Profeta

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dinheiro da propaganda

Dinheiro da propaganda no Paraná é usado para construção de escolas e hospitais, afirma Requião


Nos últimos três anos, o Governo do Paraná reduziu drasticamente os gastos propaganda e publicidade sob o comando de Roberto Requião. No período entre 2007 e 2009, essas despesas ficaram em R$ 20,3 milhões - média de R$ 6,8 milhões por ano. Uma diferença abissal se comparada aos R$ 1,7 bilhão - em valores corrigidos - gastos nos oito anos do governo Jaime Lerner (1995-2002) e aos R$ 2,2 bilhões da propaganda do governo federal em 2009. “No Paraná, o dinheiro que era gasto na compra de opiniões, complacência, omissão, conivência e outras veleidades dos grandes veículos de comunicação, serviu para construir escolas, hospitais, bibliotecas, quadras cobertas e um sem número de obras por todo o Estado. Foi a nossa posição radical que não se dobrou aos interesses dos donos da mídia que fez do Paraná um estado exuberante”, disse Requião. Despesas - R$ 20,3 milhões – dados do Siaf (Sistema Integrado de Administração Financeira) e da prestação de contas do Governo do Estado – foram gastos parcimoniosamente em serviços de utilidade pública, produção de jornais, cartazes, manuais, folders, vídeos e spots para veiculação na TV Paraná Educativa.

Os veículos de comunicação – TV’s, rádios e jornais – receberam somente campanhas de utilidade pública (aftosa, dengue, saúde e outros avisos da Copel e Sanepar), além de editais e outras publicações previstas em lei (balanço, avisos, etc).

Em números gerais, a administração direta do Governo do Paraná gastou R$ 7 milhões nos últimos três anos; Funsaude, Detran, Appa, Dioe, entre outros órgãos – R$ 1,6 milhão; e Sanepar, Copel, Cohapar e outras empresas – R$ 11,7 milhões.

“É preciso que a população entenda que a grande imprensa joga a favor de seus financiadores: os grandes empreiteiros, as grandes multinacionais, os grandes bancos. No Paraná, por exemplo, na luta contra o abuso do pedágio, a favor da agricultura, de lutas que tratam do interesse público, nós não temos um órgão de imprensa ao lado do povo”, disse Requião.

Diferenças
A relação entre as despesas do Governo do Paraná com outros estados - como São Paulo e Minas Gerais - e até com as prefeituras das capitais brasileiras, mostram diferenças surpreendentes. A popularidade dos governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) tem como sustentáculo os pesados investimentos em publicidade.

Por exemplo, o orçamento para publicidade do governo Serra em 2009 foi de R$ 313,3 milhões. Se mantiver essa média, São Paulo vai gastar no final de 2010, algo em torno de R$ 1,2 bilhão nos últimos quatro anos. No final do ano, Serra fez uma ofensiva publicitária com sete campanhas produzidas por duas agências que mantém com o governo paulista contratos que somam R$ 50 milhões por ano.

O mineiro Aécio Neves não fica atrás. O tucano gastou R$ 349 milhões em publicidade nos últimos seis anos e meio. O valor é 128,21% superior ao aprovado pela Assembleia Legislativa mineira para a área (R$ 152,9 milhões) durante o período. Esse levantamento, dados do Siaf mineiro, não leva em conta as despesas de publicidade da empresas como Copasa, Cemig, Codemig e o BDMG. Só a Cemig gasta R$ 120 milhões por ano, em publicidade.

Curitiba
O Governo do Estado gasta menos também em divulgação que a prefeitura de Curitiba. Sem valores atualizados, Curitiba gastou R$ 128 milhões entre 2005 e 2008. Em 2008, o prefeito Beto Richa (PSDB) admitiu gastos de R$ 32 milhões no setor. Como os gastos do último ano de administração devem ser a média dos últimos três anos, logo, Beto Richa gastou mais R$ 96 milhões entre 2005 e 2007. Em 2009, o orçamento para publicidade foi de R$ 25 milhões, porem não foram somados os gastos das empresas municipais como a Urbs e Curitiba S.A., entre outras. O prefeito tucano gastou R$ 50 milhões em publicidade e propaganda no ano passado.

“Com essa dinheirama que se torra com propaganda muita coisa pode ser feita para o povo. Por exemplo, com os R$ 128 milhões gastos em publicidade pela prefeitura de Curitiba, se constrói 128 escolas, 8,5 mil casas populares, 510 postos de saúde e 510 creches. É um absurdo. Precisamos acabar com a farra dos gastos de propaganda”, disse Requião.

Confira a tabela de despesas com divulgação e propaganda.

Palavra de Roberto Requião

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EM FOCO

Lessa: Os nacionalistas se aglutinam

O Paraná se beneficiou do jovem projeto de estadista e converteu Requião em um estadista à disposição do Brasil como um todo. Apóio sua candidatura a Presidência do Brasil. Quero findar minha vida vendo o Brasil em busca de seu verdadeiro destino histórico de nação soberana, justa e capaz de apresentar ao mundo a potencialidade do povo brasileiro como a sociedade da Civilização sem preconceitos, pacífica e amante da festa e de seus irmãos.

Para ler artigo completo do economista Carlos Lessa, publicado no blog de Luiz Carlos Azenha clique no endereço abaixo:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/lessa-os-nacionalistas-se-aglutinam/

>> Assista aqui ao depoimento de Carlos Lessa sobre a pré-candidatura de Requião

Jogo do Poder - CNT


Requião no Programa Jogo do Poder, da CNT Nacional. - 06/Jan/2010
Bloco 1 - Bloco 2 - Bloco 3 - Bloco 4

Falando Francamente

Notícias do Paraná (II)

Transparência, políticas públicas e prioridades sociais. Acesse o Jornal de Prestação de contas do Governo do Paraná:

Discurso de Requião em SP

Palavra de Iris Rezende

palavra de Michel Temer

Notícias do Paraná (I)


Para consultar todas as edições do Jornal Notícias do Paraná, veículo de prestação de contas do Governo Estadual, clique no link abaixo:

http://www.aenoticias.pr.gov.br/noticias

Boletim PMDB Nacional

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