Profeta

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pode acreditar, essa foto é da Amazônia


Você imagina de onde é essa foto?
Pode acreditar, essa foto é da Amazônia.
O desmatamento e os incêndios florestais são já responsáveis por quase 80% das emissões brasileiras dos gases causadores do efeito estufa. Isso torna o país o quarto maior emissor de carbono do mundo, lembra Giulio Volpi, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas da rede WWF para América Latina e Caribe.
Além disso uma pesquisa da WWF, divulgada dia 6 de abril de 2007, revelou que de 30% a 60% da floresta amazônica podem se tornar cerrado. Os estudos do painel sobre a América Latina mostram ainda que a mudança climática do planeta tende à desertificação e salinização de áreas próprias para a agricultura,diz Carolina Pimentel,repórter da Agência Brasil.
Pela eliminação de florestas para exploração de minerais,extração de madeira,agropecuária,projetos imobiliários,construção de cidades e estradas,o equilíbrio desse ecossistema vem sendo quebrado.
http://area3.updateordie.com/files/2009/06/gado_amazonia.jpg
A derrubada de florestas em grande escala provoca alterações no clima da região,diminui o reservatório de água subterrâneos,aumenta o processo erosivo e a desertificação e elimina inúmeras formas de vida, um patrimônio genético que nem sequer se conhece e que poderia ser utilizado como alimento e remédio.
A queimada é a forma mais comum de realizar desmatamento,o que torna o solo incapaz de absorver matéria orgânica, além de lançar na atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono,responsável pelo efeito estufa.
Desmatamento na Amazônia de acordo com dados do Inpe:
De 1977 a 1988: 21 mil quilômetros quadrados
De 1988 a 1990: 31,5 mil quilômetros quadrados
De 1990 a 1994: 39,7 mil quilômetros quadrados
De 1994 a1998: 77,8 mil quilômetros quadrados (1º governo FHC)
De 1998 a 2002: 76,9 mil quilômetros quadrados (2º governo FHC)
De 2002/03 a 2005/06: 84,4 mil quilômetros quadrados (governo Lula)
Efeito estufa
O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos (provocados pelo homem) na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa.
A atmosfera é composta em grande parte por nitrogênio e oxigênio,está presa a terra pela gravidade.E essa camada de gás é muito importante para o clima do planeta.Parte da atmosfera(2%) é formada por gases de efeito estufa o dióxido de carbono,também conhecido como gás carbônico,o metano e óxido nitroso somado ao vapor d'água eles funcionam como aquecedor e termostado do planeta.
Há muito tempo que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas,isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.Todos os dias toneladas de gás carbônico são lançadas na atmosfera por automóveis,indústrias e queimadas(a queima de florestas lançam na atmosfera grandes quantidades de gás carbônico,esse gás é um dos principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa e não permite que a radiação solar,depois de refletida na Terra,volte para o espaço,bloqueando o calor).O que estaria alterando o clima do planeta, provocando tempestades e secas fora de lugar e de época.
Gases de efeito estufa
Por ordem de concentração na atmosfera, são estes os gases que têm intensificado o efeito estufa:
Dióxido de carbono
(CO2)
Metano
(CH4)
Óxido nitroso
(N2O)
Hidrofluorcarbonos
(HFCs)
Perfluorcarbonos
(PFCs)
Hexafluoreto de enxofre
(SF6)

Buraco na camada de ozônio

A redução da camada de ozônio é um dos graves problemas ambientais de hoje.O ozônio é um gás que existe em grande quantidade na estratosfera,e filtra os raios ultravioleta do sol,cujo o excesso é nocivo á vida.Esses raios podem causar câncer de pele e doenças oculares como catarata, além de danificar plantações.
A destruição da camada de ozônio é provocada por reação química do ozônio com o cloro dos clorofluorcarbonos(CFCs),liberados na atmosfera pela atividade de aerossóis,emitidos por ar condicionado,refrigeradores e fabrica de plástico.

Desertificação do solo

A desertificação é a transformação de muitas regiões em desertos.As causas da desertificação estão relacionadas com o desmatamento e queimadas,poluentes atmosféricos produzidos pelos automóveis,os sistemas de calefação e as indústrias também podem estar provocando a mudança para um clima mais quente e de maior aridez,contribuindo para o avanço das zonas desérticas.
A vegetação proporciona proteção ao solo e quando perde essa proteção a água da chuva cai diretamente sobre ele e escoa muito rápido pela superfície,cavando pequenos sulcos que vão se tornando cada vez maiores e carregando para os rios,e até para o mar,grande quantidade de solo.
A diminuiçao da infiltração da água no subsolo,sua escassez dificulta o crescimento das plantas,e a região torna-se cada vez mais árida.Se a vegetação já era escassa o processo de desertificação pode ser irreversível.
Brasília - Mais de 1 bilhão de pessoas vive em regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, responsáveis por 22% da produção de alimentos do mundo. Só no Brasil, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, 32 milhões de pessoas habitam áreas que podem se tornar desérticas – áreas que ocupam mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, ou seja, 15,7% do território nacional. O diretor de Relações Institucionais da Associação Maranhense para a Conservação da Natureza (Amavida), João Otávio Malheiros, aponta o risco de elas se tornarem “refugiados ambientais”.
Segundo Malheiros, se não se reverter a desertificação, essas pessoas não conseguirão permanecer nas áreas em que habitam hoje. “Antes se tinha um processo de êxodo rural a partir das secas, e isso não vai ser mais episódico. Vai ser um problema sério”. Ele é consultor no “Relatório de Implementação de Combate à Desertificação”, documento elaborado sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e que será apresentado a outros países.(Érica Santana,repórter da Agência Brasil)

Água

O desmatamento nas áreas de bacias hidrogáficas,as pastagens e as práticas de cultivo em zonas íngremes e de altos índices pluviométricos reduzem a capacidade do solo de absorver a água da chuva.Isso aumenta o risco de enchentes, eleva o nível dos rios e reduz as reservas de água disponíveis durante as estações mais secas.A terra carregada pela erosão que desce das áreas elevadas causa a sedimentação das represas, udadas para armazenagem de água e para geração de energia.

Consequencias do aquecimento global

Aumento da evaporação das águas;
Mudança dos índices pluviométricos;
Derretimento nas calotas polares,com o consequente aumento do nível dos oceanos,prejudicando,ou inundando as cidades litorâneas do mundo;
Derretimento da neve em cadeias de montanhosas,aumentando o volume de água dos rios e inundando terras secas;
Mudanças nos ventos,com ocorrência maior de tufões e distribuição diferente da umidade do ar;
Mudanças no clima das regiões do mundo,pela modificação gradual do ciclo da água,da dinâmica dos ventos,das massas de ar,correntes oceânicas e da pressão atmosférica.
Muitas pessoas acreditam que o aquecimento global não é um problema,partindo-se do pressuposto que a Terra é tão grande que seria impossível causar um efeito de ordem definitifa e geral.Mas, sabemos que isso não é verdade,pois o desequilíbrio ocorre na atmosfera,aquela fina camada que envolve a Terra.
Então,se existem pessoas que não acreditam em aquecimento global,ainda que este seja perceptível pelas altas temperaturas atuais,o problema é maior do que penssávamos.Percebemos a necessidade de consientizar a humanidade a reduzir as causas do aquecimento global e preservação do nosso planeta.
O aquecimento global tornou-se um problema "cultural",visto que,muitos dos hábitos causadores deste são passados de geração à geração.Então para que os nossos filhos e netos consiguam usufruir da biodiversidade do que possuimos hoje,é necessário cuidar da crise do clima,agora!

Deixamos aqui uma reflexão acerca disso.

"A Terra é o lugar onde ja aconteceu tudo na história humana.Todos os triunfos e todas as trajédias,todas as guerras,as fomes os avanços.É o nosso único lugar.E é isso que está em risco:A nossa capacidade de viver no planrta Terra,de termos um futuro como civilização."

Podemos reduzir a emissão do co2 a zero,basta querer.Vamos começar agora?

Aqui fica algumas dicas para lhes orientar:

Comprem aparelhos e lâmpadas eficientes;
Poupe energia com aquecimento e refrigeração;
Recicle;
Se puder,compre um carro biocombustível;
Sempre que puder,caminhe ou ande de bicicleta;
Peça que seu pai não destrua o mundo em que você vai viver;
Se for pai,junte-se a seus filhos para salvar o mundo em que viverão;
Plantem árvores...muitas árvores.

Pergunta:

A queda de um asteróide á 65 milhões de anos extinguiu os dinossauros.Nosso planeta sempre se recupera dos desastres mas é preciso muito tempo para que a vida retome a força e a biodiversidade ressurja.A terra está se esquentando cada dia mais,nossa civilização aqueceu o planeta numa velocidade muito grande,desta vez nós seres humanos somos o asteróide.Em alguns milhões de anos a terra pode se recuperar e os seres vivos será que estarão aqui?O que podemos fazer para deter o aquecimento global?Ou vamos entregar a missão aos nossos filhos e netos?Além disso vamos deixar que a floresta Amazônica se transforme em cerrado?

2 comentários:

  1. REALMENTE ISSSO É UMA VERGONHA SEM TAMANHO!!!!!!!!!!!!
    MAS O POVO BRASILEIRO NAO TEM UNIAO,POIS SABEMOS QUE A UNIAZ FAZ A FORÇA!!VOCES SE LEMBRAM DOS CARAS PINTADAS......HUMMMM ,FAZ TEMPO CADE ELES...JÁ DIZIA O VELHO RAULZITO,ESTÃO VENDENDO O BRASIL,......COMEÇANDO PELA VELHA MATA......

    ResponderExcluir
  2. Tive uma aula de ciencias assisti videos e tive q fazer um texto então fui procurar fotos fiquei espantada.
    Meu pequeno texto:

    Um lugal tão belo sendo acabado
    um lugal tão grande sendo desmatado
    Esse é o Brasil essa é a floresta amazonica
    que aos poucos se acaba.
    Carol

    ResponderExcluir