Profeta

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Desafio do Desenvolvimento Sustentável

– Impactos ambientais no mundo moderno

vemos os principais aspectos de um conjunto significativo de impactos ambientais, como os diversos tipos de poluição, a retirada de coberturas vegetais e as ameaças freqüentes à biodiversidade e à sociobiodiversidade.

· Poluição atmosférica – existem dois tipos de poluição: o acréscimo de substâncias a ambientes onde já estão presentes naturalmente em baixas quantidades (poluentes quantitativos) e aquele que é composto por materiais estranhos ao ambiente onde são lançados (poluentes qualitativos). Alguns dos efeitos da poluição atmosférica é a chuva ácida e o surgimento do buraco na camada de ozônio.

· Poluição das águas – existem vários tipos de poluição das águas: a poluição orgânica; a poluição tóxica, causada especialmente pelas indústrias; a poluição por matérias em suspensão, resultante de processos erosivos naturais ou de dejetos artificiais; a poluição por nutrientes como fosfato e nitrato.
· Degradação dos solos e a retirada da cobertura vegetal – as principais conseqüências da destruição do solo no mundo são: a erosão, a perda de matéria orgânica, a compactação do solo, o rebaixamento dos níveis do lençol freático, a desertificação e a perda da biodiversidade.

· A extinção de animais – A intervenção das sociedades humanas levou à rarefação ou a extinção de muitas espécies animais e vegetais.


– Os referendos internacionais

. são apontados os princípios essenciais para a gestão racional dos recursos naturais, a limitação de agentes poluentes e aspectos normativos valorizados nos principais fóruns internacionais oficiais e não-governamentais ocorridos a partir da década de 70.

. Rio 92: Maior evento mundial onde vários princípios apontados na declaração são apoiados no conceito de desenvolvimento sustentável.
Fórum Global das ONGs: evento realizado com o objetivo de elaborar mecanismos de cooperação e articulação em escala global das ONGs.

. Ecologia e política

. Os movimentos e associações ecologistas-ambientalistas, juntamente com outros movimentos sociais, são co-responsáveis pelo crescimento das preocupações com o esgotamento dos recursos e com a vida na Terra, pelo questionamento profundo do modo de vida moderno e pela implementação de políticas e praticas sustentáveis no campo e na cidade.

. – O uso sustentável dos recursos no Brasil

. são discutidos alguns projetos nacionais que trazem benefícios sociais e ambientais, como o uso do etanol combustível, a reciclagem e reaproveitamento de lixo e a contenção da poluição atmosférica. Começa uma mudança de mentalidade em relação à questão ambiental no país.

. Tecnologias agrícolas alternativas
· Práticas sustentáveis urbanas
· Extrativismo e processamento industrial sustentáveis
· Cultivos agroflorestais

. Problemas Ambientais


. O homem iniciou o processo de devastação ambiental principalmente no século XX, embora tenha começado durante a Primeira Revolução Industrial.
No decorrer dos anos o homem usou a natureza e seus recursos de forma desordenada e inconsciente quanto à preservação dos mesmos.
. Atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo.
. O século atual provavelmente enfrentará sérios problemas decorrentes das questões ambientais, como falta de água, aumento do preço dos alimentos, aumento da temperatura global, elevação dos níveis dos oceanos..., mas existem teorias que garantem solucionar os problemas ambientais.
. O mundo detém atualmente uma população de aproximadamente 6,7 bilhões de pessoas, para que o mundo não entre em colapso é preciso encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento, além de integrar as questões sociais e ambientais nesse processo.
. O controle de natalidade permite simultaneamente uma melhoria ambiental e social, uma vez que evita o aumento da extração de recursos, além de diminuir a oferta de mão-de-obra, o que favorece o crescimento salarial, pois as empresas teriam que lutar para conseguir trabalhadores, facilitaria a implantação de serviços públicos de qualidade, entre muitos outros benefícios.
. É importante a implantação de medidas comuns a todos os países do mundo, com a finalidade de surtir efeito na mesma escala, nesse caso seria necessária a participação efetiva das nações desenvolvidas.
. É preciso que haja um processo de despoluição das águas que se encontram poluídas, tratamento do esgoto, recuperação de áreas onde as matas ciliares se encontram degradas e a reciclagem do lixo.
. O conjunto de medidas que contribuem para a melhoria das condições ambientais no mundo necessita da participação de todos os países, isso é imprescindível, apesar disso, medidas individuais podem contribuir para a melhoria do mundo em aspectos sociais e ambientais, ou seja, cada indivíduo faz a sua parte.

. VEJA O VÍDEO ABAIXO


. Aquecimento Global e Efeito Estufa

. O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

. Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.
. A grande preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.



. A Mudança Climática é causada pela emissão de poluentes que aumentam o chamado efeito estufa, pelo qual gases na atmosfera criam uma capa protetora ou um efeito de aquecimento da Terra ao impedir que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior. Os gases responsáveis pelo efeito estufa incluem o vapor de água, dióxido de carbono, metano, ozônio e os halocarbonos, sendo que os quatro últimos têm sido afetados pelas atividades humanas nos últimos 300 anos e aumentaram consideravelmente neste período.

. Veja este video;


. Análises do registro histórico de medições mostram os seguintes fatos:

. a temperatura global aumentou em 0,6ºC desde o início do século XX
. cerca de 0,4ºC deste aquecimento aconteceu desde a década de 1970
. 1998 foi o ano mais quente em 142 anos
. 2001 foi o terceiro ano mais quente no mesmo período
. em termos globais, a década de 90 foi a mais quente dos últimos 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário