Profeta

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os perigos da noite!!!



....Não há duvida que os jovens das últimas décadas ganharam uma certa autonomia no que diz respeito às formas de divertimento. A liberdade para sair, chegar em casa ao nascer do sol e fazer aquela velha piadinha dizendo que “chegou cedo, de manhã cedo” é algo relativamente recente fruto de movimentos liberais da década de 50 e 60. No entanto a vida noturna pode ser bastante perigosa, principalmente para os jovens que, em busca de diversão, se esquecem que precisam voltar para casa, e vez ou outra passam por situações de extremo risco.

....A situação mais comum é o abuso de bebida alcoólica provocando a perigosa mistura entre álcool e direção. O risco de prisão, caso seja pego dirigindo embriagado, ou a possibilidade de se acidentar gravemente e não voltar para casa, não é um empecilho para jovens motoristas que preferem a diversão de uma noite à vitalidade de vários dias. Vários estudantes confessam ser difícil se divertir sem beber, o imediatismo e a sede por aceitação ultrapassa os limites da vida. O estudante Alessandro (nome fictício) admitiu já ter dirigido bêbado até que uma vez se assustou: “Felizmente não bati o carro, mas o fim da picada foi quando cheguei em casa e no outro dia não me lembrava do caminho que peguei dirigindo. Meu pai conversou comigo e eu realmente percebi o que tinha feito.” Especialistas indicam que um copo e meio de cerveja já pode diminuir os reflexos e a noção de distância. O código de trânsito brasileiro não permite mais que 0,06 ml de álcool por 100 ml de sangue, o que é equivalente a dois copos de cerveja ou uma dose e meia de vodka.


....Não é só o álcool o responsável pelo perigo das aventuras noturnas. Dirigir com sono pode ser tão ruim quanto dirigir bêbado. Entre duas e quatro da manhã, o corpo humano, em geral, apresenta uma maior pressão para dormir, e muitas vezes após sair de um agito noturno, onde o grau de excitação era alto, o sono pode aparecer repentinamente com o conforto do banco do carro. “Dirigir com sono, para mim, é pior que dirigir bêbado” diz Alessandro “Meu sono vem de repente e quando eu vejo o carro já está em direção ao acostamento.” Pesquisas do Hospital das Clínicas de São Paulo indicam que boa parte dos acidentes de noite são causados por sonolência, e a internet, tem levado a uma diminuição nas horas dormidas pelos jovens.


....Outro fator pode abordar até mesmo os cuidadosos com o álcool e o sono. A cidade de noite é escura, no entanto alguns semáforos continuam funcionando, muitas vezes com radares que multam aqueles que resolverem furar o sinal. O que parece uma medida de segurança serviu de emboscada para assaltantes e seqüestradores. Os bandidos esperam o sinal fechar e abordam os motoristas desatentos.


....Divertir é uma necessidade das pessoas e, principalmente, dos jovens. De pouco adianta uma ótima noite que não poderá ser usufruída novamente caso aconteça algum acidente que impeça a vida de continuar. Além do mais, outras vidas podem estar envolvidas, seja um amigo que pega carona, ou o motorista de outro carro, ou até uma pessoa que caminha pela calçada.

....Acidentes desta natureza são freqüentes e corriqueiros nas cidades de todo país, e não poderia deixar de ser no hospital onde eu trabalho também é assim, acidentes envolvendo carros e motoqueiros engrossam as estatísticas de pessoas que dão entrada na emergência.


....Então é isso, se cuidem e cuidem das pessoas que estão festejando ao seu lado. Quero que depois das festas de final de ano todos estejam felizes, no máximo com um pouco de ressaca, mas vivos e com garra para fazer de 2010 o nosso ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário