em Julho de 1971. A Construção do World Trade Center necessitou da escavação de inúmeros metros cúbicos de terra, usados posteriormente na criação do parque Battery Park City, a oeste de Lower Manhattan.

O complexo (as vezes abreviado como WTC e informalmente chamado de trade center ou Torres Gêmeas) ficava localizado no coração do centro financeiro de Nova Iorque e tinha 1,24 milhão de m² de espaço de escritório. Estima-se que 3% de todos os escritórios de Manhattan ficavam nas torres. O restaurante Windows on the World se encontrava nos andares 106 e 107 da Torre Norte enquanto o deck de observação Top of the World localizava-se no andar 107 da Torre Sul. Os outros edifícios do complexo eram o Marriott World Trade Center; 6 World Trade Center, edifício sede de órgãos do governo; e o 7 World Trade Center, que foi construído em 1980. O World Trade Center pegou fogo parcialmente em 13 de Fevereiro de 1975 e sofreu um ataque a bomba em 26 de Fevereiro de 1993. Em 1998, o Port of Authority decidiu privatizar o complexo, transferindo a administração de todos os edífícios para uma empresa privada, a Silverstein Properties em Julho de 2001.

Na manhã de 11 de Setembro de 2001, terroristas ligados ao grupo al-Qaeda jogaram dois Boeing 767 dentro do complexo, num ataque suicida coordenado. 57 minutos após o impacto, a Torre Sul entrou em colapso e ruiu, seguida 29 minutos depois pela Torre Norte, resultando em 2,750 mortes no World Trade Center. O 7 World Trade Center ruiu perto das 17:00 do mesmo dia e os outros edifícios do complexo foram demolidos por estarem muito danificados. O processo de limpeza e recuperação do terreno do World Trade Center durou oito meses. O primeiro edifício do novo complexo foi o 7 World Trade Center, aberto em Maio de 2006. A Lower Manhattan Development Corporation (LMDC), criada em Novembro de 2001 para supervisionar o processo de reconstrução, organizou competições para escolher o melhor projeto. O projeto de Daniel Libeskind, chamado Memory Foundations foi o escolhido, que incluía a torre de 417 metros, a Freedom Tower, três edifícios de escritórios ao longo da Rua Church e um memorial projetado por Michael Arad.

Planejamento e construção

O World Trade Center em 1990.

Durante o período pós-Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos prosperaram economicamente, com o aumento do comércio internacional. Nessa altura, o crescimento econômico na de Nova Iorque foi concentrado em Midtown Manhattan, sendo que a Lower Manhattan ficou de fora. Para ajudar a estimular a renovação urbana, David Rockefeller, com o apoio do seu irmão e Governador de Nova Iorque, Nelson Rockefeller, sugeriu que o Porth Authority deveria construir um "centro comercial mundial", em Lower Manhattan. Planos iniciais, tornados públicos em 1961, identificaram um terreno ao longo do Rio East para o World Trade Center. Objeções ao plano vieram do governador de Nova Jersey Robert B. Meyner, que ressentiu que Nova Iorque estaria recebendo US$ 335 milhões para o projeto. Entretanto, a New Jersey's Hudson & Manhattan Railroad (H & M) estava falindo. O diretor executivo do Port Authority, Austin J. Tobin concordou em assumir o controle da H & M Railroad, em troca do apoio de Nova Jersey para o projeto do World Trade Center.

Os icones da cidade de Nova Iorque incluem a Estátua da Liberdade, a Ellis Island, o Empire State Building, e o World Trade Center, Maio de 2001

Com esta aquisição, o Port Authority obteria o Terminal Hudson, e os velhos edifícios situados acima do terminal em Lower Manhattan. O Port Authority decidiu demolir estes edifícios, e utilizar este terreno ao longo do Rio Hudson para o World Trade Center. As torres do complexo foram projetadas pelo arquiteto Minoru Yamasaki com Antonio Brittiochi e Emery Roth e Sons como arquitetos auxiliares. O World Trade Center foi uma das mais notáveis implementações arquitetônicas da ética Americana de Le Corbusier, bem como uma forma de expressão das tendências gótico/modernistas de Yamasaki.

Construção

O World Trade Center em construção em 1973.

A construção do World Trade Center se inicia no seu planejamento, em 1961. O sistema de edificações de Nova Iorque exigia, na época, que os edifícios tivessem seis escadas, sendo uma destas à prova de fogo, e teria que ter um vestíbulo por onde a fumaça sairia, além de algumas placas de Betão inoxidavél antifogo em volta do aço que sustentava cada edifício. Entretanto, essas atitudes tornariam o prédio muito caro e muito pesado, além de tirar parte do espaço alugável, o que tornaria a obra impossível para torres daquele tamanho. Em 1968, a Administração do Porto, formada entre a parceria dos prefeitos de Nova Iorque e de Nova Jérsei, que comandava a construção do World Trade Center, conseguiu mudar o sistema de edificações e com isso o projeto do WTC foi posto em ação. O novo sistema de edificações de 1968 exigia apenas três escadas e não era necessária escada de emergência nem as placas de betão, o que tornaria mais barata a construção desse gigantesco complexo e aumentaria o espaço alugável no interior do prédio. O projeto do complexo chegou às mãos do presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, que permitiu a continuidade do projeto.

O antigo sistema de edificações de 1933 exigia que a proteção contra fogo durasse pelo menos por três horas de incêndio intenso, além de ter uma proteção extra de betão para proteger o aço que sustentava o prédio. O novo sistema de edificações de 1968 exigia a proteção contra fogo durasse por pelo menos duas horas de fogo intenso e não era necessária uma proteção extra para proteger o aço estrutural.

A construção do World Trade Center terminou em 1970, mas apenas em 1972 as primeiras empresas começaram a ir para as torres. A cerimônia de inauguração aconteceu em 4 de Abril de 1973, em que se reuniram mais de 300 mil pessoas, entre trabalhadores, autoridades da cidade e o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Trabalhavam, por dia, 50 mil pessoas no WTC e recebia cerca de 200 mil visitantes por dia.

O sistema de sprinklers do prédio nunca foi testado, assim como as paredes contra fogo. Na época da sua inauguração, em 1971, os engenheiros e arquitetos afirmavam que as Torres Gêmeas aguentariam até o impacto de um Boeing 707, o maior avião da época. Em 1978, um avião comercial vindo da Argentina quase bateu no World Trade Center devido à uma falha no sistema de comunicação com a torre de comando do aeroporto de Nova Iorque.

Composição do Complexo do World Trade Center

O Complexo era formado por sete edifícios, sendo:

A planta do Complexo WTC. Em laranja, os edifícios que faziam parte do complexo.
  • As Torres Gêmeas;
    • A Torre Norte, ou WTC 1, que tinha no andar 107 um restaurante chamado Windows on the World e no andar 110, ou seja, no topo da torre havia uma torre de telecomunicações que servia como base de irradiação do sinal para algumas emissoras e como torre secundária para cobrir a Baixa Manhattan, região das torres. Eis as emissoras de TV que tinham seus sinais irradiados daquele local: WCBS 2, WNBC 4, WNYW 5, WABC 7, WWOR 9, WPIX 11, WNET 13, WPXN 31 e a WNJU 47. Também servia de base e/ou secundária para as seguintes rádios: WPAT 93.1, WNYC 93.9, WKCR 89.9 e WKTU 103.5.
    • A Torre Sul, ou WTC 2, que tinha um posto de observação apelidado de Top of the World.
  • O Hotel Marriott (WTC 3) Um hotel de classificação de 4 diamantes (superior à de 5 estrelas) que possuía 22 andares com o total de 825 quartos. No dia do atentado, haviam-se hospedado no Hotel Marriott cerca de 1000 pessoas que foram retiradas após o choque do American 11 na Torre Norte. Foi usado como centro de emergência dos bombeiros para a evacuação dos prédios. Ruiu com a queda da Torre Sul.
  • WTC 4 era um prédio de escritórios de 9 andares localizado a sudeste das torres e estava instalado no prédio:
    • O Deutsche Bank (Banco da Alemanha que ocupava o 4º, 5º e 6º andar);
  • WTC 5 era um prédio de escritórios de 9 andares na zona a nordeste das torres que possuía a forma de um L e funcionava os escritórios da:
    • US Airways (Aviação dos Estados Unidos), American Airlines (a mesma que teve seu avião lançado contra a Torre Norte), FedEx (Empresa serviços de frete e logistica norte-americano), Council of State Governments (Administração do governo), Credit Suisse First Boston (Banco Suíço) e também funcionava no subsolo a estação de metropolitano do World Trade Center.
  • WTC 6 era um prédio do governo com sete andares localizado a Noroeste das torres onde funcionava uma espécie de abrigo;
  • WTC 7 era um prédio de 47 andares localizado a norte das Torres Gêmeas. Funcionavam no prédio 7 órgãos do governo:

Eventos

As torres gêmeas vista do Empire State Building, Maio de 2001

Em um dia típico 50,000 pessoas trabalhavam nas torres, com outras 200,000 passando como visitantes. O complexo foi tão grande que ele tinha o seu próprio código postal, 10048. As torres ofereciam uma vista espetacular do deck de observação (localizado no topo da Torre Sul) e o restaurante Windows on the World (localizado no topo da Torre Norte). As torres gêmeas ficaram conhecidas em todo o mundo, aparecendo em filmes, programas de TV, postais, merchandise, revistas e muito mais, e se tornou um ícone de Nova Iorque, como o Edifício Empire State, ou a Estátua da Liberdade.

Em 7 de Agosto de 1974, às sete da manhã, Philippe Petit, um jovem equilibrista francês, então com 24 anos, atravessou sobre um cabo de aço esticado, de uma torre para outra. Cruzou os 43 metros que separavam os dois edifícios (então ainda inacabados) por oito vezes. Ao todo foi uma aventura de 45 minutos a 400 metros do solo. Sem cabo de segurança. Apenas transportando uma pesada vara de contrapeso com oito metros de comprimento. E em 1977, George Willig escalou a torre sul.

Incêndio de 13 de Fevereiro de 1975

Em 13 de fevereiro de 1975, a Torre Norte do WTC foi envolvida por um incêndio que se espalhou ao longo de quase metade do 11º andar. O incêndio se espalhou para outros andares através de aberturas no piso, que eram usadas para transportar fios de telefone. Os incêndios em outros pisos foram extintos quase que imediatamente, e os focos principais foram extinguidos em poucas horas. Não houve danos estruturais para a torre, pois as colunas eram protegidas com aço. Este acontecimento levou à instalação de um sistema de aspersão em ambas as torres. Bombeiros afirmam que os aspersores tinham sido instalados quando a torre foi construída, e o fogo provavelmente não teria se espalhado tanto como ocorreu realmente. Diferentemente dos danos causados pelo fogo, alguns andares abaixo sofreram danos causados pela água a partir da extinção do incêndio acima.

Atentado de 1993

A destruição causada pelo carro bomba.

Em 26 de Fevereiro de 1993, às 12h17min, um caminhão Ryder carregado com 682 quilogramas de dinamite plantado por Ramzi Yousef explodiu na garagem do complexo, mais precisamente no canto sudeste do subsolo da Torre Norte, matando 6 pessoas, causando pânico em outras milhares e abrindo um buraco de 30m de profundidade (4 andares) no concreto das torres, causando um prejuízo de 300 milhões de dólares à seguradora. A ideia era de que a explosão derrubasse a Torre Norte sobre a Torre Sul, que consequentemente devastaria a área de Wall Street. Na época, as centenas de pessoas que ficaram presas em seus escritórios foram resgatadas pelos bombeiros e nao precisaram passar pelas escadas escuras e asfixiantes. A partir do ataque de 1993, a Administração do Porto mandou instalar luzes de emergência em todas as escadas, salvando muitas pessoas nos ataques de 11 de setembro. Cerca de 28 pessoas que subiram até o topo da Torre Sul foram resgatadas pelo helicóptero da polícia. Isso criou uma esperança nas pessoas daquele 11 de Setembro, que poderiam esperar tranquilamente nos seus escritórios até a ajuda chegar, o que não foi possível devido ao calor intenso e fumaça densa impossibilitando a mera aproximação de aeronaves.

Os seis terroristas islâmicos foram presos em 1997 e 1998 e todos receberam pena de morte pelo ataque. Foi construído um memorial em forma de uma fonte às pessoas mortas no ataque na praça que ficava entre as Torres Gêmeas. Nos serviços de limpeza dos escombros após a queda das torres foram descobertos pedaços da fonte intactos.

Privatização

WTC em julho de 2001

Em 1998, planos foram aprovados pelo Port Authority para privatizar o World Trade Center. Em 2001, o Port Authority tentou arrendar o World Trade Center a uma entidade privada. A licitação para a locação veio da Vornado Realty Trust, uma proposta conjunta entre Brookfield Properties Corporation e a Boston Properties, e de uma proposta conjunta pelo grupo Silverstein Properties e Westfield. O contrato de arrendamento foi destinado a arrecadar fundos para outros projetos da Port Authority. Em 15 de fevereiro de 2001, o Port Authority anunciou que a Vornado Realty Trust tinha ganho a locação do World Trade Center, pagando US$ 3,25 bilhões para os 99 anos de operação. A Vornado Realty ganhou da Silverstein por US$ 600 milhões, embora esta tendo elevado sua oferta para US $ 3,22 bilhões. No entanto, os anos de concessão foram reduzidos para 39, fazendo com que a Vornado saísse do negócio e o Port Authority aceitasse a proposta de Silverstein em 26 de Abril de 2001.

11 de Setembro de 2001

Ver artigo principal: Ataques de 11 de Setembro de 2001
O World Trade Center em chamas, após o impacto do United Airlines Flight 175 à Torre Sul (direita), e após o American Airlines Flight 11 ter atingido a Torre Norte (esquerda).

Às 8h45 da manhã do dia 11 de Setembro de 2001, o World Trade Center se envolveu no maior atentado terrorista da história, quando a Torre Norte foi atingida por um Boeing 767 da American Airlines. Imediatamente após o choque, as pessoas que trabalhavam na Torre Sul receberam os avisos de emergência para descer. Quando chegaram ao lobby, foram informados pelos seguranças do WTC que afirmavam que o predio estava seguro e que todos podiam voltar para seu serviço. Até então se acreditava que a colisão havia sido acidental e apenas o WTC 1 corria perigo.

A maioria voltou para seus escritórios esperando um novo chamado; muitos deles ligaram para seus familiares afirmando que iriam continuar na Torre Sul e que ela estava segura. No entanto, às 9h03 da manhã, o Boeing 767 da United Airlines chocou-se com a Torre Sul, atingindo do 78º andar ao 83º andar. Às 9h10, o serviço de segurança de Nova Iorque ordenou a evacuação total de todo o complexo. Muitas pessoas na Torre Sul morreram, pois acreditavam que seriam resgatados nos seus próprios escritórios sem ter de enfrentar o pânico de 1993.

Todas as pessoas que ficaram nos andares acima da zona do impacto da Torre Norte morreram, e, na Torre Sul, sobreviveram apenas dezoito pessoas, pois acharam uma escada intacta que levava até o lobby do prédio. Momentos antes do colapso de ambas as torres, os bombeiros nova-iorquinos que faziam o resgate das vítimas relataram a ocorrência de várias explosões sucessivas, como bombas sendo detonadas. Fato comovente usado por formadores de teoria da conspiração como prova que havia artefatos explosivos no interior do edifício. Porém não se tem provas concretas se o barulho das ditas explosões foi causado por detonações de bombas ou se pelo suposto colapso da estrutura do WTC. Para os que acreditam na teoria da conspiração, ainda existem muitas provas que estão intactas e até hoje o governo não explicou totalmente a história.

Reconstrução

Ver artigo principal: 1 World Trade Center
Construção da futura 1 World Trade Center em abril de 2008

Atualmente, está sendo construído no local do antigo World Trade Center um novo complexo, que levará o mesmo nome. Ele será um dos projetos arquitetônicos mais avançados do mundo. Até 2012, o novo World Trade Center terá 5 torres (uma delas já está construida). A previsão é de que, em 2015, será construída uma sexta torre, batizada de "130 Liberty". O edifício principal do complexo, a Freedom Tower, o novo WTC 1, terá 108 andares e 124 metros a mais que as Torres Gêmeas. Com certeza, este novo complexo irá recuperar mais de milhares de m² de escritórios que foram perdidos no 11 de Setembro, além de virar um novo cartão postal para Nova Iorque - ainda mais poderoso que o anterior, pois as pessoas irão ter muita curiosidade de visitar o que substituiu as famosas Torres do World Trade Center naquele dia tão fatídico que foi o 11 de Setembro. Mais de 40 Bilhões de dólares serão usados para concluir este projeto.

O World Trade Center na cultura popular

Memorial "Tribute in light" em homenagem ao World Trade Center, em 2004. As torres foram destruídas nos Ataques de 11 de Setembro, em 11 de setembro de 2001.

O World Trade Center foi uma estrutura ícone e já apareceu em numerosos filmes, bem como em muitos shows de televisão, desenhos animados, revistas em quadrinhos, computador/video games, música e vídeos. As torres gêmeas apareceram em muitos programas populares, como Friends, Sex and the City, New York Undercover, NYPD Blue, nos desenhos Tartarugas Ninja, The Mr. Bill Show, Os Simpsons, e Family Guy. As torres também apareceram em filmes populares como Escape From New York, Godspell, King Kong, Gremlins 2: The New Batch, New Jack City, Home Alone 2: Lost in New York, She-Devil. Em Deep Impact as Torres Gemeas são os únicos prédios não destruidos de Nova Iorque, Die Hard: With a Vengeance, Daylight, Sleepless in Seattle, The Wiz, Armageddon, Independence Day, Inteligência Artificial, Crocodile Dundee e Crocodile Dundee II. As torres foram também apresentadas em clipes por músicos populares, como: You Are The One (A-Ha) Janet Jackson, Spice Girls, Madonna, Depeche Mode, Linkin Park e Bryan Adams.

Os acontecimentos em torno do 11 de Setembro são retratados em vários documentários e filmes, incluindo dois grandes filmes feitos em 2006, World Trade Center de Oliver Stone, United 93 de Paul Greengrass e Flight 93 de Peter Markle. Vários filmes lançados após o 11/9 tiveram que remover as torres digitalmente, como em Spider Man e Zoolander. A partir de 2007 a maioria dos programas reapresentados pela TV optaram por não exibir as torres, cortando as partes aonde as mesmas vinham a aparecer em Friends e Os Simpsons, por exemplo.

No jogo da Atari Driver 4, que se passa em Nova Iorque, tem duas partes uma nos anos 80 e outra em 2006. Nos anos 80 você pode encontrar as torres gêmeas em forma digitalizada, mas se você procurá-la em 2006 irá encontrar o que se vê nos dias atuais, um terreno triste e sombrio.

Na série de televisão Fringe, no episódio "There's More Than One of Everything", que encerra a primeira temporada, a última cena mostra a personagem Olivia Dunham em um universo paralelo, no qual as Torres Gêmeas não foram destruídas.

Bibliografia

Ver também

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre World Trade Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário